sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Melhor Bolo de coco...para aquecer corações e a casa nesse inverno...



Acho que a maioria de nós já deve ter ouvido por aí que a cozinha é o coração da casa, não é mesmo? Que é ali que tudo começa, onde as pessoas se reúnem, onde boas histórias começam...é aquele lugar que sempre vamos ter alguma lembrança boa, não importa se é da nossa cozinha, da cozinha das avós, de nossa mãe...enfim, a cozinha é realmente um dos cômodos mais especiais em uma casa.
Bom, aqui no Canadá não poderia ser diferente e é comum você conversar com alguém e a mesma afirmação ser feita. Tenho certeza que atravessando os oceanos também não muda nada...a cozinha deve ser o coração da maioria das casas! 

Pois bem, a cozinha aqui em terras geladas tem um papel mais que especial. No passado a cozinha era além de tudo uma fonte de calor. As mães e avós acendiam os fogões a lenha e era dali que surgia a mais importante fonte de aquecimento das casas no inverno...como era um dos cômodos da casa melhor aquecidos, era comum toda a família se reunir ali e passar horas...conversando, comendo...e claro, se aquecendo.

Felizmente a modernidade nos trouxe, além de tudo, a conveniência de ter aquecedores em cada cômodo, escolher a temperatura de cada um deles individualmente...e o melhor de tudo, sem se preocupar em ir atrás de lenha para acender a chaminé ou o fogão a lenha! 
Mas mesmo assim, mesmo sabendo que lá fora a temperatura está em torno de -15ºC e aqui dentro 21ºC, eu ainda gosto de ligar o meu forno quase que diariamente e sentir que a minha cozinha está mais aquecida, completamente tomada pelos aromas de um bom assado, um bolo...um pão...é uma sensação de aconchego, de tranquilidade...

Por isso, toda semana tenho feito bolos. Não sei se é o frio lá fora, se é apenas para ligar o forno e sentir que a casa começa a ser tomada por um cheirinho bom, mas eu tenho me animado muito em assar um bolinho, comer uma fatia quente...esperar o outro dia e comer outra fatia com uma xícara, ou talvez um bule de chá...oferecer um chocolate quente para o Amore com um bolinho, é um prazer inexplicável também! 
E foi nessa vontade de assar mais um bolo que hoje testei essa receita. No início me pareceu um tanto diferente, mas manteiga, ovo, farinha, coco e baunilha juntos...ah, isso nunca vai dar errado! E não deu mesmo! Logo na primeira garfada já foi eleito o melhor bolo de coco que já provei. Denso, aromático, saboroso...realmente um deleite! E como tudo ainda pode ficar melhor, esse é um daqueles bolos que fica melhor no dia seguinte...ou seja, ótima opção para preparar a noite e comer no café da manhã. De quebra a sua cozinha ainda fica com aquele aroma de bolinho assando....adoro!

Beijos para vocês e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 45 Minutos a 1 hora
Rendimento: 6 porções 

Ingredientes 

230g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar orgânico
1 xícara de farinha de trigo peneirada
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
200g de coco ralado (não adoçado)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma assadeira para bolo inglês. Reserve.

2. Na batedeira, com a ajuda do acessório raquete, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme branco e fofo, mais ou menos 5 minutos. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente 1/2 xícara de farinha de trigo. Quando estiver homogêneo, acrescente os ovos um a um, tomando cuidado para adicionar o seguinte apenas quando o anterior estiver completamente incorporado. Adicione a baunilha e bata mais um pouco. Adicione o restante da farinha e bata apenas para ficar homogêneo (Não bata demais). Acrescente o sal e o coco e misture com ajuda de uma espátula.

3. Transfira a massa para a assadeira preparada e leve ao forno pré-aquecido. Asse por mais ou menos 60 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia limpo (essa massa é muito densa, então o tempo de forno pode variar de acordo com cada forno, aqui em casa demorou em torno de 55 minutos).
Retire de forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Esse bolo se conserva bem por mais ou menos 2 a 3 dias.

Sirva acompanhado de uma boa xícara de chá ou café e de preferência na companhia de um bom livro!

9 comentários :

  1. Parece bom mesmo, mas muita manteiga! Gosto de receitas mais leves, inclusive já sugeri isso. Natalia

    ResponderExcluir
  2. Com o calor que está no Brasil, me animaria comer uma fatia desse bolo com uma bola de sorvete de côco por cima.

    ResponderExcluir
  3. lindo bolo! eu tb adoro cozinhas e seus aromas ;)

    ResponderExcluir
  4. Gosto tanto, ficou bem fofinho.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  5. Olá! Experimentei a receita na sexta e ficou deliciosa! É mesmo o melhor bolo de coco que já provei :)
    A minha versão aqui: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2014/02/bolo-de-coco-para-os-anos-do-pai-e-sim.html
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  6. Amo coco, e na versão bolo sempre melhor
    bjo
    tati candeias

    ResponderExcluir
  7. Ola! Gostaria de saber se realmente este bolo nao leva fermento? Amo todas as suas receitas!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adoro suas receitas, mas esta me deixou com uma dúvida: realmente não leva fermento? Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...