domingo, 30 de janeiro de 2011

Asperges à L'Orange - Aspargos ao Molho de Laranja



Eu já contei para vocês que sou do interior, né? Sim, estou em Brasília há 11 anos (quase 11, mas como completará semana que vem, já dá para contar, não é mesmo?). Bom, antes de morar na capital do nosso país eu morava em uma cidadezinha pequena, do interior mesmo...criança brincando na rua, pessoas conversando na frente de casa, tinha amizade com toda a rua...corria, subia em árvore, brincava de bola...uau! Essa foi uma excelente infância e início de adolescência, não posso reclamar mesmo!

Bom, morar em cidade pequena é tudo de bom! Você conhece muita gente, muita gente te conhece...é mais seguro, é mais tranquilo, mas.....não tem aspargos! Pois é, na minha cidade não tinha aspargos, o que significa que conheci essa delícia há pouco tempo, uns 2 anos eu acredito. Sim, por que quando mudei para Brasília eu não freqüentava o La Palma, por exemplo (o único lugar de BSB que já vi essas delícias para vender).

Pois é, hoje em dia sempre que posso compro, mesmo pagando 12 pilas por mais ou menos 10 talinhos de Aspargos, eu acho que vale a pena e estou sempre querendo fazer alguma coisa nova com eles. A receita da vez foi no almoço de ontem, aquele que comentei ser inspirado em receitinhas da Laura Calder, lembram? Mais uma para lista...que acho estar em torno de 30 receitas agora...será? Quem sabe até um pouco mais...bom vou contar depois...só sei que todas foram delícia mesmo! Assim como esse delicioso acompanhamento...uma magnífica combinação de sabores e texturas, delicioso mesmo!

Ahhhh, não pensem que a minha única descoberta foram os aspargos não...a lista é grande...começando pelo cinema, que não tinha lá na big city (mas fui em outros lugares antes...acho que a primeira vez aos 12 anos)...presunto de parma...queijos mofadinhos...cogumelos...bons azeites...balsâmico....ihhhhh, vou parar de enumerar...

Mas apesar disso, a vida era boa...saudades...



Tempo de Preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções (fiz meia receita)

Ingredientes

2 Laranjas
1 echalote picada finamente em cubinhos (não tinha, não usei e não usei nenhum substituto)
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco (não usei, pois na receita usa-se na etapa das echalotes)
1/2 colher (chá) de mostarda Dijon
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
20 talos de aspargos
Parmesão para decorar (não usei)

Modo de preparo

1. Coloque uma panela com água grande para ferver. Prepare uma tigela com água fria e gelo. Reserve.

2. Rale a casca da laranja e esprema o suco. Reserve. Coloque as echalotes em uma tigela pequena e cubra com o vinagre, deixe descansar por pelo menos 5 minutos. Adicione a mostarda as raspas de laranja. Coloque o suco de laranja em uma panela pequena e deixe reduzir a aproximadamente 3 colheres (sopa) de líquido. Quando o suco estiver reduzido, adicione as raspas de laranja e desligue o fogo. Escorra as echalotes  e adicione ao molho. Com a ajuda de um fouet comece a emulsionar o molho adicionando o azeite em fio, mexendo sempre para incorporar bem e não deixar o líquido separar do azeite. Prove e tempere com o sal e pimenta a gosto.

3. Quando a água estiver fervendo, adicione um pouco de sal e cozinhe os apargos até ficarem macios, porém firme. Quando estiverem prontos, retire da água fervendo e coloque imediatamente no banho de água fria que estava separado. Essa fase é importante, pois é ela que irá garantir a cor do vegetal. Deixe lá por 1 a 2 minutos, retire da água e seque os apargos. Arrume-os em um prato e distribua o molho por cima, decore com gomos de laranja e o queijo parmesão (que eu não tinha e não usei).

Prontinho, em minutos você terá um acompanhamento chic e muito gostoso mesmo!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Profiteroles



Ano passado eu enviei um e-mail para a Laura Calder, sabe aqueles e-mails que enviamos e que achamos que nunca serão respondidos, mas que mesmo assim você quer enviar e ver no que vai dar? Pois é, eu enviei esse comentando o quanto admirava o trabalho dela e como ela me inspirou para tomar a decisão de iniciar um curso de gastronomia. 
Pois bem, alguns dias se passaram e para minha feliz surpresa, uma resposta dela apareceu! Super simpática e muito carinhosa, nem preciso dizer o quanto fiquei feliz, né? A parte ruim é que ela não gravará novas temporadas do French Food at Home, mas a parte boa é que teremos novos projetos dela a partir de 2011...Será que estou ansiosa por ver? Bom, as minhas unhas estão aqui, intocadas...mas estou muitoooo curiosa para saber o que vem por aí.

Bom, a conversa veio por que hoje pela manhã lembrei desse e-mail e decidi que iria fazer um menu todo inspirado em receitas dela. E fiz! De entrada eu servi (apenas para mim e o Amore) Aspargos com molho de laranja, Guisado de lentilhas e um lindo escalope de filet mignon com molho remoulade. Para fechar com chave de ouro, fiz essas profitelores deliciosas...tudo by Laura Calder, ou seja, tudo gostoso!

A minha idéia agora é enviar outro e-mail para ela com fotos de tudo aquilo que já reproduzi e que são de autoria dela...seria muito tiete? Bom, não sei...mas sei que serão precisos vários e-mails...até por que a minha lista não vai parar por aqui...

Beijos e um lindo fim de semana para vocês!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Tempo de forno: 25 a 30 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para as carolinas (massa Choux)

1/2 xícara de água
1/4 xícara de leite
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de açúcar
80g de manteiga sem sal
3/4 xícara de farinha de trigo
3 ovos
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Leite para pincelar

Ingredientes para a calda

1/2 xícara de creme de leite fresco
120g de chocolate meio amargo (pelo menos 55% de cacacu) picado

Para o recheio

Sorvete de Creme (eu fiz também com um de Maple...ficou nota 20!)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Em uma panela, junte o leite, a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Quando começar a ferver, retire do fogo e adicione de uma única vez a farinha de trigo. Misture bem (com uma colher de pau), até que toda a farinha seja incorporada. Retorne ao fogo médio e deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
Retire do fogo, acrescente 1 ovo por vez, só acrescentando o seguinte quando o primeiro estiver totalmente incorporado. Transfira a massa para um bico de confeitar e modele as carolinas (pequenas bolinhas:) em uma assadeira. Pincele com o leite.
Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até que estejam douradas. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

2. Enquanto as carolinas estiverem esfriando, prepare a calda. Coloque o chocolate em uma tigela de vidro. Leve o creme de leite ao fogo, quando ferver despeje sobre o chocolate. Faça movimentos circulares partindo do centro para que o chocolate se incorpore ao creme e derreta.

3. Montagem. Corte as carolinas ao meio e recheie com o sorvete. Cubra com a calda de chocolate e sirva imediatamente.

Viu? Como toda receitinha da Laura é fácil e muito gostosa também!

Ei Ana, vamos ter strogonoff por aqui...

Parabéns Ana Carol!



A Ana Carol feliz sorteada do mês, ela já vem participando desde o primeiro sorteio, um bom exemplo que quem vai atrás consegue, né? A receita que ela indicou é um strogonoff de uva...hummm...estou super curiosa, já que ela sempre indica essa receitinha...deve ser boa demais!

Ana, vou enviar um e-mail para você para pegar o endereço de envio do seu presente e é claro pegar essa receitinha que deve ser uma delícia!

Para aqueles que não foram sorteados, não desistam por favor. Em alguns dias eu volto a sortear mais um super kit da nossa vaquinha mais querida, Mococa.

Um grande abraço!

Lista de Inscritos - Promoção Mococa


Salut!

Mais um dia de sorteio..estão prontos? Já tivemos duas sorteadas, a primeira foi a Karina e a segunda a Eleonora, ambas indicaram receitas doces...ou seja, festa aqui em casa para as formiguinhas de plantão!

Agora vamos aos inscritos:

  1. Érica Baldon
  2. Rita Vieira
  3. Juliana Gulka
  4. Gisele Gomes Barbosa
  5. Carla Maicá
  6. Marcela Bussular Barcelos
  7. Camila Barros
  8. Carolina Marques
  9. Talita Antunes
  10. Cíntia A. S. Sevaux
  11. Leilane C. Barreto
  12. Karla Lacerda
  13. Verônica Oliveira
  14. Angela Machado
  15. Stephanie de Miranda
  16. Elaine Santos
  17. Mônica Uehara
  18. M.Matsushima
  19. Gislaine Alves
  20. Ana Carol Crocks
  21. Edna Cristina Gimenez
  22. Fernanda Barbosa
  23. Neli Rodrigues
  24. Fabiana Yamashiro
  25. Vera Munhoz
  26. Evelyn dos Santos Mota
  27. Zezé
  28. Carine Araújo Lima
  29. Cristina Gullino
  30. Joana R. Santos
  31. Cristina Lunardeli
  32. Guilherme
  33. Paloma
  34. Márcia Cintra
  35. Norimoto
  36. Janaína Teles
  37. Sadhia Michelli
  38. Franciane Bernardino
  39. Eliane Benedito

Boa sorte a todos! O sorteio será daqui a pouquinho!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O meu tipo de caponata...



Hoje me peguei pensando em tipos. Que tipo de roupa eu gosto mais? Que tipo de sapato acho mais fashion ou confortável? Que tipo de decoração eu sou mais adepta? Que tipo de comida eu mais gosto? Enfim...hoje comecei a questionar muita coisa, muitos pensamentos e muitas atitudes que tenho visto por aí.
Ahh, mas por que esse momento tão reflexivo?! Hummm, boa pergunta...as vezes acordo mais filosofa, as vezes mais dondoca, as vezes mais bonita, as vezes mais...chata?! Bom, não estou exatamente chata...estou curiosa por descobrir mais sobre o ser humano e sobre as coisas...é difícil, mas sempre chego a mesma conclusão...a que não vou entender nunca o mundo, mas que vou sim fazer minha parte e tentar torná-lo de alguma forma melhor...

Bom, eu realmente não sei se eu faço a minha parte da melhor forma, mas sei que tento...principalmente quando faço uma receitinha como essa! Ah sim, esse é meu tipo de receita...intensa, prática e muito gostosa! É o tipo de comida que pode não fazer o mundo melhor...mas o meu com certeza fica mais completo...mais temperado...

E você, qual é o seu tipo?



Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 4 a 5 porções

Ingredientes

150ml de azeite de oliva (Gente, vamos combinar que aqui tem que ser um bom azeite, viu?)
1 cebola roxa pequena ralada
1 pimentão vermelho, sem as sementes e cortados em cubos
1 pimentão amarelo, sem as sementes e cortados em cubos
1 pimentão verde, sem as sementes e cortados em cubos
2 berinjelas médias cortadas em cubos
Sal e pimenta do reino a gosto
100g de azeitonas verdes picadas
2 colheres (sopa) de uvas passas brancas
1 colher (sopa) de uva passa preta
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
80ml de vinagre de vinho branco
50g de nozes picada (Se tiver pinoles melhor ainda)

Modo de preparo

1. Aqueça o azeite de oliva em uma panela a fogo médio. Acrescente a cebola ralada, os pimentões, as berinjelas e o sal e a pimenta. Deixe refogar por 20 a 25 minutos, ou até a berinjela e os pimentões estiverem macios. Mexa constantemente e não deixe os ingredientes grudarem no fundo da panela.

2. Acrescente as azeitonas e as passas, misture bem. Acrescente o açúcar e o vinagre. Cozinhe por mais uns 10 minutos, ou até o líquido evaporar. Acrescente as nozes e misture novamente.

Sirva com pãezinhos. Eu aproveitei e servi com pão sírio já que eu tinha coalhada e hummus.

Você pode guardar por até 5 dias na geladeira em um recipiente hermeticamente fechado.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Quase uma Bruschetta de Atum, Feijão Cannellini e Tomates....




É sempre bom começar um post agradecendo. Quero agradecer a todos que mandaram mensagens através do blog, e-mail, facebook, etc...para me incentivar ainda mais sobre o curso. Muito obrigada a todos pelo carinho e pelas palavras de motivação! Vocês são nota 1000!

Ontem fui até a faculdade, fiz minha matrícula...desenterrei documentos como RG, CPF (eu só uso habilitação), certidão de nascimento, diploma, histórico...nossa, há tempos não manuseava tais documentos. No caso do RG, eu não mexo nele por que escondo-o. Sim, escondo até de mim. Por que? A bendita foto estampada lá. Se eu fui algum dia daquele jeito, ainda bem que encontrei um bom cabeleireiro pela frente para me colocar nos trilhos...e praticamente me fazer esquecer daquele penteado maluco...era anos 90, mas o penteado é bem anos 80...acho que já dá para ter uma idéia, né? rsrsrs
Enfim, tudo deu certo e a partir do dia 14 eu volto a ser estudante...ai que frio na barriga....

E por falar em friozinho, essa foi uma refeição feita em uma das noites que fizeram frio em BSB, muito simples e rápida de fazer. Até o Amore que não é o maior fã de feijão gostou da combinação. Eu realmente recomendo, principalmente para aqueles dias que queremos algo mais comfort food, sabe? Definitivamente é uma excelente opção para um finzinho de noite mais tranqüila. O melhor de tudo é que dá para fazer inúmeras combinações, né? Um prato coringa...italino, né? Amo a culinária italiana por isso...é muito versátil!

Falando em culinária italiana eu me lembrei do Top Chef, vocês viram a última temporada? Tinha um italiano....se vocês viram, já sabem o que significa os pontinhos, né?! Ainda bem que já tenho o meu italianinho aqui em casa....

Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

400g de feijão cannellini cozido
300g de atum em conserva de azeite de oliva. (eu usei um de caixinha...não economize aqui, compre o que tiver de melhor)
1 cebola roxa pequena
12 tomates cerejas
Um punhado de folhas de salsinha picadinha
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 limões sicilianos pequenos
1 colher (chá) de mostarda Dijon
1 dente de alho bem amassado
4 fatias grandes de pão italiano
3 colheres (sopa) de pasta de tomate seco (eu bati no mixer um pouco de tomate seco com água)

Modo de preparo

1. Pique as cebolas em fatias finas. Corte os tomates ao meio e despedace o atum.

2. Em uma tigela grande, misture o feijão com o atum, as cebolas, os tomates e a salsinha picadinha. Reserve.

3. Em outra tigela, prepare um vinagrete com o 2 colheres (sopa) azeite de oliva, o suco de 1 limão, a mostarda e o alho. Tempere com sal e pimenta e misture aos feijões.

4.Pincele as fatias de pão com a azeite restante e leve a uma grelha por aproximadamente 1 minuto de cada lado. Ou até que estejam douradas. Espalhe em cada fatia um pouco da pasta de tomates secos, cubra com a mistura de feijão e dê um toque final com o suco do limão restante.

Prontinho, é só servir!

Como era uma noite fria...a preguiça falou mais alto e não tirei fotinhas (sorry mais uma vez, ok?). Essa é a do livro que tirei a receita. O livro é o Delicious.

Fonte: Delicious

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Risotto com Cebolas Assadas, Linguiça Cotechino e Tomilho



Viu como o nome é grande? Mas a receita e o sabor é de grandiosidade igual...ou seja, é deliciosa e muito prática de fazer!
A idéia é do Jamie Oliver e está publicada em seu melhor livro em minha opinião, A Itália de Jamie. A parte mais difícil foi encontrar a tal da linguiça contechino. Mas como eu não desisto fácil, fui atrás e deixei aqui separadinha para provar esse risotinho. Eu diria, assim como o Jamie, que a linguiça pode ser substituída por outra parecida...mas se puder tente conseguir esse tipo de linguiça, ela é realmente a estrela do prato!

Hoje, finalmente, consegui vir em casa fazer o meu almoço. Na verdade tive que vir em casa não para cozinhar, mas sim para pegar alguns documentos...pois tenho uma novidade para contar a vocês. A novidade tem a ver com a decisão mais acertada dos últimos tempos. Estão curiosos? Então vamos lá...a novidade é que vou começar com o curso superior de gastronomia aqui em Brasília! Estou tão feliz! A vida de estudante não é muito tranquila (lembro bem dos tempos de faculdade), e começar mais uma faculdade aos 28 anos e trabalhando em tempo integral, não parece ser tão simples (até por que ainda tem as aulas de francês duas vezes por semana)...mas sei que vou adorar e que terei muitas dicas para compartilhar com vocês!

Então a idéia é essa, aprender mais...conhecer mais...descobrir mais! E vamos lá...pagar meia entrada novamente também me parece uma excelente idéia...rsrss



Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de forno: 1 hora
Rendimento: 3 Porções (eu fiz apenas 1)

Ingredientes

250g de linguiça cotechino
1 cebola branca (eu usei algumas pérola)
1 xícara de arroz arbório 

1 1/2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
Queijo grana padano a gosto (eu usei mais ou menos 1/4 xícara)
Tomilho a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Coloque a linguiça cotechino em uma assadeira pequena com as cebolas com casca. Leve ao forno pré aquecido. Asse por cerca de 1 hora ou até que as cebolas fiquem tenras e doces, e a linguiça esteja cozida. Remova tudo do forno e abaixe a temperatura para 150 graus.

2. . Prepare o risotto. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo e deixe ao lado sempre aquecido. 

3. Em uma panela, derreta  1 colher (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. 

4. Enquanto o risotto estive cozinhando, descasque as cebolas. Corte 1 das cebolas em 3 pedaços e coloque-os em uma assadeira, retorne ao fogo para mantê-los aquecidos. Pique finamente as outras cebolas que estavam no forno, descasque a pele grossa da linguiça e descarte-a. Esmigalhe o recheio da carne da linguiça. Quando o arroz tiver passado 3/4 do tempo do cozimento, misture as cebolas picadas e a linguiça esmigalhada. Tempere com sal e pimenta se necessário. Prove  o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione o queijo grana padano ralado, o tomilho e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

Decore com a cebola que estava no forno e com tomilho. Sirva imediatamente.


domingo, 23 de janeiro de 2011

Costeletas de Cordeiro com Risotto de Ervilhas Frescas e Salsa...para um almoço de domingo...



A vida fica muito melhor com música, não acham? Eu concordo em número, gênero e em grau! A vida sem música fica muito chata...as cores não ficam tão vivas...as pessoas não ficam tão felizes! Enfim, música é fundamental! 
Agora o que mais combina com música é boa comida. Sim, esse com certeza é um casamento perfeito! Agora imaginem um jantar perfeito com música perfeita...para mim esse é um jantar com boa cia, excelente comida e ao som de um bom Jazz. Esse foi o meu jantar de ontem. Amore me levou a um novo restaurante da cidade, o Pobre Juan. Foi uma noite tão agradável, tão perfeita...que hoje decidi caprichar um pouco mais no almoço para ele. Claro que ele não precisa me levar em bons restaurantes para que eu queira fazer um bom almoço para ele...mas é que ontem foi tudo tão lindo, tão gostoso que ele merecia sim! Ele merecia um almoço delicioso e feito com muito, mas muito carinho mesmo!

Bom, o almoço não teve diversos pratos, mas teve bom vinho, boa carne e um excelente acompanhamento (por que não preciso falar da boa cia, não é?). Apesar de não parecer (convencida? Não...não mesmo) foi  um almoço rápido de ser preparado e muito elogiado pelo Amore depois. Os sabores casaram perfeitamente e o visual também ficou bem legal...uma excelente opção para o que estava pensando em preparar para ele...

Enfim, mais uma semana e espero que não seja tão atarefada o bastante para me deixar longe da cozinha tanto tempo...prometo pelo menos tentar, ok?

Um linda semana a todos!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendiemento: 2 Porções

Ingredientes para as Costeletas

Aproximadamente 450g de costeletas de cordeiro limpas e cortadas 
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
Sal e Pimenta do reino a gosto

Ingredientes para o molho do cordeiro

1/2 xícara de salsinha picadinha (ou hortelã)
30ml xícara de vinagre de vinho branco
20ml de água
2 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes para o risotto


3/4 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
1 1/2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
1/2 xícara de ervilhas frescas (eu usei congeladas)
Queijo grana padano a gosto (eu usei mais ou menos 1/4 xícara)
Salsinha picadinha a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha para decorar

Modo de preparo

1. Comece preparando o molho. Misture todos os ingredientes do molho e deixe descansar durante o preparo dos demais pratos.

2. Prepare o risotto. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo e deixe ao lado sempre aquecido. 

3. Em uma panela, derreta  1 colher (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Acrescente a ervilha quando o arroz estiver quase pronto (faltando apenas uma concha de caldo para finalizar). Tempere com sal e pimenta. Prove  o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione o queijo grana padano ralado, a salsinha e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

4. Enquanto o risotto está preparando, coloque uma grelha para esquentar. Pincele as costeletas com azeite e tempere com sal e pimenta. Quando a grelha estiver bem quente, grelhe as costeletas por aproximadamente 2 minutos de cada lado. 

Sirva imediatamente acompanhado do molho e do risotto.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Promoção com várias pitadinhas de açúcar....terceira fase...

Bon Jour!

Chegamos a terceira fase da promoção do blog em parceria com a Mococa. Mais uma vez sortearemos um lindo e super completo kit da marca. Quem ganhou adorou e quem ainda não ganhou pode concorrer todos os meses...olha que maravilha!

Bom, seguindo a idéia do último sorteio vocês deverão enviar uma dica de receita com os produtos Mococa. Vocês devem indicar qual é aquela receita (Apenas o nome. Por exemplo: Bolo prestígio - bolo de chocolate com recheio de coco) que faz o maior sucesso aí na sua casa e que leva qualquer produto da Mococa listado abaixoO restante será igual ao da outra promoção que está sorteando o primeiro kit...aquem for sorteado irá ter a sua receita feita por mim e publicada no blog, claro que os produtos Mococa serão usados na confecção da receita.



Então Queridos e Queridas, vamos aos itens do kit? A lista é grande...

  • 1 Lata de leite condensado;
  • 1 Caixinha de leite condensado;
  • 1 Creme de leite;
  • 1 Caixinha de creme de leite;
  • 1 Lata de brigadeiro;
  • 1 Lata de Beijinho de Coco;
  • 1 Lata de Cajuzinho;
  • 1 Lata de Doce de leite (adoro!!!!);
  • 1 Lata de manteiga - 500g;
  • 1 Caixinha de Farinha Láctea;
  • 1 Caixinha de Mingau de Arroz;
  • 3 Unidades de Mocoquinha;
  • 1 Achocolatado de 1 litro;



Bom, para não ter dúvidas vamos as regras.

  1. Deixe um comentário com seu nome, e-mail e cidade e estado onde reside;
  2. Indique qual é a receita que você mais gosta, ou a que mais faz sucesso na sua casa. A receita deve usar um produto mococa listado acima. Nesse momento você só vai dar o nome da receita, ok? Por exemplo: Bolo Prestígio;
  3. As inscrições devem ser feitas até o dia 26/01, quarta-feira;
  4. O sorteio será feito através da ferramenta random, no dia 28/01;
  5. O sorteado, além de ganhar o kit contendo os itens descritos acima, terá a sua receita favorita feita por mim e publicada no blog. Apenas nesse momento que será preciso enviar a receita completa, ok?
  6. Só poderão participar residentes no Brasil. A Mococa enviará os Kits diretamente para o sorteado.
Bom, é isso. Espero que vocês gostem dessa promoção...super doce, não é?!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Magret de Canard aux Framboises - Peito de pato ao molho de framboesas


Para aqueles dias em que acordamos com uma vontade de ser elegantes, sabe? Ou então para aqueles dias em que você quer transformar o seu almoço de casa em um almoço de restaurante bacana...ou alguma coisa do tipo. Sem dúvida alguma eu indico esse prato, pois além de não ser complicado, ele vai impressionar qualquer convidado...e o melhor, é muito, mas muito bom mesmo!

Hoje eu diria que acordei querendo ser mais diva...acordei com aquela cara inchada e estava precisando de um pouco mais de glamour nesse domingo para me sentir melhor! Bom, uma bela lavada no rosto já dá um "up" na situação, né?! Mas mesmo assim eu queria um almoço mais caprichado para mim e para o Amore...e tivemos! Uma adaptação de uma das muitas receitas da Laura Calder que estão na minha "to do list" e uma surpresa deliciosa a cada mordida, enfim um dos melhores pratos de pato que já provei! 
Para minha felicidade e para aumentar o glamour da situação também fiz uma receitinha inventada na hora de batatas assadas com azeite de manjericão e finalizadas com fleur de sel (flor de sal)...e para fechar com chave de ouro, tive a super aprovação do Amore. Melhor não fica, né? Quer dizer ficaria se não tivesse que limpar a cozinha depois...

...não dá para ser diva sempre né? Uma boa pia de louças me lembrou bem disso...



Tempo de preparo: 30 Minutos aproximadamente
Rendimento: 4 porções (eu fiz meia receita)

Ingredientes

4 peitos de pato (com a pele e sem ossos), aproximadamente 120g cada um
Sal e pimenta-do-reino para temperar

Para o molho

6 colheres (sopa) de vinagre de framboesa (se não tiver use de vinho tinto)
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de pasta de tomate (eu não usei)
1 xícara de vinho tinto seco (usei um chianti)
2 colheres (chá) de geléia de framboesas ou alguma de frutas vermelhas
2 a 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada
1 punhado de framboesas frescas (eu não tinha, portanto não usei)

Modo de preparo

1. Coloque uma frigideira grande no fogo médio e deixe esquentando enquanto prepara o prato. Com a ajuda de uma faca bem afiada, faça cortes em diagonal na pele do peito do pato, formando uma espécie de pequenas "favas". Esse processo é importante para ajudar o excesso de gordura sair. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque os peitos (eu fiz de uma única vez pois eram somente 2) com a gordura para baixo. Deixe grelhar por aproximadamente 7 minutos. Se formar muita gordura, no meio do tempo descarte-a. Vire os peitos e deixe grelhar por mais 4 minutos (o tempo vai depender da espessura do peito). Retire os peitos da frigideira e mantenha-os aquecidos enquanto prepara o molho (eu enrolei em papel alumínio).

2. Retire o excesso de óleo formado pela gordura do pato da frigideira. Acrescente o vinagre de deglaceie o fundo da frigideira. Deixe reduzir até ficar aproximadamente 1 colher de sopa no fundo, o que leva aproximadamente 1 minuto. Acrescente o alho, a pasta de tomates (se for usar) e o vinho. Deixe ferver até reduzir pela metade, aproximadamente 5 minutos. Acrescente a geléia e misture bem. Retire do fogo e com a ajuda de um fouet, bata a manteiga (acrescente aos poucos, e só acrescente o seguinte pedaço quando o anterior tiver se dissolvido bem). Quando o molho estiver mais consistente e sedoso estará pronto. Se for usar framboesas frescas, adicione nesse momento.

3. Fatie o peito do pato, ele deve estar ainda vermelhinho por dentro e guarneça com o molho. Sirva imediatamente.


sábado, 15 de janeiro de 2011

Bolo de Limão Siciliano e Papoula...e uma geléia de cerejas com um toque de manjericão


Como é ruim ficar 1 semana sem cozinhar. Normalmente isso acontece quando eu estou viajando, mas estando em BSB e em plena saúde, acho que isso não acontecia há tempos. Mas, até que enfim chega o fim de semana para por fim a esse jejum e aquela sensação de abstinência que me corroía.
Bom, hoje não deu para fazer um almocinho gostoso para mim e para o Amore por que foi o almoço de despedida da minha cunhada que volta para sua vida em Paris (Meu sonho!). A comida na casa da minha sogra como sempre estava uma delícia, o astral de todo mundo melhor impossível...uma pena foi o Amore estar gripadinho, mas tudo bem pois agora ele já está bem melhor!

Então após o almoço voltamos para casa, o Amore foi dormir e eu fui para geladeira a busca de algo para inventar e suprir minhas necessidades culinárias. Sabe como é né...tanto tempo sem cozinhar, a despensa não estava aquela coisa maravilhosa e recheada. Mas o que consegui recolher rendeu um belo bolo e uma deliciosa  geléia. A receita foi um pouco sem medida, mas deu super certo! A geléia era uma receitinha que estava querendo provar há tempos mas que decidi dar um toque pessoal e inusitado. Enfim, foi uma ótima surpresa e um delicioso retorno ao forno e fogão.

A previsão para a próxima semana? Além de chuvas em BSB, provavelmente será mais uma semana sem muitos posts...mas prometo que depois conto a saga de comprar um pato inteiro e desossá-lo...mas isso é história para outra conversa nossa...

Um lindo fim de semana a todos!



Tempo de preparo do bolo: 10 Minutos
Tempo de forno do bolo: 35 Minutos
Tempo de preparo e cozimento da geléia: 15 a 20 Minutos
Rendimento: 4 a 6 porções

Ingredientes para o bolo

2 ovos
80g de açúcar comum
Raspas de 2 limões sicilianos
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de rum
140g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
50g de manteiga derretida
1 colher (sopa) de sementes de papoula

Ingredientes para a geléia

1 e 1/2 xícara de cerejas frescas sem caroço e picadas finamente
1 e 1/2 xícara de açúcar comum
1/2 maçã pequena sem casca e ralada (a maçã tem pectina e dá corpo a geléia)
Suco de 1/2 limão
Folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Forre o fundo e as laterais de uma forma para bolo inglês com papel manteiga. Reserve.

2. Em uma tigela, bata o ovo com o açúcar, as raspas de limão, a baunilha e o rum. Peneire a farinha e o fermente sobre a mistura e incorpore delicadamente. Junte as sementes de papoula e misture mais uma vez. Não misture muito para a massa não ficar pesada.

3. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 7 minutos. Baixe a temperatura para 180 graus e deixe terminar de assar. Aproximadamente 25 a 30 Minutos. Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto. Quando estiver assado, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

4. Enquanto o bolo está no forno, prepare a geléia. Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo triplo e leve ao fogo baixo. Tome cuidado para não deixar ferver muito pois senão o doce irá espirrar em você. A medida que for formando uma espuma em cima da geléia, retire-a com a ajuda de uma colher. Deixe apurar até atingir a consistência desejada (para mim foi em torno de 15 minutos). Retire do fogo, acrescente as folhas de manjericão e deixe esfriar.

Sirva com o bolo. No meu caso eu descartei as folhas de manjericão para servir apenas por um questão estética. Ficou delicioso!



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Terrine de Roquefort com Frutas Secas


Que correria que tem sido os meus dias de trabalho nessas últimas semanas. Com sorte, estou conseguindo trabalhar em torno de 12 horas por dia, sem sorte...chego a trabalhar 14 horas. Mas a parte boa de tudo isso é que estou conseguindo resolver tudo o que estava pendente nas duas áreas que estou focada atualmente. Enfim, muito produtivo!
Trabalhar é bom, né? Mas cozinhar é melhor! E infelizmente por conta dessa demanda toda de trabalho, eu não estou com o tempo que gostaria para me dedicar a cozinha. Resultado? Nem os meus almocinhos estão saindo...uma pena, mas C'est la vie!

Mas uma coisa boa dessa vida é comer aquilo que gostamos, né? Essa terrine é bem isso, um momento de prazer no fim de um dia de trabalho! É tão simples de fazer e tão saborosa de comer, que seria um pecado...até um crime, não compartilhar com vocês a receitinha. Os créditos mais uma vez são da Laura Calder, é impressionante como tudo o que ela ensina dá certo e é gostoso, ou seja é tudo infalível. 
Apesar de ser simples, essa terrine fica bem sofisticada para servir com entrada, acompanhada de alguns pãezinhos ou torradinhas. Para mim, ela foi o fechamento perfeito de uma noite...um suspiro a cada mordida!

Então me desculpem por antecipação se eu demorar para colocar receitinhas novas aqui, ok? Mas quero que saibam que apesar de estar longe da cozinha...essa não sai da minha cabeça e estou sempre pensando no que fazer de gostoso para alegrar meus dias e compartilhar com vocês.

Beijocas e uma linda noite de quarta-feira!

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

450g de queijo roquefort a temperatura ambiente (se não tiver use gorgonzola)
225g de queijo mascarpone
1 colher (sopa) de mel (Opcional...mas fica tudo de bom!)
Um punhado de nozes tostadas e cortadas grosseiramente
Um punhado de pistaches (sem sal) cortados
Um punhado de damascos secos picados
Um punhado de figos secos picados
Um punhado de uvas passas (Eu não usei)
Pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo

1. Misture o roquefort com o  mascarpone, o mel e a pimenta. Misture bem até incorporar todos os ingredientes. Acrescente as frutas secas. Coloque a mistura enrolada em papel filme e dê o formato desejado. Leve ao refrigerador até ficar firme o suficiente para cortar. Decore com frutas secas a gosto.

Sirva com torradinhas ou fatias de pão.

Viu, fácil mesmo! 

Ah, eu não tirei foto (ando preguiçosa), então essa aí é da Laura..sorry, ok? Mas garanto que fica igualzinha.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Kibe Assado da Talita



Eu adoro começo de ano! Temos tanta vontade de fazer diferente, mudar os hábitos errados, ser mais tolerante, mais atenciosos...enfim, é sempre uma época de bons pensamentos, não acham? Para mim início de ano também significa limpeza nos armários, doação de roupas e sapatos esquecidos...vontade de renovar o guarda-roupa...ahhhh, começar de novo.
Bom, esse ano não foi diferente e fiz toda a "limpeza" do que considero ainda bom para doação e que não tenho mais tanto apego. Juntei uma boa sacola e fiz a felicidade de algumas pessoas (pelo menos espero...). Acontece que quando fui fazer a vistoria do guarda-roupa, lembrei que tinha outra para fazer. Essa por sua vez é uma que acontece com muito mais freqüência, é a vistoria da despensa...no meu caso, do armário de mantimentos em geral. Bom, então vamos lá, não é?! Esse seria o dia da renovação completa!

Nessa vistoria "alimentícia" encontrei um item que estava próximo do vencimento: trigo para kibe. Como é um ingrediente que não encontro muita versatilidade, é claro que vem a cabeça imediatamente fazer kibe. By the way, um prato que eu adoro. Decidi que iria tentar essa receita da Talita que estava na minha "to do list" há tempos.
Portanto, vamos ao Chocorango pescar a receita...receita em mãos...olhei na geladeira e só faltava a carne moída para completar a lista. Ok, no panic! Há um açougue na minha rua e esse não seria o problema...corri lá e comprei a carne, voltei e preparei o kibe...e a única coisa que lembro depois que comi o primeiro pedaço foi: OH DEAR GOD! Que negócio bom! Vocês não acreditam em como esse kibe é gostoso, molhadinho...hummmm! Só de lembrar dá vontade de comer outro pedaço, é realmente uma perdição! E foi perfeito para o meu almocinho acompanhado apenas por uma saldinha verde com peras e pecorino...almocinho tudo de bom!

Enfim, começo de ano nunca falha...sempre é bom...assim como uma refeição igual a essa, despretensiosa e deliciosa!

Merci beaucoup Talita!



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de descanso: 1 hora
Tempo de forno: Aproximadamente 1 hora
Rendimento: 10 porções (Eu fiz meia receita)

Ingredientes

500ml de caldo de carne fervendo (A receita indica água fervendo e tabletes de caldo, mas como tinha caldo pronto resolvi usá-lo)
3 dentes de alho amassados
250g de trigo para kibe
700g de carne moída (eu usei patinho)
2 cebolas picadas
3/4 xícara de hortelã fresco picado
250g de maionese
1/2 xícara de cebolinha e salsinha picadas
Pimenta síria a gosto
Sal a gosto
Azeite de oliva
4 tomates picados (Não usei aqui, coloquei no recheio um tomate fatiado)

Ingredientes para o recheio

250g de queijo mussarela de búfala
200g de requeijão cremoso
Fatias de tomate (opcional)

Modo de preparo

1. Junte o trigo com o alho amassado e cubra com o caldo fervente. Deixe de molho por 1 hora.

2. `ré aqueça o forno a 180 graus. Após o período de descanso, transfira o trigo para uma tigela grande, misture a carne, as cebolas, o hortelão, a cebolinha e a saldinha, a maionese e tempere a gosto. Se for usar os tomates na massa, acrescente nesse momento, mas cuidado para não espremê-los (eu não usei tomates na massa, então pulei essa etapa).

3. Em um refratário alto, sem untar, coloque metade da massa e nivele com as costas de uma colher. Regue com azeite de oliva e acrescente o recheio. Cubra com o restante da massa e faça cortes por cima, regue com um pouco mais de azeite. Coloque o refratário sobre uma forma maior (E
ssa dica da Talita é ótima, por que evita que o fundo doure mais depressa que a superfície e também evita uma possível sujeira no seu forno caso o recheio transborde). Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 1 hora. Não deixe esse tempo ser ultrapassado para o kibe não ficar seco, ok?

Prontinho, agora é só servir e aproveitar essa delícia.

Dica: Eu fiz em recipientes individuais e assei apenas 2. Congelei o restante. Daí quando quero kibe, retiro do congelador e levo direto ao forno...fica tão bom quanto o feito na hora.

Não tirei foto do recheio por que estava tão bom comer esse kibe que não quis levantar da mesa por nada...Sorry, ok?




sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Medalhão Suíno ao Molho de Romã e Vinho Tinto

Não sei se já comentei aqui, mas moro em apartamento. Foi a primeira vez que morei em apartamento nos meus 28 anos de vida. Devo confessar que é muito cômodo, é mais seguro, não tem tanto trabalho...masssss....infelizmente também não tenho espaço para ter meu pomar e nem um cachorrinho feliz e saltitante. A horta eu dou uma driblada e planto minhas ervinhas em vaso, mas ter um pé de romã na varanda não seria a opção mais indicada para ter belas frutas em casa.

Bom, mas a sorte é que tanto os meus pais, quanto os pais do Amore moram em casa e temos um bom terreno a nossa disposição para plantar e colher frutos. Como usual, em uma das minhas visitas a casa dos meus sogros, nós sempre vamos ao pé de ameixa para ver se encontramos micos para dar comidinha na boca deles, as vezes eles aparecem, as vezes não...dessa ultima vez eles não apareceram, mas encontrei 2 belas romãs que logo em seguida recebi de presente da minha sogrinha. Como não é uma fruta que usamos muito, apenas no fim de ano, decidi que faria algo diferente com ela...resolvi fazer um molho para acompanhar o medalhão que estava dando sopa no congelador. Afinal de contas carne de porco e um molhinho agridoce foram feitos um para o outro, concordam?
E posso dizer sem dúvida alguma que a combinação rendeu bons frutos mais uma vez, a doçura do molho combinou divinamente com a carne, diria que foi melhor até do que eu esperava, uma surpresa por assim dizer. Ficou tão bom, mas tão bom que eu ainda peguei um pedacinho de pão para não deixar nada ir embora desse molhinho tão delicado e ao mesmo tempo tão marcante. Acho que o melhor de tudo é que é um molho bem versátil...vai com carne de porco, de frango, cordeiro...hummm, só de pensar as lombrigas já ficam animadas...

...mas infelizmente tenho que cortar o barato delas, estou tentando ficar firme na dieta...embora o prato pareça substancioso, ele foi bem leve e uma opção perfeita para esse almoço de quinta-feira. Uma delícia!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

4 medalhões de porco com aproximadamente 160g cada um
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite para dourar

Para o molho

1/4 xícara de vinho tinto seco (Eu usei malbec)
2 colheres (sopa) de echalotes picadinhas (se não tiver use cebola roxa)
1/2 xícara de caldo de frango (com pouco sal)
1/4 xícara de xarope de romã
1 e 1/2 colher (chá) de sementes de romã
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Aqueça uma frigideira com azeite e doure os medalhões em ambos os lados. Depois de dourado, leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 10 minutos para terminar o cozimento da carne.

2. Enquanto o medalhão está no forno, prepare o molho. Em uma panela pequena, coloque o vinho e as echalotes. Deixe reduzir bem o vinho, para menos da metade, aproximadamente 2 minutos. Acrescente os demais ingredientes e deixe reduzir por aproximadamente 5 minutos, até obter uma consistência mais grossinha.

3. Retire os medalhões do forno e cubra com o molho. Sirva acompanhado de legumes assados ou uma saladinha verde.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Chicken Pot Pies


Acho que não é segredo para ninguém que eu AMO viajar...e quando eu digo que AMO, eu deveria dizer 3 vezes a mesma palavra, por que eu realmente me sinto a mulher mais feliz do mundo quando estou viajando, conhecendo outras culturas...aproveitando a vida com o Amore...hummm, tudo de bom!

Normalmente nossas viagens não são extremamente planejadas não. Quer dizer, praticamente sem planejamento nenhum...temos a passagem de ida para um país, a passagem de volta por outro....e um carro locado a nossa disposição, ahhh e o hotel na primeira cidade que vamos visitar...o restante é assim: Gostamos da cidade e ficamos. Não gostamos, entramos no carro e vamos embora... Tá, eu sei que vocês estão pensando que é meio loucuras, mas não é, acreditem! É muito divertido e acabamos fazendo um roteiro apenas nos lugares que nos sentimos bem...enfim, para viajar pela Europa esse foi o melhor jeito que fiz!
Então agora estamos planejando a nossa próxima viagem internacional. que será em Março. Vamos para os EUA, só que dessa vez não vamos sozinhos...teremos um casal de amigos de cia, portanto optamos pelo modo tradicional...ou seja, tudo planejado! Com 3 meses pela frente já estamos praticamente com tudo pronto...até que o vou comprar eu já sei...o que não é muito difícil de vocês imaginarem, não é? Simmmm, muitas coisas de cozinha!

Então já que estou nesse clima todo da Big Apple, eu decidi hoje postar uma receitinha tipicamente americana...e muito, mas muito comfort food. Deliciosa, prática e com aquela carinha de aconchego. Enfim, tudo o que espero de um prato para depois de um dia corrido de trabalho. Essas tortinhas são super charmosas também, eu as servi nas mini cocottes e decorei com coraçãozinhos de massa. Um mimo para mim e outro mimo para o Amor.

Bom, a viagem está quase chegando...a ansiedade já me acompanha a meses...mas depois dessas tortinhas, a minha vontade é colocar aquele pijaminha velho e ficar no aconchego do meu lar doce lar...por que não melhor lugar que esse, não acham?



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de Cozimento e Forno: 1 Hora
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

4 peitos de frango sem osso
120g de manteiga sem sal
4 cenouras pequenas
3/4 xícara de cebolas pérola
4 xícaras de caldo de frango
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3/4 xícara de creme de leite (caixinha)
3/4 xícara de ervilhas (não use de latinha...compre aquela que vem congelada no pacotinho)
1 colher (chá) de salsinha picadinha
200g de massa folhada
1 ovo (para pincelar)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Tempere os peitos de frango com sal e pimenta, coloque sobre cada pedacinho de frango um pouco da manteiga, aproximadamente 10g em cada peito. Tempere-os com sal e pimenta do reino e leve ao forno pré aquecido por 20 minutos. Quando passar esse tempo, retire o frango do forno e corte-o em cubos.

2. Corte as cenouras em pequenos cubos e descasque as cebolas, essas ultimas devem permanecer inteiras. Deixe o caldo de frango quente em uma panela a parte. 

3. Em uma cassarola grande, derreta a manteiga restante e cozinhe as cebolar por aproximadamente 10 a 15 minutos em fogo bem baixo, até que fiquem translúcidas e caramelizadas. Acrescente a farinha de trigo e continue cozinhando por 2 minutos, mexendo constantemente. Acrescente o caldo de frango (que deve estar quente) e deixe ferver por 1 minuto, até que o molho comece a engrossar e perca o gosto de farinha. Acrescente o creme de leite, o sal e a pimenta a gosto (cuidado que o frango já foi temperado previamente), os pedaços de frango, os cubos de cenoura, as ervilhas e a salsinha. Misture bem.

4. Aumente a temperatura do forno para 200 graus. Divida o recheio em 4 potinhos com capacidade de aproximadamente 300ml cada um. Corte 4 círculos de massa folhada, faça um buraquinho no meio para sair o ar enquanto está no forno e cubra os recipientes (Você pode fazer em um único recipiente maior). Pincele com o ovo batido e leve ao forno pré aquecido por 15 a 20 minutos, ou até que estejam douradas. Sirva imediatamente.

Receita retirada do livro: Mini-Cocottes: Sweet and Savory Recipes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...