quarta-feira, 6 de maio de 2015

Torta de Limão Siciliano


Meus pais virão me visitar em junho! 
Se estou feliz? Estou radiante! Vai ser a primeira visita deles ao Canadá e a primeira viagem internacional. Nosso último encontro foi em maio/2014 e a saudade está apertando cada dia mais, assim, para deixar a viagem ainda mais gostosa para eles, já estou planejando os passeios, os museus que vamos visitar, os parques, restaurantes...e claro, o que vou preparar para eles durante a viagem. Mal posso esperar dia 03 chegar!
Bom, e falando no cardápio, eu quero certamente mostrar um pouco da comida típica da região, os queijos de Charlevoix, as frutas da Île d'Orléans,  os frutos do mar em geral que, além de serem fartos por aqui, são deliciosos; quero levá-los para comer um brunch no Chateau Frontenac, para provar a deliciosa comida escandinava do Chez Boulay e talvez finalizar com uma bela refeição grega no Le Mezzé! Claro que quero cozinhar para eles também. Vou aproveitar cada minuto da estadia deles para matar a saudade e agradá-los de todos os jeitos. São muitos planos, muita alegria e, mesmo ainda faltando pouco menos de 30 dias para a chegada deles., vocês não vão achar estranho se eu confessar que já estou pensando no que cozinhar, não é mesmo? :D

Essa deliciosa torta de limão com certeza já está na lista! A da foto foi feita para o chá da tarde que ofereci para algumas amigas no fim de semana e foi sucesso total! É uma sobremesa super simples de preparar e definitivamente uma das melhores tortas de limão que já comi. Além de super elegante, essa torta é super delicada no paladar e com certeza seria um delicioso acompanhamento tanto para um chá da tarde como para finalizar uma refeição leve de verão ou um jantar especial. Eu por exemplo acho que não precisa de ocasião especial para fazer comida boa...a ocasião é apenas querer comer bem, então com certeza dá para prepará-la com a desculpa de matar aquela vontade de comer um docinho com um "zing" de limão! Qualquer motivo para comer torta de limão é um bom motivo...pelo menos em minha opinião!

Então por hoje as novidades são essas. Espero que vocês estejam bem e que tenham um bom restinho de semana! 

Beijos,
Stef

Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de descanso da massa: 1 hora
Tempo de forno da massa: 18 minutos
Tempo de forno da torta já montada: 30 minutos
Rendimento: 1 torta de aproximadamente 
Quase nada adaptada daqui

Ingredientes para a massa sablé

150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
110g de açúcar impalpável (pode ser açúcar de confeiteiro) 
3 gemas 
250g de farinha de trigo 
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal 

Ingredientes para o recheio de limão

5 ovos
140g de açúcar refinado
150g de creme de leite (35% de gordura)
130ml de suco de limão siciliano
2 colheres (sopa) de raspas de limão siciliano

Modo de preparo 

  1. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira com o acessório que parece uma raquete, até obter um creme branco. Adicione o extrato de baunilha e as gemas. Bata até incorporar. Acrescente a farinha de trigo e bata levemente até incorporar a farinha de trigo. 
  2. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. 
  3. Pré aqueça o forno a 180ºC. Cubra a forma com a massa e depois leve a geladeira novamente antes de levar ao forno.  Cubra a massa com papel alumínio e coloque um peso sobre ele (Grão de feijão, grão de bico, cerâmica própria para esse uso, etc) a fim de evitar que a massa crie bolhas no fundo e cozinhe por igual. Leve ao forno e asse por mais ou menos 8 a 10 minutos. Retire o papel alumínio e o peso, leve novamente ao forno por aproximadamente 8 minutos, ou até que fique levemente dourada, tanto no fundo quanto nas laterais.
  4. Prepare o recheio enquanto a massa está no forno. Misture, com a ajuda de um fouet, todos os ingredientes, com exceção das raspas de limão. Passe a mistura por uma peneira e adicione as raspas de limão. 
  5. Abaixe a temperatura do forno para 160ºC. Cubra a massa já pré-assada com o recheio e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que o centro da massa esteja levemente firme. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir.
Sirva em temperatura ambiente  ou gelada.

Obs.: A massa é suficiente para aproximadamente 1 e 1/2 torta. Mas você pode congelar o restante da massa por até 2 meses ou conservar por até 3 dias na geladeira. 

4 comentários :

  1. mesmo perfeita. adoro assim doces de limão, e essa deve estar magnifica.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda a tua tarte, é bem simples de fazer
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Amei seu blog, uma receita mais magnifica que a outra!
    Parabéns!
    Só uma pergunta, qual o diâmetro da forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice! Obrigada pela visita!

      A forma tem 23cm de diâmetro.

      Abraços,
      Stefânia

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...