sexta-feira, 13 de abril de 2012

Polenta com Creme de Cogumelos


Os útimos dias foram as voltas em como preparar um prato de picanha de forma elegante e dentro dos padrões escolhidos pelo professor para nossa prova de Técnicas Complementares de Cozinha. Então imagina alguém que acorda pensando em carne e dorme pensando em carne? Pois é, essa sou eu e essa tem sido minha rotina.

Não que seja de um grau de dificuldade elevado, mas quando penso em picanha automaticamente penso em churrasco, salada de batata, vinagrete, mandioca, farofa e pão com alho...era praticamente inevitável. Então o primeiro passo foi abrir minha mente e pensar esse corte como algo que pode ser servido de forma elegante e minimalista...na verdade acho que essa foi a pior parte, abrir minha mente...é interessante quando temos um padrão e de repente você tem que sair da zona de conforto para tentar algo novo, não é? Mas foi bom! Foi muito bom! Eu e meu grupo criamos um prato interessante, inusitado e claro, muito saboroso também! Agora é só esperar a segunda-feira chegar e ver o que o professor acha...

Bom, e nessa conversa de só pensar em carne dia e noite, eu não queria comer outra coisa...quer dizer, queria comer qualquer coisa que não fosse carne. Normal e até saudável eu diria...pelo menos uma vez ou outra, já que mesmo depois de algumas tentativas, já entendi que não consigo viver sem esse delicioso pedaço de proteína.
O fato é que no almoço de terça-feira resolvi que queria comer outra deliciosa proteína, mas dessa vez eu iria de cogumelos. Foi perfeito! Não poderia esperar nada melhor do meu almoço, que além de ter sido preparado rapidamente, me trouxe uma nostalgia em torno da polenta mole...lembra casa de mãe, sabe? Tudo de bom! Adorei e estou torcendo para que as noites frias que se aproximam de Brasília venham com tudo para que o prato possa ser repetido...mas dessa vez com uma bela taça de vinho e com a mais que perfeita companhia do meu Amore...

Beijos para vocês e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes para polenta

Aproximadamente 300ml de caldo de legumes
Aproximadamente 300ml de leite
6 colheres (sopa) de polenta instantânea
1/4 xícara de queijo grana padano ralado (se não tiver use um parmesão de qualidade)
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e Pimenta do reino a gosto

Ingredientes para os cogumelos

400g de cogumelos variados (Eu usei shitake e paris)
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola roxa pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho picadinho
1/2 xícara de creme de leite fresco (se precisar use um pouco mais)
Sal e pimenta a gosto
Tomilho e orégano fresco a gosto

Modo de preparo

1. Começe pelos cogumelos. Aqueça o azeite e a manteiga em fogo médio e refogue a cebola até que fique translúcida. Acrescente o alho e refogue por 30 segundos. Adicione os cogumelos e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até que fique no ponto desejado (eu sempre deixo um pouco mais al dente). Acrescente o creme de leite e as ervas, deixe reduzir um pouco, corriga o sal e reserve.

2. Leve o caldo de legumes e o leite ao fogo em uma panela de fundo grosso, eu usei uma de ferro. Quando começar a ferver, salpique a farinha da polenta, mexendo constantemente. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar de acordo com as instruções da embalagem (no meu caso foram apenas 2 minutos). Desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e a manteiga, misture novamente.

Para servir, coloque uma porções de polenta em um prato fundo e finalize com os cogumelos. Decore a gosto e sirva imediatamente.

Dica: Esse creme de cogumelos fica ótimo para comer com pão ou então como molho de uma massa comprida.





4 comentários :

  1. Ficou suuper chique Stefãnia. Eu amo cogumelos, acho tão sofisticado, pena que aqui no Brasil não temos uma cultura tão ampla em utilizá-los né.

    ResponderExcluir
  2. Post maravilhoso, Stefânia! Desejo sorte no desafio - e que desafio! De fato é difícil superar padrões, ainda mais aqueles em que a consciência coletiva predomina. A polenta com cogumelos deve ser deliciosa, como todas as receitas que encontro por aqui. Depois conta para nós as impressões do professor. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do aspecto desta refeição, que apetitosa!

    ResponderExcluir
  4. huuuuuummm... tenho ctza q estava ótimo! vou experimentar fazer!
    nesse fds fiz uma receita parente pobre dessa!rs... tá aqui: http://agoraquesoudonadecasa.blogspot.com.br/2012/04/confort-food-polenta-cremosa-com-ragu.html
    o marido q n curte polenta, amou!
    :-)
    adoro o seu blog, stephânia!
    bjos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...