sexta-feira, 26 de abril de 2013

Macarons de Trufa de Grand Marnier...para o dia do vizinho


O dia do vizinho é amanhã. 

Aqui em Brasília não há aquele hábito, ou pelo menos ainda não experimentei, de ir no vizinho, fazer amizade com aqueles que dividem o andar do seu apartamento...que encontra no elevador, na saída da garagem...enfim, aqui é cada um no seu canto e não há muita conversa. O que na verdade é muito estranho para mim. Fui criada no interior, onde você faz amizade com facilidade, onde quando falta uma xícara de açúcar ou um ovo é no vizinho que você vai pedir socorro...aqui? Agente vai no supermercado...ah, e pega carro para fazer isso...coisas de Brasília...melhor? Pior? Nada disso, é apenas diferente.


Mas enfim, amanhã é o dia do vizinho e por que não presentear pessoas que você encontra diariamente? Bom, apesar desse hábito brasiliense, eu vou voltar as minhas raízes e mandar um pouquinho daquilo que saiu hoje da minha cozinha, com carinho, com atenção...e claro, com um embrulho todo especial. Macarons, com trufa de grand marnier...e um cartãozinho especial! 

Por que sim, gentileza gera gentileza, não é mesmo?

E vocês, já preparam os quitutes para o dia do vizinho?

Beijos e bom fim de semana!

domingo, 21 de abril de 2013

Crème Brûlée de Café e Cognac

E a chuva que está quase se despedindo de Brasília, já me deixa saudades e uma imensa vontade de prolongar esses dias de outono que nos presenteia com temperaturas mais agradáveis e pequenos momentos chuvosos. Dias que são perfeitos para um jantar mais aconchegante, um bom vinho, aquele cobertor que ficou, por alguns meses, esquecido dentro do armário e claro, aquela companhia especial para completar o momento. Posso resumir que esse é o desenho de uma noite perfeita para mim.

Então quando penso nas temperaturas mais amenas quero sempre brindá-las com um jantar mais intimista, pratos com sabor de casa, comida quentinha e uma sobremesa mais "untuosa". Se vocês, assim como eu, já pensam em crème brûlée, saibam que é o casamento perfeito entre praticidade, sabor e a possibilidade de impressionar qualquer convidado. Me digam, quem não fica mais feliz ao quebrar aquela casquinha de açúcar de um bom crème brûlée? De ouvir o tilintar dos pequenos pedaços de caramelo que se desfazem e trazem a tona um creme denso, aveludado e muito saboroso? Enfim...só de falar já me dá a mesma sensação. 

Adoro o poder que a comida tem. Ela transforma pequenos momentos em deliciosas experiências...assim como uma noite chuvosa e fria...completam qualquer situação.

Beijos para vocês e bom domingo!


Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: + ou - 35 Minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

2 xícaras de creme de leite fresco
1/3 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de café instantâneo (Nescafé)
6 gemas
1 colher (sopa) de cognac (Pode ser substituído por Bailey's)
1 fava de baunilha
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 170 graus. Separe 4 ramekins com capacidade para aproximadamente 3/4 xícara cada um e disponha sobre uma assadeira
funda.

2. Em uma panela, misture o creme de leite com o açúcar e a baunilha. Leve ao fogo médio mexendo sempre até que o açúcar dissolva (não deixeferver). Retire do fogo e dissolva o café nessa mistura. Reserve.

3. Bata as gemas ligeiramente com o cognac e acrescente aos poucos a mistura de creme de leite e café. Misture bem até que fique homogêneo. Distribua o preparo igualmente nos ramekins que estavam preparados.
Leve ao forno pré aquecido, em banho maria, por aproximadamente 35 minutos, ou até que o centro esteja levemente firme (Ele ainda deve balançar um pouco, como um pudim mais mole). Retire do forno e deixe esfriar completamente. Após esfriar, leve ao refrigerador e deixe descansar pelo menos 4 horas. O ideal é deixar uma noite.

4. Após descansar, retire da geladeira e distribua o açúcar mascavo sobre o preparo. Com a ajuda de um maçarico, queime o açúcar derreter, mas cuidado para não queimar. Deixe esfriar para o caramelo firmar e
sirva.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Oui, macarons! S'il vous plaît!








Fotos: Quitandoca Fotografia

Há duas memórias que me acompanham frequentemente quando estou a volta desses delicados doces. A primeira é claro vem do meu casamento, aquele dia tão especial e mágico onde pude trazer pequenos toques pessoais, como produzir mais de 500 macarons para meus queridos amigos que nos prestigiavam. Foi inesquecível!

 Já a segunda, lembro das minhas amigas e sua ajuda naquele quase "ritual" que foi aprender a lidar com esse doce tão especial. Tentativas e erros. Surpresas seguidas de grandes alegrias em vê-los tomar forma e sabor. E claro, muitas risadas, conversas e confidências que ampliam esse sentimento de carinho que sentimos uma pelas outras. Nunca esquecerei.


Hoje, já com a técnica mais avançada e muitos acertos na cozinha, penso que evoluí muito nesse processo e tenho o prazer de a cada dia descobrir novas idéias, sabores, cores...explorar mais o que esse delicado docinho pode proporcionar.

E foi então que juntei novamente essa experiência com uma memória tão especial. Minha querida amiga Glau, fotógrafa super talentosa, me convidou para fazer um mini editorial com macarons. Sem pensar duas vezes aceitei. Seria uma excelente oportunidade de trazer mais poesia e beleza para os macarons, já que aos olhos e lentes da Glau, tudo se torna mais especial, n'est pas? E claro, passar uma tarde com amigas especiais dá mais valor ainda!

Resultado: uma tarde muito agradável, boas conversas, risadas e muita alegria no ar!

Esse é o primeiro de alguns que pretendemos fazer ao longo do ano, cada um com um detalhe e proposta diferente.

















Espero que gostem!

Ahh, os sabores são:

Macarons de Cassis e Frutas Vermelhas
Macarons de Limoncello
Macarons de Trufas de Limão
Macarons de Pistache

Fotos: Quitandoca Fotografia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...