quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Torta de Aspargos


Existem algumas pessoas que ao verem certos alimentos pensam assim: "Não comi e não gostei!". Isso, eu acredito, que acontecia com o Amor em relação aos aspargos. Como ele não lembra se já comeu ou não, imaginávamos que ele nunca havia experimentado e que também não estaria muito interessado em fazê-lo. Isso explica pelo fato de que quando ele chegou em casa do MBA e eu contei que estava fazendo torta, os olhinhos dele brilharam...quando contei que era uma torta de aspargos, eu senti uma certa decepção... Mas ele estava disposto a tentar, e seria com a minha torta! Olha a pressão!
Eu também nunca havia experimentado aspargos e confesso que já estava há tempos pensando em alguma receita para tentar e prová-los. De início pensei em algo com bacon, uma combinação clássica e que encontrei em diversos livros. Mas queria um prato que fizesse bonito e fosse suficiente para o jantar. Então o Jamie Oliver ajudou. No livro, Jamie em casa, encontrei essa receita super fácil de fazer e que tinha muito potencial para agradar o paladar e as lombrigas aqui da nossa sweet little home.
Pois bem, corri para o La Palma, uma espécie de Delicatessen e salva-vidas daqueles ingredientes mais díficeis de encontrar. Comprei a massa filo e os aspargos, pois o resto dos ingredientes já tinha em casa. A receita é super rápida de fazer e muito simples também! O recheio leve e delicado. A massa crocante e saborosa.
Quer saber o veredicto final quanto ao asparagos? Adoramos! Agora é só tentar em outra preparações! Pois a torta está mais que aprovada!



Tempo de preparo: 30 Minutos (Mais 25 minutos de forno)
Rendimento: 4 Porções (eu fiz meia receita)

500g de batatas, descascadas e cortadas em pedaços
500g de brotos de aspargos com as extremidades cortadas
200g de massa filo
100g de manteiga derretida
100g de queijo gruyére ralado no ralo grosso
100g de queijo suiço ralado no ralo grosso
3 ovos
250ml de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto

Modo de preparo

1. Prepare o recheio. Leve as batatas ao fogo em uma panela com água fervente e salgada por aproximadamente 15 minutos. Enquanto isso, em outra panela, escalde os aspargos por 4 minutos em água fervente e passe-os a seguir por um escorredor. Reserve os aspargos.
2. Apos o cozimento das batatas. Amasse-as e acrescente os queijos ralados. Em outra tigela, misture o creme de leite e os ovos. Agregue a mistura de batatas a mistura de creme e ovos e misture bem. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
3. Pré-aqueça o forno a 190 graus. Pegue uma travessa refratária e acomode as folhas de massa filo, pincelando-as bem com a manteiga derretida e deixando cerca de 2,5cm de massa sobrando nas laterais. Faça pelo menos 5 camadas de massa.
4. Despeje sobre a massa a mistura de batatas e sob a mistura de batatas acomode os aspargos enfileirados. Pincele tudo com a manteiga derretida que sobrou e leve ao forno pré aquecido por cerca de 20 minutos. Sirva quente ou morna!

Em um almoço ou jantar, esta torta será muito bem acompanhada por uma saladinha verde e uma bela taça de vinho branco!

2 comentários :

  1. Oi Stefânia

    A torta ficou linda e vou testar a receita.
    Aqui em casa também experimentamos aspargos verdes frescos (eu só havia comido os brancos, em conserva) há pouco tempo.
    Eu arrisquei menos e fiz o tadicional - enrolar bacon no aspargo e assar em forno - combinação prá lá de especial.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Obrigada! Além de bonita ficou super gostosa e o sabor é bem delicado! Uma delícia!
    Agora é minha vez de tentar a receita com bacon...eu vi uma do Jamie Oliver e ele indica comer com ovos cozidos (pouco cozidos). Parece deliciosa! Vou fazer e te conto depois como ficou...
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...