terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Mini Bolos de Banana, Pecans e Canela



Janeiro já está praticamente na metade e para variar já me vem os pensamentos que o ano está "voando" e que eu preciso correr. Literalmente correr. Enquanto escrevo aqui, uma satisfação imensa toma conta de mim. Finalmente coloquei a preguiça de lado e parei de colocar a culpa nos meus joelhos e vou enfim entrar em um dos tantos clubes de corrida da cidade. Ao mesmo tempo que conto essa novidade para vocês, recebo o e-mail de confirmação da minha inscrição. Um mix de sentimentos estão acontecendo ao mesmo tempo, tenho que confessar. Ansiedade, medo, esperança e força de vontade. Ansiedade para começar logo, medo de correr nesse frio de -20°C, esperança que meu joelho não vai reclamar e muita força de vontade para seguir em frente com o projeto da meia maratona que será em 4 meses. Fingers crossed! 

Seguindo a linha de cumprir minhas resoluções e ano novo, além dos treinos de corrida, o desperdício 0 aqui em casa também está a todo vapor! Diversas vezes no último semestre me vi jogando comida fora por diversos motivos, a maioria das vezes foi devido ao fato que não utilizei os ingredientes durante seu prazo de validade. Shame on me, I know!  Então para as bananas que já estavam para lá de maduras, por que não um bolo de banana? Acho que é o melhor destino para bananas já meio "passadas". 
A receita é uma adaptação de um post que a Simone Izumi postou há algum tempo. O bolo é bem fofinho e úmido. A decoração com flores de bananas dá um toque super delicado e não é complicada de fazer, porém é completamente opcional. As minhas baixaram um pouco na massa, mas mesmo assim gostei do resultado final. O bolo sozinho com uma xícara de chá preto já é mais do que suficiente para ter um fim de tarde ou início de dia super agradável.

Então é isso, meus planos estão a todo vapor e o de vocês?

Beijos e boa terça-feira!



Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 20 minutos
Rendimento: 8 mini bolos
Adaptado do site Chocolatria

Ingredientes
4 bananas grandes – 2 amassadas e agregadas na massa e 2 para decoração (Opcional)
10 colheres farinha de rosca
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó
2 ovos grandes
100ml de leite 
100g de sour cream
100g manteiga sem sal derretida, em temperatura ambiente
½ xícara de nozes pecan grosseiramente picadas

Modo de Preparo

  1. Pré aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de rosca 8 forminhas de mini bolos ou uma forma redonda de 25cm de diâmetro. 
  2. Em um bowl, misture a farinha de rosca, o açúcar mascavo, a canela e o fermento. Reserve.
  3. Em outro bowl, misture com a ajuda de um fouet, os ovos com a manteiga, o leite, o sour cream e as bananas amassadas. Adicione os ingredientes secos a mistura de ovos e envolva até obter uma massa homogênea. Acrescente as pecans picadas e misture rapidamente. Transfira a massa para as forminhas preparadas, decore com as rosas de banana (se for usar) e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 20 minutos, se for usar as formas de mini bolo, ou por cerca de 40 minutos, se for usar uma forma grande; asse até que ao inserir um palito no centro do bolo, o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. 
Para as rosas de banana

  1. Pré aqueça o forno a 200°C. Forre um forma grande, de laterais baixas, com Silpat. Fatie as banana em 3 tamanhos diferentes - não mais largas e sim mais compridas: Três rodelas menores para o pistilo e as duas primeiras pétalas, duas fatias médias para as seguintes pétalas e três maiores para as últimas. Disponha as fatias de banana sobre o Silpat e leve ao forno por aproximadamente de 15 minutos ou até que a face virada para baixo esteja caramelada (com o próprio açúcar da fruta). Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos. Desgrude as fatias delicadamente com o auxílio de uma espátula. Modele a rosa e disponha sobre a massa de bolo crua. Uma banana grande rende em média 4 rosas.

4 comentários :

  1. Gosto muito do se blog, fiquei feliz que voltou a postar novas receitas! Gostaria de saber qual o tamanho dessa sua forma de mini bolo, porque ela é muito legal, fica um bolo bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI João,
      Obrigada pela mensagem e pelas visitas no blog!

      A forma que eu usei é essa aqui: http://www.amazon.ca/Norpro-3943-Nonstick-Mini-8-Piece/dp/B000F7657U/ref=pd_sim_sbs_k_2?ie=UTF8&refRID=0NZSFXZ11YWTN4WQ43XF

      Abraços,
      Stefânia

      Excluir
  2. Adorei este bolinho tem optimo aspecto vou levar a receita.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...