sábado, 30 de julho de 2011

Hora do Chá - Sablé de Limão Siciliano e Lavanda



Não sei vocês, mas sempre quando está perto do meu Bday eu entro naquilo que muitos chamam de inferno astral. Começo a ficar mal humorada, impaciente, chorona e preguiçosa. Essa semana coloquei na minha cabeça que esse ano seria diferente, que não teria inferno astral e que encararia a idéia de ficar mais velha apenas pelo lado positivo, amadurecer e agradecer por mais um ano de conquistas e vida.

Bom, de início a idéia me parecia supimpa, mas eu precisaria me esforçar, correto? Sim, dependeria apenas de mim. Comecei então a colocar em prática minhas idéias na cozinha, nada mais previsível para mim do que cozinhar e imediatamente entrar em um estado mais "relax". Ok, o plano foi ótimo! Já que algumas receitinhas começaram a sair do fundo do baú e foram testadas. Inicio então com esses deliciosos sablés, ou biscoitinhos de limão e lavanda, que para mim tem gosto de céu. Chego até a pensar que na hora do chá, os anjos pedem por essas delicinhas...é delicado, é gostoso, é fácil e o melhor, é um charme para servir aos seus convidados e impressionar na combinação de sabores.

Realmente a idéia tem sido muito bem seguida e o tal do inferno astral até agora não chegou, ou pelo menos não se instalou. Claro que com a ajuda de biscoitinhos como esses, tudo fica mais fácil, não é mesmo?

Beijos e bom sábado para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de descanso: 30 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 8 minutos
Rendimento: Aproximadamente 30 sablés (do tamanho que eu fiz)

Ingredientes para a massa

60 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (sopa) de amido de milho
1/2 xícara de farinha de trigo
Raspas de dois limões sicilianos
1/2 colheres (chá) de lavanda desidratada


Ingredientes para recheio

2 colheres (sopa) de cream cheese 
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
1/3 xicara de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

1. Em uma tigela, misture muito bem a manteiga com o açúcar. Acrescente a farinha e o amido de milho peneirados, a lavanda e as raspas de limão. Misture muito bem até incorporar tudo. 

2. Coloque a massa sobre um pedaço grande de papel filme e cubra com outro pedaço do mesmo tamanho. Com a ajuda de um rolo, abra a massa entre o papel filme até obter a espessura desejada. Leve a massa ao freezer por mais ou menos 30 minutos.

3. Pré aqueça o forno a 180 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga ou então use um silpat. Retire a massa do freezer e corte-a no formato desejado. Essa massa espalha um pouco no forno, ent!ao pode cortar menorzinho que ela cresce um pouco, ok? Disponha os sablés na assadeira preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 8 minutos (aqui vai depender do tamanho do biscoito que você cortar, ok?). Retire do forno e deixe esfriar completamente.

4. Para o recheio, misture todos os ingredientes e reserve na geladeira até a hora de usar.

Para a montagem é só fazer como um pequenino sanduíche. Coloque um pouco de recheio sobre um biscoitinho e cubra com outro.

Ficou absolutamente delicioso com um chá verde.


Receita adaptada da Martha Stewart.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tartelettes de Chocolate com Creme de Marcarpone e Caramelo de Morango



Ontem tive o prazer de receber a minha melhor amiga em casa. Sabe aquela amiga que você passa meses sem encontrar, mas quando encontra parece que todo dia esteve com ela? Pois é, comigo e com a Carol é assim. Apesar de morarmos bem pertinho uma da outra, a correria do dia-a-dia não nos deixa estar sempre juntas, mas sempre que nos encontramos é tão gostoso que não dá vontade de despedir nunca.

Bom, então como eu sabia que ela viria aqui em casa, eu decidi fazer uma tartelette bem gostosinha para acompanhar nosso papo. A combinação não foi difícil de decidir, já que a época dos morangos me deixa apenas pensando no que posso fazer com eles, e já que chocolate e morango sempre formam um par perfeito (Como já diria a Talita), um creme suave e aveludado seria perfeito para unir todos os sabores. E deu super certo! Tudo aí se completou...embora para mim o caramelo seja um tanto doce...para a Carol e para o Amore foi perfeito, eles adoraram!

Infelizmente não dá para cozinhar todos os dias para nossos amigos queridos, mas a certeza que tenho é que colocar carinho e amor em tudo o que fazemos faz com que tudo sempre fique mellhor, assim como uma boa amizade de anos...

Beijos e um excelente tarde de quinta para vocês!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 10 Minutos
Rendimento: 10 Tartelettes como a da foto

Ingredientes para a massa


1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de cacau em pó
1/2 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (90g)
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 ovo ligeiramente batido

Ingredientes para o creme de mascarpone

185g de queijo mascarpone (3/4 xícara) - se não tiver substitua por cream cheese
3/4 xícara de creme de leite fresco bem gelado
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 fava de baunilha (somente as sementes - guarde a fava e coloque no açúcar) (se não tiver use 1 colher (chá) de extrato)

Ingredientes para o caramelo de morango

1 xícara de açúcar
1/4 xícara de água
150g de morangos bem amassadinhos (pode fazer com o guarfo)

Morangos frescos para decorar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela peneire a farinha de trigo, o cacau e o sal. Reserve. No processador bata a manteiga com o açúcar até obter um creme liso e homogêneo. Acrescente a mistura de farinha e pulse até incorporar bem. Acrescente o ovo e bata novamente até formar um bloco de massa. Forre o fundo e as laterais das forminhas de tartelettes, fure o fundo com a ajuda de um garfo e leve ao forno pré aquecido por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

2. Enquanto a tartelette está no forno, prepare o caramelo. Leve o açúcar e a água ao fogo baixo em uma panela de fundo grosso. Quando dissolver bem, aumente o fogo e deixe cozinhar até atingir uma cor caramelo claro. Retire do fogo e acrescente os morangos amassados, mexa bem para dissolver o caramelo. Passe para outro recipiente e deixe esfriar.

3. Para o recheio você deve misturar o mascarpone muito bem com o açúcar e a baunilha até obter um creme liso e homogêneo. Bata o creme de leite até atingir picos médios (Não bata demais pois fica díficil para incorporar depois. Incorpore o creme de leite em 3 vezes no creme de mascarpone.

4. Para a montagem, coloque um pouco do creme de mascarpone e baunilha no centro de cada tortinha, coloque um pouco de caramelo e decore com morangos frescos. 

Tem várias etapas mas é bem simples de fazer, o visual também agrada bastante, então pode ser uma ótima opção para sobremesa de um jantar com amigos.










O creme de mascarpone e o caramelo foram adaptados a partir de uma receita do Bill Granger.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ravioli de Beterraba com Molho de Laranja



Dizem que a vida é curta demais para se tomar vinho ruim. Bom, seguindo esse preceito e claro, feliz por já poder tomar uma ou outra tacinha no meu almoço, decidi que a vida também é curta demais para que eu não me aventure em algumas preparações na cozinha. Não que seja muita coisa trabalhosa, mas algumas delas habitam a minha "to do list" há tanto tempo que decidi que daqui em diante eu só olho para outro lado quando essa "listinha" estiver quase perto do seu fim.

Ok, tudo certo até esse ponto. Tirando o fato que nem todos os ingredientes são fáceis de encontrar, começo então pelos mais acessíveis. Bom, beterraba tem em qualquer lugar, concordam? Sim, tem...uma pena não ter de outras cores como vi na Europa e nos EUA, mas quem precisa de outra cor quando é possível fazer comida cor de rosa? Ah, eu não! Amei! Não é uma ótima opção para servir em um jantar ou almoço só para amigas? Ahhhh, com certeza! Eu adoraria servir um menu cor de rosa para as minhas amigas e tenho certeza que também seria um sucesso com elas....nada mais feminino, não?

Bom, a massa é bem prática de fazer. Eu adorei cada etapa do processo, principalmente por ter quebrado a barreira de fazer apenas massa simples (ovos e farinha), daqui em diante o que tiver dando sopa na geladeira poderá se transformar em uma bela massa. Além de ter um visual lindo, o sabor foi muito bom! Coloquei um recheio mais discreto pois queria sentir o sabor da massa mais pronunciado, e vou dizer: decisão super acertada! Ficou delicioso!

Como a massa rendeu muito, eu fiz com outras combinações de recheios e outros tipos de massa...teremos um post colorido mais vezes por aqui.

Beijos e boa quarta-feira!



Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 8 porções

Ingredientes para a massa

2 beterrabas grandes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 ovos
1 gema
1 colher (chá) de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (se necessário use um pouco mais)

Para o recheio

100g de muzzarela de búfala cortada em fatias
Sal marinho
Pimento do reino

Para o molho


4 laranjas (eu usei aquela Bahia)
1/4 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de água
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
2/3 de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Pincele o azeite nas beterrabas e envolva em papel alumínio. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 45 minutos a 1 hora, ou até que fiquem bem macias. Retire do forno e descarte o papel alumínio. Descasque as beterrabas.

2. No processador de alimentos, bata as beterrabas até que fique um purê (você deve conseguir 1/2 xícara de purê), acrescente os ovos e a gema e bata bem. Adicione a farinha de trigo e o sal, pulse até a massa unir. Retire do processador e trabalhe a massa por mais ou menos 5 minutos ou até que fique bem lisa e elástica (se necessário acrescente um pouco mais de farinha). Enrole a massa em papel filme e deixe descansar em temperatura ambiente por mais ou menos 1 a 2 horas. 

3. Quando a massa estiver descansado comece a montar o ravioli. Se tiver um cilindro de massas, passe farinha de trigo sobre ele e sobre a superfície onde a massa estará. Vá passando a massa pelo cilindro, começando com uma abertura maior e diminuindo a medida que a massa for esticando mais. Não faça com um pedaço muito grande, senão terá dificuldade de pegar a massa do outro lado. Se for usar um rolo de abrir massa, o processo é o mesmo, passe farinha no rolo e na superfície de trabalho e abra a massa até obter a espessura desejada.

5. Se for usar as forminhas de ravioli, passe farinha sobre a massa que ficará em contato com a forminha e na forminha também, deite a massa sobre a forma e coloque o recheio em cada uma das cavidades. Feche com mais uma camada de massa e pressione bem com um rolinho para fechar os raviolis. Retire-os da forminha e disponha em uma assadeira enfarinhada.
Se não tiver forminhas, quando a massa estiver na espessura desejada, coloque o recheio em pequenas porções deixando um espaço entre elas para que o ravioli seja fechado, passe um pouco de clara de ovo ou água entre o espaço de um recheio e outro e coloque a outra camada de massa. Pressione bem com a ponta dos dedos para que a massa grude e corte no formato desejado. Disponha na assadeira enfarinhada e reserve.

6. Retire as raspas de duas laranjas e reserve. Esprema o suco das laranjas. Em uma panela de fundo grosso, faça um caramelo claro com o açúcar e a água. Misture os dois e leve ao fogo médio, não mexa para o caramelo não passar do ponto, ok? Quando estiver naquela cor ambar, você pode agregar o vinagre e o suco de laranja. Misture bem para dissolver o caramelo e deixe reduzir pela metade. Quando tiver reduzido acrescente o caldo e as raspas da laranja. Deixe reduzir novamente até obter uma consistência de molho. Apague o fogo e acrescente a manteiga aos poucos batendo com um fouet. 

7. Enquanto prepara o molho, coloque uma panela grande com água e sal e leve ao fogo para ferver. Quando estiver fervendo, coloque os raviolis e cozinhe por aproximadamente 4 minutos ou até que esteja al dente. Se estiver congelado, serão aproximadamente 8 minutos. Retire da água, escorra bem e coloque-os em uma panela em fogo baixo até derreter a manteiga.

Sirva os raviolis com o molho.


terça-feira, 26 de julho de 2011

Salada de Verão...no Inverno

Foto da Glau

Confesso que nos últimos dias uma saladinha não é figurinha carimabada no meu cardápio. Tenho optado pelos pratos únicos ao invés de fazer mais de uma coisa para meu almoço. O que é uma pena. Eu gosto de salada e quero emagrecer, ou seja, tudo deveria somar a necessidade de preparar almoços assim...mas não, inconscientemente vou ao lado contrário...um prato de massa, por exemplo.

Bom, mas essa salada aqui provavelmente eu devo fazer outras vezes. É bem simples, mas eu gostei bastante. Os sabores se equilibram, principalmente por conta da acidez do morango e do toque mais suave que a mozzarela traz, um excelente casamento de sabores e cores. Para acompanhar eu fiz um vinagrete de framboesa com mostarda e também fiquei muito feliz com o resultado!

Acho que não daria para ser um prato principal, mas com certeza um excelente acompanhamento para um bom pedaço filet. E com certeza ótimo motivo para não ter tanto peso na consciência após os almoços...já que é disso que eu estou precisando...

Fotos da minha querida amiga Glau

Beijos e boa terça-feira!

Foto da Glau

Tempo de preparo: 10 Minutos
Rendimento: 3 a 4 porções

Ingredientes
Folhas verdes variadas
100g de mozzarela de búfala cortada em fatias
200g de morangos frescos cortados
150g de tomatinhos uva (ou cereja)
Azeite de oliva extra virgem
Flor de Sal
Pimenta rosa em grãos

Para o vinagrete

1 colher (sopa) de vinagre de framboesa (use outro se não tiver, como o de vinho branco por exemplo)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1/2 colher (chá) de mostarda dijon
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Em uma tigela com tampa coloque os morangos e os tomatinhos, tempere com a flor de sal e o azeite, leve a geladeira até a hora de servir (eu deixei 25 minutos). Reserve.

2. Prepare o vinagrete. Coloque o vinagre em uma tigela junto com o sal e a pimenta do reino, bata com um fouet pequeno para dissolver. Acrescente a mostarda e incorpore bem. Vá acrescentando o azeite em fio e batendo sempre com um fouet até emulsionar bem.

3. Distribua as folhas verdes em um prato, coloque a mozzarela e os morangos que estavam reservados. Salpique com a pimenta rosa e sirva com o molho a parte.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Risotto de Aspargos com Salmão Defumado



Hoje eu acordei com o espírito da faxina. Na verdade começou ontem quando resolvi reorganizar todos os meus livros (Não apenas os de gastronomia...o que quer dizer, muitos livros). Mas hoje em especial eu vou focar na cozinha, tirar tudo dos armários, reorganizar a geladeira e congelador, gavetas, despensa...só paro quando terminar, ah sim!

Apesar de ter uma cozinha pequena (porém totalmente funcional), imaginei que isso levaria um tempo razoável, então para o almoço optei por um dos meus preparos favoritos e que ao mesmo tempo considero rápido e prático de fazer, ou seja, risotto. A escolha do que fazer com ele foi decidida apenas pelo fato que era o que tinha na geladeira e em seu melhor momento para uso. Aspargos e salmão defumado não é uma combinação conhecida por mim, mas felizmente resultou em um conjunto bem interessante e saboroso, casou muito bem!

Bom, ainda falta mais da metade para arrumar, então vou voltar para a labuta e mandar a fadiga pós almoço embora...mas um bom cochilo agora cairia muito bem...

Beijocas e bom começo de semana!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes


4 e 1/2 xícaras de caldo de legumes ou de frango
300g de aspargos verdes lavados e cortados em 3 pedaços
1 cebola pequena
4 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara de arroz arbório
1/2 xícara de vinho branco seco
Fatias de salmão defumado a gosto

Modo de preparo

1. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo. Quando ferver, acrescente os aspargos e deixe cozinhar por 4 a 5 minutos, ou até ficar "al dente". Tire do caldo e transfira imediatamente para uma tigela com água gelada (com gelo. Esse processo se chama branqueamento). Retire os aspargos do banho de água gelada e reserve.  Deixe o caldo ao lado sempre aquecido. 

2. Em uma panela, derreta  2 colheres (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione os aspargos, o salmão defumado e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

Sirva imediatamente.


domingo, 24 de julho de 2011

Brownie, Perfeito Brownie...


Acho que qualquer sobremesa que tenha chocolate como seu ingrediente principal dispensa qualquer tipo de apresentação, não é? Pois é, também acho! Mas com esse brownie precisei fazer algo mais. Por que não, ele não poderia ser chamado apenas de brownie...seria um tanto singelo para tamanha satisfação e experiência não engrandecer o título desse post, seria na verdade injusto...já que esse brownie foi eleito como o melhor brownie (everrr) de todos que provaram aqui em casa (e de outras amigas que provaram em outra oportunidade). 

A princípio fazer uma sobremesa tão rica (em calorias, é claro), suntuosa e atrativa, quando se está tentando entrar em uma possível dieta, parece algo tão contrário quanto correr de costas. Mas ok, quem disse que para comer chocolate precisa haver sentido? Bom, para mim não. Precisa apenas de vontade...e essa não costuma faltar por aqui, quer dizer acho que em muitos lares ao redor do mundo...chocolate é algo como preferência mundial? Deve ser!

Bom, e quem me concedeu a deliciosa oportunidade de preparar essa sobremesa foi a minha super querida, talentosa e linda amiga Glau. A receitinha eu busquei lá no Quitandoca e como já havia provado em uma oportunidade onde a própria Glau preparou, tinha certeza que essa seria a sobremesa perfeita para receber minha mãe, irmã e sobrinhos em casa. Um mimo de verdade!

E por fim, quem sabe talvez essa possa ter sido uma possível despedida de sobremesas por um tempo? Pode ser, mas acho que vou esperar mais uns 10 dias já que meu Bday está próximo...é uma boa desculpa, não é mesmo? Ah, é sim!

Beijos e um lindo domingo para vocês!


Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 30 minutos
Rendimento: 8 porções

Ingredientes

340g de açúcar refinado (eu usei cristal)
5 ovos inteiros
300g de chocolate picado meio amargo
280g de manteiga sem sal
145g de farinha de trigo
15g de cacau em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha (A Glau não usou, então fica opcional, tá?)
1/2 xícara de nozes picadas

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Forre o fundo e as laterais de uma forma com papel manteiga. Você também pode usar uma forma anti-aderente para não grudas. Se não puder fazer nenhuma das opções, unte com manteiga e polvilhe com o cacau. Reserve.

2. Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga até ficar bem liso e homogêneo. Em outra tigela, bata os ovos com o açúcar (vai na mão mesmo, tá? Pode ser com um fouet). Acrescente aos poucos a mistura de chocolate e a baunilha, misture bem. Adicione a farinha e o cacau em pó peneirados. Misture para incorporar e acrescente as nozes. Distribua a massa na forma previamente preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 30 minutos (depende de cada forno, ok?). Para fazer o teste do palito, ele deve sair ainda um pouco úmido.

Retire do forno e deixe esfriar antes de cortar. 

Sirva com sorvete, chantilly, puro ou como eu AMEI fazer, com morangos frescos...fica perfeito!

sábado, 23 de julho de 2011

Conchiglione Recheado com Creme de Queijo e Abobrinha



Minhas idéias em torno do que me deixaria feliz em cada almoço durante a semana renderam bons pratos nos últimos dias, é claro que o fato de poder prepara-los traz um pouco mais de prazer, mas pensar no assunto e desenvolve-lo em minha cozinha é um privilégio que espero nunca perder.

Na última quinta-feira enquanto assistia uma das melhores etapas do Tour de France desse ano, a idéia de comer uma massa recheada não saia da minha cabeça. Infelizmente fazer massa fresca, e rechear em 2 horas, não estava em meus planos, portanto optei por algo mais rápido e pulei a etapa da massa, ou seja, usei massa seca, excelente opção inclusive, já que tive tempo suficiente para ver a linda chegada da etapa 18 e é claro, vibrar com a possível chance do Andy levar a camisa amarela para Luxemburgo.

Aqui a estrela do prato, devo confessar, que foi o creme de queijo junto com o molho de tomates. Me diz aí quem não gosta dessa combinação? Eu adoro! Acho que a delicadeza e ainda assim o sabor marcante me deixou tão satisfeita que penso se não seria uma boa idéia aproveitar e que sabe usar em um sanduíche ou algo do tipo. E claro que para não achar que ando exagerando nas calorias, coloquei um verdinho que ficou por conta da abobrinha e deu um toque bem especial.

Bom, se fico feliz em pensar no que vou cozinhar para o almoço, imagina depois que como...nesse caso fiquei tão animada que parti para o preparo de um sobremesa, mas isso é papo para outro post...

Beijos e bom sábado para vocês!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes 

400g de conchiglione grande 
250g de creme de ricota
1/3 xícara de queijo grana padano
2 colheres (sopa) de queijo de cabra (Pode trocar por outro se não tiver - eu usei para terminar o que já tinha aberto anteriormente)
Sal e pimenta do reino branca a gosto
1 abobrinha pequena cortada em cubinhos

Molho de tomate para acompanhar. Aqui tem a receita que usei.

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 220 graus. Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções do fabricante ou até que fique al dente.

2. Enquanto a massa está cozinhando, prepare o recheio. Misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve.

3. Quando a massa estiver cozida, recheie cada concha com o creme de queijo. Coloque o molho de tomate no fundo da assadeira que for levar ao forno e disponha as conchas recheadas sobre o molho. Você pode colocar um pouco de grana padano em cima (eu não coloquei por que o meu acabou só no creme). Leve ao forno para gratinar por uns 5 a 7 minutos. Retire do forno e sirva.

Fácil, né? Eu adorei também o formato da florzinha no prato...um mimo para mim mesma!


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Roast Beef de Filet Mignon com Manteiga de Ervas Finas

























Foto da Glau

Provavelmente essa deve ser a quinta vez que faço esse filet aqui em casa, possivelmente é um dos melhores jeitos de preparar esse corte...e com certeza é a forma mais prática que já encontrei para preparar, além de especialmente fabulosa no sabor.

É o tipo de preparação que você começa a fazer um dias antes. Mas peraí, eu não falei que era prática?! Mas é, vamos chegar lá. A única coisa a fazer um dia antes é temperar o filet com sal e deixar na geladeira. O que já me leva ao outro ponto, já que fiquei intrigada quando li a receita pela primeira vez. Como assim? Colocar sal antes? Não vai desidratar a carne? Não vai ficar salgado demais? Pois é. Não e não. Não fica desitradata, muito pelo contrário, fica extremamente macia. E não, não fica salgada demais...fica no ponto, já que a quantidade que colocamos é bem pequena. O sal trabalha aqui então totalmente a favor, fazendo com que a carne fique mais suculenta e macia...ou seja, excelente opção para outros cortes que não são tão macios como filet. Ótima dica, não é? Eu adoro!

Bom, mas e o molho. É não teve. Na verdade teria...mas eu o estraguei no meio do caminho e optei por algo simples, rápido e que combinaria super bem, uma manteiga de ervas. Já fiz com molho de vinho do porto, vinho tinto e redução do próprio caldo. De todas as formas foi sempre um excelente acompanhamento e em todas as vezes que servi esse filet, agradou a todos os convidados...ou seja, prato chave!

As fotos são da minha amiga Glau. E por falar na Glau e em seu talento, ela começou um novo projeto de fotografia onde é possível contratá-la para fazer lindos ensaios...o meu vai ser ainda esse ano! Cliquem aqui e vejam com seus próprios olhos o que eu quero dizer...é talento demais!

Beijocas e boa sexta-feira para vocês!

Foto da Glau

Tempo de preparo: 15 MinutosTempo de descanso: 1 noite
Rendimento: 10 porções (para o da foto, eu reduzi para 3 a 4 porções). Mas já fiz a quantidade total e o que sobrou foi o astro de deliciosos sanduíches para mim e para o Amore.

Ingredientes

Aproximadamente 2kg de filet mignon limpo
2 colheres (chá) de sal marinho ou flor de sal (Se for usar o sal fino, use metade)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva virgem
2 colheres (sopa) de grãos de pimenta do reino preta moídos grosseiramente

Para a manteiga de ervas

1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 colher (sopa) de manjericão fresco picadinho
1/2 colher (sopa) de tomilho fresco picadinho
1/2 colher (sopa) de alecrim fresco picadinho
Sal a gosto

Modo de preparo

1. Tempere a carne com o sal e leve ao refrigerador. Deixe descansar por 1 noite ou por até 24 horas. Eu costumo amarrar o filet para ele não perder o formato. Você pode usar um barbante culinário e fazer o mesmo, ok?

2. Depois do período de descanso, pré aqueça o forno a 220 graus. Pincele a carne com o azeite e distribua a pimenta moída. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos para ter o ponto da foto. O único porém pode vir aqui, já que cada forna se comporta de forma diferente. Pode ser que no seu seja um pouco mais ou um pouco menos, então fique de olho ou use um termometro para ajudar, ok?

3. Enquanto a carne está no forno, prepare a manteiga. Misture todos os ingredientes e coloque sobre uma folha de papel filme. Enrole como um bastão e leve a geladeira para firmar.

Retire a carne do forno e deixe descansar pelo menos 5 minutos para que os sucos da carne voltem para seu interior. Após esse período, fatie a carne e sirva com um pedaço da manteiga de ervas.

Vai por mim, é uma ótima pedida para qualquer jantar.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Panna Cotta de Baunilha com Compota de Blueberries



Acho que a panna cotta é uma das sobremesas que mais gosto de fazer. Embora não as prepare com a frequência que gostaria, toda vez que o faço me sinto super bem. Vários motivos envolvidos aí, mas o primeiro é o fato de ser tão bonita, limpa, pura...não sei o que é, mas algo em relação a essa cor branca profunda faz com que eu olhe e veja algo tão delicado me deixa bem feliz. Outro motivo é o fato de ser tão rápida de preparar e ser uma excelente opção quando tenho creme de leite a mais na geladeira....adoro sobremesas assim, poucos ingredientes e tão deliciosas por assim ser!

Essa foi feita enquanto eu enfrentava uma pia de louças que não tive coragem de combater na noite de ontem, uma boa dica portanto, para me fazer imaginar que esse é um bom momento quando na verdade estou lavando louça e pensando apenas no preparo....coisas da minha cabeça.

Enfim, como todas as outras que já preparei, essa variação da calda me deixou muito satisfeita pelo visual e pelo equilíbrio com o doce. Excelente fim de refeição...assim como o início...

Beijos e boa quinta-feira para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 6 Porções

Ingredientes

1/4 xícara de leite
2 e 1/2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
3 xícaras de creme de leite fresco
2/3 xícara de açúcar
1 e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Calda

1 xícara de blueberries (mirtilos) frescos
1/3 xícara de vinho branco seco
1/4 xícara de açúcar

Modo de preparo

1. Salpique a gelatina em pó no leite frio e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Quando passar esse tempo, dissolva em banho maria até que fiquei líquida. Você pode fazer essa etapa no forno de microondas, mas tome cuidado para não usar potência máxima e não deixar a gelatina aquecer demais, pois se isso ocorrer ela perde as propriedades gelificantes que queremos, ok?

2. Leve ao fogo médio o creme de leite com o açúcar, mexa constantemente e quando o açúcar estiver dissolvido, desligue o fogo. Não deixe ferver. Acrescente a gelatina derretida e a baunilha. Distribua em potinhos do tamanho desejado e leve a geladeira até firmar, aproximadamente 3 horas.

3. Enquanto a panna cotta está na geladeira, prepare a calda. Leve ao fogo baixo todos os ingredientes, cozinhe lentamente até que a calda fique bem encorpada mas com algunas blueberries ainda inteiras. Retire do fogo e deixe esfriar.

Sirva a panna cotta gelada com a cada fria...sucesso total!

Eu fiz meia receita e consegui 3 e 1/2 potinhos...no primeiro dia o Amore comeu quase tudo, sobrou apenas o da foto para mim...rsrsrs...ou seja, é boa de verdadeeeee!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tortinha de Legumes e Queijo de Cabra



Minha capacidade de inventar o que comer algumas vezes parece totalmente prejudicada por uma imensa vontade de não fazer nada, absolutamente nada. Acho que por ter tantas atividades normalmente, passar alguns dias em casa sem ter que preocupar com as aulas da faculdade, com relatórios do trabalho e acima de tudo com os horários para tudo isso, me deixa de certa forma até impaciente...e claro, preguiçosa. É um efeito interessante, já que quando sempre estou fazendo algo minha necessidade de não parar aumenta...e quando estou mais tranquila, parece que quero ficar mais....bom, de qualquer forma meu coro hoje foi: Xô Preguiça!

Mas como ainda não posso me aventurar muito pelo meu local preferido em casa, a receita da vez foi uma adaptação de uma torta que a Glau fez e que me lembra muito minha infância, já que minha mãe sempre fazia e sempre que possível dava aquela variada no recheio para agradar todo mundo. Coisa de mãe, sabe? E por ser receita de mãe, é bem daquelas que são pá pum, bate no liquidificador, leva ao forno...coloca a mesa e pronto! Hora de comer! Foi perfeita para o que entendo ser uma boa noite de terça-feira...

...faltou apenas uma taça de vinho, infelizmente os remédios ainda não me permitem...mas um suco de uva dá uma disfarçada, né?



Beijos para vocês!

Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 35 a 40 Minutos (varia de cada forno, ok?)
Rendimento: 6 a 8 Porções

Ingredientes

3 ovos
1/2 xícara de óleo de semente de uva (se não tiver use outro de sua preferência)
1/2 xícara de azeite de oliva virgem
2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal e Pimenta do reino a gosto

Para o recheio (na verdade misturei tudo na massa...mais prático, né?)

1 abobrinha pequena cortada em cubos pequenos
3 talos de aspargos cortados em rodelas
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos pequenos
1 cenoura pequena cortada em cubos pequenos
1 dente de alho cortado em cubinhos bem pequenos
4 a 5 colheres (sopa) de queijo de cabra fresco
Tomilho a gosto
Alecrim a gosto
Sal e Pimenta do Reino a gosto

Farinha de rosca ou panko para cobertura

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Unte e enfarinhe uma assadeira grande ou então 6 ramekins. Reserve.

2. No liquidificador bata todos os ingredientes da massa com exceção do fermento em pó. Retire do liquidificador coloque em uma tigela grande e acrescente todos os ingredientes do recheio, com exceção do queijo de cabra e do panko (Ou farinha de rosca). Misture bem.

3. Distribua a massa no refratário preparado, salpique com o queijo de cabra e com o panko (ou farinha de rosca). Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou até que esteja dourada e assada por dentro. 

Sirva com uma saladinha verde que vai ser sucesso garantido, ok?

Obs.: O recheio pode ser qualquer um. A Glau fez com carne, minha mãe fazia com frango ou presunto, queijo e tomate...ela fazia de atum também. Use o que tiver na geladeira ou o que sobrar do almoço do dia anterior, é super prática por isso!



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mousse de Manga e Iogurte



Tá, outro mousse...um atrás do outro. Eu sei. Mas fazer o que? Ainda não estou liberada para cozinhar de verdade e pelo menos esse tipo de preparo não dá trabalho nenhum e também não precisa de fogo. Ou seja, perfeito para quem acabou de tirar alguns pontinhos do olho direito horas atrás. Meu médico agradece!   

Bom, mas não é por ser fácil que esse mousse deixa de ser delicado e delicioso. Ou melhor, fabuloso! É bem leve e acredito que uma excelente opção para quem não quer exagerar nas calorias e mesmo assim comer uma sobremesa que faça a diferença, resumindo: Eu! Aprovado com nota máxima espero que também faça o mesmo sucesso com o Amore....mas aí já são outros 500...

Beijocas e uma linda semana para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de refrigeração: Pelo menos 2 horas
Rendimento: 6 Porções

Ingredientes

2 xícaras de purê de manga fresca (é só bater a manga no liquidificador e medir)
1/4 xícara de água fria
1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
1/3 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de iogurte natural (eu usei integral)
1 xícara de creme de leite fresco

Modo de preparo

1. Salpique a gelatina na água fria e deixe descansar por 5 minutos. Quando passar esse tempo, derreta a gelatina no microondas em potência média por 25 segundos. 

2. Bata no liquidificador o purê de manga com o açúcar, a baunilha e a gelatina dissolvida até misturar bem. Retire do liquidificador e coloque em uma tigela. Acrescente o iogurte e misture bem para incorporar. Reserve.

3. Bata o creme de leite fresco até obter um ponto de chantilly médio (Não deixe muito firme senão fica difícil para incorporar a mousse). Comece incorporando 1/3 do creme batido a mistura de manga. Quando estiver bem homogêneo, incorpore delicadamente (com movimentos envolventes) o restante do creme batido até que fique um creme liso e homogêneo. 

Divida em taças individuais (aqui eu usei xícaras de chá que ganhei da minha mãe e achei que ficou super charmoso) e leve ao refrigerador por pelo menos 2 horas para firmar. Decore com pedacinhos de manga e sirva bem gelado.

Fácil, né?


sábado, 16 de julho de 2011

Mousse de Chocolate Branco e Limão Siciliano com Caldinha de Vinho do Porto e Blueberry




Lembram da torta de chocolate branco do início da semana? Pois é, sobrou um pouco do recheio e resolvi dar uma incrementada, sabe? Nada muito complicado...na verdade nada complicado, foi apenas um toque de limão que me fez ficar completamente apaixonada por essa sobremesa.

Mas já que daria um toque aí, por que não pensar em outro para cobrir? Então assim o fiz, decidi fazer uma calda de vinho do porto com um xarope de blueberry para enriquecer um pouco mais a sobremesa. E devo confessar, não só enriqueceu como foi uma deliciosa e super elegante cia para a mousse. Definitivamente minha sobremesa preferida dos últimos tempos!

Bom, provavelmente essa hora devo estar deitada e descansando...mas o fato é que serão apenas alguns dias de repouso e espero logo logo estar de volta e quem sabe fazer essa deliciosa sobremesa denovo? Eu adoraria!

Beijocas e bom sábado!

Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 4 a 6 porções

Ingredientes para a mousse


180g de chocolate branco de boa qualidade
1 e 1/4 xícara de creme de leite fresco
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
2 claras de ovo
1/8 colher (chá) de cremor tártaro
Raspas de 2 limões sicilianos

Ingredientes para a calda 

1/2 xícara de vinho do porto
2 colheres (sopa) de xarope de blueberry

Morangos picados para decorar

Modo de preparo

1. Em banho-maria, derreta o chocolate com 1/4 de xícara de creme de leite fresco. Quando estiver bem derretido e incorporado, retire o bowl do banho-maria e deixe a mistura de chocolate esfriar até atingir a temperatura ambiente. Enquanto isso bata as claras com o cremor tártaro em ponto de neve médio, não deixe ficar muito secas. Bata o restante do creme de leite (1 xícara) com a baunilha até atingir um ponto de chantilly médio.
Quando o creme de chocolate estiver em temperatura ambiente incorpore as claras em neve. Depois acrescente o creme de leite batido e incorpore delicadamente. Acrescente as raspas de limão e distribua em taças de vidro.

Leve a geladeira por pelo menos 2 horas.

2. Enquanto isso prepare a calda. Leve o vinho e o xarope de blueberry ao fogo e deixe reduzir pela metade. Deixe esfriar completamente.

3. Para a montagem, distribua os morangos picados sobre a mousse e regue com a calda. Sirva gelado.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Penne a Bolentina
























Aqui em casa só eu que vou para a cozinha, o Amore não cozinha, mas ele é ótimo para dar palpites no que quer comer. Um bom exemplo é esse molho, o nome é uma criação dele e motivo de discussão com o meu sogro. Por que? Bom, por que como todo bom italiano, o meu sogro é daqueles que gosta da boa e tradicional comida italiana, sabe? A comida da Mama e da Nona. Além disso ele é bom cozinheiro também! Faz o melhor molho bolonhesa que já comi até hoje.

Bom, mas o que isso tem a ver com o nome de batismo desse molho? Pois bem, o meu sogro costuma comemorar os aniversários dele com uma noite de comida italiana preparada por ele. Normalmente é servido gnocchi, que é a especialidade da casa. Nos últimos anos ele costumava sevir o gnocchi a bolonhesa e outro a sorrentina. Bom, foi daí que o Amore falou: "Ah Pai, eu quero os dois...coloca o melhor de cada um no meu prato, ok? Quero um bolentina!". O meu sogro não gostou nada no início, mas acabou cedendo ao pedido do Amore. Coisas de pai, né?

O fato é que agora o bolentina é o mais pedido nesses jantares. O que é bom! Visto que realmente é delicioso...mas tenho certeza que faz muitos italianos revirarem por aí...vai entender, né? Eu só sei que bolentina, bolonhesa ou sorrentina...qualquer um deles é uma excelente pedida! Adoro!

Bom, mudando um pouco de assunto...hoje é minha cirurgia. Ficarei uns 15 dias de molho em casa, mas acho que antes disso consigo ir na cozinha preparar uma ou outra guloseima para nós, ok? Alguns posts estarão programados...mas a frequência provalvemente deve diminuir...por uma boa causa é claro, não é?

Torçam por mim, ok?

Beijo grande!



Tempo de preparo: 1 hora e 45 minutos (eu já tinha congelado...reduzi para 15 minutos)
Rendimento: 3 a 4 Porções


Ingredientes para o molho

1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola pequena picada
1 talo de salsão picado
1/2 cenoura picada
300g de carne moída (Use uma carne magra)
1/3 xícara de vinho branco seco
1/3 xícara de leite
Uma boa pitada de Noz-Moscada ralada na hora
400g de tomate em lata picado
200 a 300ml de caldo de galinha
Sal e Pimenta-do-reino

350 a 400g de penne ou outra massa de sua preferência
150g de mussarela de búfala fatiada 
Folhas de manjericão para finalizar

Modo de preparo 

1. Derreta a manteiga e o azeite em uma panela com fundo reforçado, em fogo baixo. Acrescente a cebola, o salsão e a cenoura e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minuto até ficarem macios e sem cor. Acrescente a carne e tempere com o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo médio, até que a carne fique rosada.
Coloque o vinho e deixe ferver, cozinhe lentamente por 15 minutos, até o vinho evaporar. 
Adicione o leite e a noz moscada e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até evaporar o leite. Junte os tomates e cozinhe sem a tampa em fogo muito baixo, por mais ou menos 1 a 1 hora e meia (Depende do seu tempo). O molho fica bem grosso, por isso acrescente o caldo de galinha aos poucos cada vez que o molho começar a grudar.

2. Pré aqueça o forno a 220 graus. Cozinhe a massa água salgada abundante de acordo com as instruções do fabricante. Como é uma massa que será gratinada, eu deixei em torno de 2 minutos menos (depende da massa que for usar, ok?) para não ficar muito mole. 
Escorra a massa, coloque em um refratário que será levado ao forno (aqui eu coloquei no prato mesmo), cubra com uma quantidade generosa do molho, distribua a mussarela de búfala por cima e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 5 a 10 minutos, ou até que o queijo derreta bem.

Decore com as folhas de manjericão e sirva imediatamente.


O vinho escolhido para harmonizar com o prato foi um espanhol, vindo da Ribeira del Duero e a bodega é a Arrocal, que dá mesmo nome ao vinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...