sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ravioli de Espinafre com Frango ao Molho Philadelphia



Para mim o ato de comer representa, além de outras coisas, um ato psicológico. Sim, por que você primeiro olha e imagina o sabor...sente o aroma e mais uma vez pensa no resultado...e por fim, prova a preparação e então define se tudo aquilo que você imaginou antes é bom...ou melhor ainda.

E com esse negócio de fazer dieta e ter que estudar para as provas de fim de semestre, tento mais ainda trazer esse lado psicológico para a situação. Como? É praticamente impossível comer tudo isso e ainda assim achar que não vou engordar, concordam? Pois é, então o jeito é tentar caprichar na preparação, sentir o delicioso aroma durante o preparo e depois de pronto e por fim apenas degustar para saber se o resultado ficou como eu esperava. As vezes é chato, as vezes dá vontade de largar a dieta e me esbaldar. Mas quando penso o tanto que minha vida melhorou depois que mudei minha alimentação, volto atrás e me contento apenas com aquela prova...ou então uma porção que eu acredite ser compatível com meu estado atual.

Com esse ravioli também rolou algo parecido. A diferença aqui é que, psicológico ou não, quando como alguma preparação assim, bem verdinha, me vem a cabeça o inevitável (ou apenas o que quero pensar naquele momento)..."Hummm, é verde. Verde quer dizer saudável. Verde escuro quer dizer os vegetais do grupo A que minha nutricionista disse que são bons. Ou seja, quer dizer que posso comer um pouquinho mais...OBA!"rsrsrs
Se fosse fácil assim tudo estaria bem, não é? Era só começar a tingir o creme de confeiteiro de verde e mandar bala...mas infelizmente não é. A sorte é que, apesar de estar delicioso, uma pequena porção desse prato já me deixou satisfeita...e nos dias subsequentes nenhum kg a mais me incomodou. 

Psicológico ou não, pelo menos me sinto bem comendo assim...vai entender, né?

Beijos para vocês e boa sexta-feira!




Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 6 porções

Ingredientes para a massa de espinafre

80ml de azeite de oliva
20g de sal
600g de farinha de trigo
320g de purê de espinafre (Depois de limpo, refogue o espinafre em azeite bem quente e depois processe)

Ingredientes para o recheio

2 pimentões vermelhos (pequenos) cortado em cubinhos bem pequenos
2 talos de cebolinha picadinhos
1 cebola grande picada em cubinhos
2 talos de alho poró picados em cubinhos
Azeite de oliva a gosto
2 ovos
450g de peito de frango moído
Sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes para o molho

2 dentes de alho
2 ramos de tomilho
500ml de creme de leite fresco
1/4 xícara de leite
30g de queijo provolone ralado
200g de cream cheese
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. No processador bata todos os ingredientes da massa. Retire do processador e junte tudo para ficar uma massa unida.

2. Se tiver um cilindro, abra a massa, começando pela abertura maior para que a massa fique mais homogênea e desenvolva bem o glúten. Abra com a abertura maior quantas vezes for necessário para que a massa fique bem homogênea. Se não tiver o cilindro, sove muito bem com as mãos até que fique uma massa bem lisa, homogênea e elástica. Envolva em papel filme de deixe descansar por pelo menos 30 minutos.

3. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Refogue a cebola com o pimentão, a cebolinha e o alho poró em fogo alto. Deixe esfriar. Depois de frio misture com os demais ingredientes do recheio. O frango será cru mesmo, mas não se preocupe pois quando o ravioli for cozido ele ira cozinhar junto, ok? Cubra com papel filme de leve ao refrigerador até a hora de usar.

4. Para o molho. Leve o creme de leite ao fogo médio, quando fever desligue o fogo e acrescente o alho e o tomilho. Tampe a panela e deixe em infusão por uns 15 a 20 minutos. Depois do período, coe o creme de leite e devolva a panela. Acrescente o cream cheese e deixe dissolver em fogo bem baixo. Depois de dissolvido, acrescente o provolone e misture bem até dissolver. Desligue o fogo, corrija os temperos e reserve.

5. Quando a massa estiver descansado comece a montar o ravioli. Se tiver um cilindro de massas, passe farinha de trigo sobre ele e sobre a superfície onde a massa estará. Vá passando a massa pelo cilindro, começando com uma abertura maior e diminuindo a medida que a massa for esticando mais. Não faça com um pedaço muito grande, senão terá dificuldade de pegar a massa do outro lado. Se for usar um rolo de abrir massa, o processo é o mesmo, passe farinha no rolo e na superfície de trabalho e abra a massa até obter a espessura desejada.



6. Se for usar as forminhas de ravioli, passe farinha sobre a massa que ficará em contato com a forminha e na forminha também, deite a massa sobre a forma e coloque o recheio em cada uma das cavidades. Feche com mais uma camada de massa e pressione bem com um rolinho para fechar os raviolis. Retire-os da forminha e disponha em uma assadeira enfarinhada.
Se não tiver forminhas, quando a massa estiver na espessura desejada, coloque o recheio em pequenas porções deixando um espaço entre elas para que o ravioli seja fechado, passe um pouco de clara de ovo ou água entre o espaço de um recheio e outro e coloque a outra camada de massa. Pressione bem com a ponta dos dedos para que a massa grude e corte no formato desejado. Disponha na assadeira enfarinhada e reserve.

7. Cozinhe os raviolis em bastante água fervente e salgada. Para saber o ponto, quando eles subirem a superfície, deixe cozinhar mais uns 50 a 60 segundos. Retire com a ajuda de uma escumadeira, decore a gosto e sirva com o molho philadelphia.

Esse foi o segundo prato do almoço no fim de semana para treinar os pratos da prova. Mais uma vez, feito com a ajuda do meu colega de turma, Leocyr. Tks again Leo!

11 comentários :

  1. Olá Stef!!!Ai fiquei salivando com esse prato... amo essa combinação de espinafre com queijos... Ai isso que ainda é de manhã...rsrsrs
    Menina, aqueles cookies com creme de amendoim ficaram bons demais, eu ainda pretendo fazer com os chocolates picados, com certeza ficarão ainda melhores...bjinhos e bom fim de semana p/ vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Stef., estou maravilhada com sua evolução na cozinha - seus pratos sempre foram incríveis, mas cada vez sinto que você coloca mais amor, mais técnica, mais paixão e tudo isto reflete no resultado dos seus pratos. Seus posts estão divinos, suas fotos lindas e passo mal todo dia que entro aqui.

    Saudades de vc!
    Bjao sua amiga que te adora

    ResponderExcluir
  3. Stefânia,
    A vantagem das massas para mim é que satisfazem-me rapidamente,
    O ravioli ficou com a aparência muito saudável e muito apetitoso.
    Beijo.
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Que delicia! Você tem mesmo força de vontade, eu não sei se aguentaria :) Tento ter uma dieta bastante saudável durante a semana, para poder provar de tudo no fim-de-semana e não é que resulta? Adorei seus raviolis.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Huuuuuum. Fiquei com água na boca. Mas fiquei com um pé atrás com uma coisinha....será que vou conseguir fechar esses benditos direitinho sem a forminha?!......
    Quando eu entrar de férias (estou passando exatamente pelo mesmo problema que você), vou me arriscar com essas delícias e depois te conto se consegui ou não. P.S.: a receita anterior també vai ser testada...pelo menos a princípio rsrs, achei delicada demais pro meu jeito estabanado na cozinha.
    Beijinhos,
    Carol.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia Stef!!! A psicologia do verde tbm funciona comigo viu!!kkkkk

    E olha bela, quando vc precisar e o Leocyr precisarem treinar para mais alguma prova, podem vir na cozinha aqui de casa viu, vou amar ser cobaia!!!kkkkkkkk

    Bjao querida

    ResponderExcluir
  7. #pelamordedeus....
    amo ver seu blog, mas me dá uma fome!!
    preciso comer agora algo já!! rsrsrs

    Stef, querida!!
    passando para te dar um oizinho e desejar ótimo final de semana bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  8. Oi stef td bem...

    que delicia!!!!!!! Lindas fotos como SEMPRE! Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Oi Meninas!

    Vocês me deixam tão feliz com comentários assim! Saibam que as receitas também são feitas pensando em vocês, viu? Se eu pudesse mandava um pouquinho para cada uma.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  10. Bem deve ter ficado delicioso. Vou tentar fazer, depois digo. bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...