quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ravioli de Beterraba com Molho de Laranja



Dizem que a vida é curta demais para se tomar vinho ruim. Bom, seguindo esse preceito e claro, feliz por já poder tomar uma ou outra tacinha no meu almoço, decidi que a vida também é curta demais para que eu não me aventure em algumas preparações na cozinha. Não que seja muita coisa trabalhosa, mas algumas delas habitam a minha "to do list" há tanto tempo que decidi que daqui em diante eu só olho para outro lado quando essa "listinha" estiver quase perto do seu fim.

Ok, tudo certo até esse ponto. Tirando o fato que nem todos os ingredientes são fáceis de encontrar, começo então pelos mais acessíveis. Bom, beterraba tem em qualquer lugar, concordam? Sim, tem...uma pena não ter de outras cores como vi na Europa e nos EUA, mas quem precisa de outra cor quando é possível fazer comida cor de rosa? Ah, eu não! Amei! Não é uma ótima opção para servir em um jantar ou almoço só para amigas? Ahhhh, com certeza! Eu adoraria servir um menu cor de rosa para as minhas amigas e tenho certeza que também seria um sucesso com elas....nada mais feminino, não?

Bom, a massa é bem prática de fazer. Eu adorei cada etapa do processo, principalmente por ter quebrado a barreira de fazer apenas massa simples (ovos e farinha), daqui em diante o que tiver dando sopa na geladeira poderá se transformar em uma bela massa. Além de ter um visual lindo, o sabor foi muito bom! Coloquei um recheio mais discreto pois queria sentir o sabor da massa mais pronunciado, e vou dizer: decisão super acertada! Ficou delicioso!

Como a massa rendeu muito, eu fiz com outras combinações de recheios e outros tipos de massa...teremos um post colorido mais vezes por aqui.

Beijos e boa quarta-feira!



Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 8 porções

Ingredientes para a massa

2 beterrabas grandes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 ovos
1 gema
1 colher (chá) de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (se necessário use um pouco mais)

Para o recheio

100g de muzzarela de búfala cortada em fatias
Sal marinho
Pimento do reino

Para o molho


4 laranjas (eu usei aquela Bahia)
1/4 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de água
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
2/3 de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Pincele o azeite nas beterrabas e envolva em papel alumínio. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 45 minutos a 1 hora, ou até que fiquem bem macias. Retire do forno e descarte o papel alumínio. Descasque as beterrabas.

2. No processador de alimentos, bata as beterrabas até que fique um purê (você deve conseguir 1/2 xícara de purê), acrescente os ovos e a gema e bata bem. Adicione a farinha de trigo e o sal, pulse até a massa unir. Retire do processador e trabalhe a massa por mais ou menos 5 minutos ou até que fique bem lisa e elástica (se necessário acrescente um pouco mais de farinha). Enrole a massa em papel filme e deixe descansar em temperatura ambiente por mais ou menos 1 a 2 horas. 

3. Quando a massa estiver descansado comece a montar o ravioli. Se tiver um cilindro de massas, passe farinha de trigo sobre ele e sobre a superfície onde a massa estará. Vá passando a massa pelo cilindro, começando com uma abertura maior e diminuindo a medida que a massa for esticando mais. Não faça com um pedaço muito grande, senão terá dificuldade de pegar a massa do outro lado. Se for usar um rolo de abrir massa, o processo é o mesmo, passe farinha no rolo e na superfície de trabalho e abra a massa até obter a espessura desejada.

5. Se for usar as forminhas de ravioli, passe farinha sobre a massa que ficará em contato com a forminha e na forminha também, deite a massa sobre a forma e coloque o recheio em cada uma das cavidades. Feche com mais uma camada de massa e pressione bem com um rolinho para fechar os raviolis. Retire-os da forminha e disponha em uma assadeira enfarinhada.
Se não tiver forminhas, quando a massa estiver na espessura desejada, coloque o recheio em pequenas porções deixando um espaço entre elas para que o ravioli seja fechado, passe um pouco de clara de ovo ou água entre o espaço de um recheio e outro e coloque a outra camada de massa. Pressione bem com a ponta dos dedos para que a massa grude e corte no formato desejado. Disponha na assadeira enfarinhada e reserve.

6. Retire as raspas de duas laranjas e reserve. Esprema o suco das laranjas. Em uma panela de fundo grosso, faça um caramelo claro com o açúcar e a água. Misture os dois e leve ao fogo médio, não mexa para o caramelo não passar do ponto, ok? Quando estiver naquela cor ambar, você pode agregar o vinagre e o suco de laranja. Misture bem para dissolver o caramelo e deixe reduzir pela metade. Quando tiver reduzido acrescente o caldo e as raspas da laranja. Deixe reduzir novamente até obter uma consistência de molho. Apague o fogo e acrescente a manteiga aos poucos batendo com um fouet. 

7. Enquanto prepara o molho, coloque uma panela grande com água e sal e leve ao fogo para ferver. Quando estiver fervendo, coloque os raviolis e cozinhe por aproximadamente 4 minutos ou até que esteja al dente. Se estiver congelado, serão aproximadamente 8 minutos. Retire da água, escorra bem e coloque-os em uma panela em fogo baixo até derreter a manteiga.

Sirva os raviolis com o molho.


11 comentários :

  1. A masa ficou com uma cor fantástica, e deve ser delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita. Achei a massa linda e o contraste de cor entre a massa e o molho ficou maravilhosa. Parabéns! Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir
  3. Stefânia

    Sou vegetariana há 33 anos, e esse é o tipo de prato que estou buscando, mostrar que é possível a comida ser saudável, nutritiva e lindíssima. Parabéns, esse prato me encantou de vez. Vou me arriscar a fazê-lo. Seu blog é uma inspiração.
    Sou arquiteta, nunca fiz curso de culinária algum, cozinho de curiosa e por prazer. Ficarei feliz em um dia te receber lá no meu Blog. Não tem pratos como os seu tão caprichados, mas talvez você curta.
    http://massalanovamente.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef, que maravilha esse prato, adorei!!!
    Vc já fez gnocchi de azeitona preta??? To querosa em aprender a fazer...rss
    Bjim
    Dri Dauzacker

    ResponderExcluir
  5. Oi Érica, tudo bem?

    A cor é linda, não é? Também adorei! O sabor é tão bom quanto o visual, eu realmente adorei!

    Beijocas e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  6. Oi Caio!
    Tudo bem?

    Obrigada pelo comentário! Pode deixar que vou lá dar uma passadinha no seu blog.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. OI Adriana!

    Obrigada pelo comentário! Realmente o visual do prato deixa tudo melhor, não é mesmo?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. OI Sandra!

    Fiquei muito feliz com o seu comentário, muito mesmo! Realmente é um prato vegetariano e eu nem tinha me tocado sobre isso.

    Andei passeando pelo seu blog e já peguei algumas idéias para testar. Adorei sua criatividade e combinações nos pratos, com certeza voltarei.

    Beijocas e obrigada!

    ResponderExcluir
  9. OI Dri!

    Que idéia ótima! Nunca provei essa combinação, mas como adoro os dois tenho certeza que deve ficar delicioso! Qualquer dia desses me aventuro e te dou um retorno, ok?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Uau, que luuuxo!! amei esse ravioli, mas não sei se tenho coragem de tentar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...