terça-feira, 26 de maio de 2015

Financiers



Adoro financiers! Esses deliciosos bolinhos são super delicados, fáceis de fazer e são perfeitos para acompanhar uma xícara de chá ou um café. Então a presença deles era obrigatória no chá que ofereci para minhas amigas. E elas adoraram! Na verdade, acho que foi o item que mais fez sucesso no nosso chá...

Bom, já preparei várias receitas de financiers. Umas com frutas, outras sem. Umas com pasta de pistache, outras com um toque de laranja, com cacau...sempre invento algo com eles e sempre me apaixono por cada variação desse bolinho tão versátil! 
Essa receita em especial foi a melhor que já provei até hoje. Além de aceitar bem todas as variações, tem a melhor textura de todas. Fica crocante por fora, mas bem úmido e macio por dentro. Enfim, é tudo que um financier deve ser!

Espero que vocês provem e aprovem!

E vocês, tem algum bolinho preferido?

Beijos e boa terça!
Stef

Temp de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: 15 minutos (Depende do tamanho da forma)
Rendimento: 30 financiers (Eu usei uma forma de mini-cupcakes)
Receita do maravilhoso Bouchon Bakery.

Ingredientes

120g de açúcar 
60g de farinha de amêndoas
40g de farinha de trigo
100g de clara de ovo
120g de manteiga sem sal
Framboesas ou mirtilos frescos (opcional)

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 230ºC. Unte com manteiga sem sal uma forma de mini cupcakes ou 30 forminhas próprias para financiers. Reserve.
  2. Misture o açúcar com a farinha de amêndoas e a farinha de trigo. Acrescente as claras de ovo e misture até que fique homogêneo. Transfira a manteiga para uma panela pequena e leve ao fogo baixo, deixe a manteiga derreter e adquirir uma coloração caramelo escuro, mas cuidado para não deixar queimar! Esse processo é necessário para termos o que chamamos de "beurre noisette".  Adicione a manteiga "noisette", que deve estar ainda quente, à mistura de amêndoas e claras. Misture bem e transfira para as forminhas preparadas, você pode encher até quase a borda. Se for colocar as frutinhas, preencha 3/4 do conteúdo das forminhas e adicione a fruta.
  3. Abaixe a temperatura do forno para 180ºC e asse os financiers por mais ou menos 15 minutos, ou até que estejam dourados por fora e ainda macios por dentro. 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Torta de Limão Siciliano


Meus pais virão me visitar em junho! 
Se estou feliz? Estou radiante! Vai ser a primeira visita deles ao Canadá e a primeira viagem internacional. Nosso último encontro foi em maio/2014 e a saudade está apertando cada dia mais, assim, para deixar a viagem ainda mais gostosa para eles, já estou planejando os passeios, os museus que vamos visitar, os parques, restaurantes...e claro, o que vou preparar para eles durante a viagem. Mal posso esperar dia 03 chegar!
Bom, e falando no cardápio, eu quero certamente mostrar um pouco da comida típica da região, os queijos de Charlevoix, as frutas da Île d'Orléans,  os frutos do mar em geral que, além de serem fartos por aqui, são deliciosos; quero levá-los para comer um brunch no Chateau Frontenac, para provar a deliciosa comida escandinava do Chez Boulay e talvez finalizar com uma bela refeição grega no Le Mezzé! Claro que quero cozinhar para eles também. Vou aproveitar cada minuto da estadia deles para matar a saudade e agradá-los de todos os jeitos. São muitos planos, muita alegria e, mesmo ainda faltando pouco menos de 30 dias para a chegada deles., vocês não vão achar estranho se eu confessar que já estou pensando no que cozinhar, não é mesmo? :D

Essa deliciosa torta de limão com certeza já está na lista! A da foto foi feita para o chá da tarde que ofereci para algumas amigas no fim de semana e foi sucesso total! É uma sobremesa super simples de preparar e definitivamente uma das melhores tortas de limão que já comi. Além de super elegante, essa torta é super delicada no paladar e com certeza seria um delicioso acompanhamento tanto para um chá da tarde como para finalizar uma refeição leve de verão ou um jantar especial. Eu por exemplo acho que não precisa de ocasião especial para fazer comida boa...a ocasião é apenas querer comer bem, então com certeza dá para prepará-la com a desculpa de matar aquela vontade de comer um docinho com um "zing" de limão! Qualquer motivo para comer torta de limão é um bom motivo...pelo menos em minha opinião!

Então por hoje as novidades são essas. Espero que vocês estejam bem e que tenham um bom restinho de semana! 

Beijos,
Stef

Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de descanso da massa: 1 hora
Tempo de forno da massa: 18 minutos
Tempo de forno da torta já montada: 30 minutos
Rendimento: 1 torta de aproximadamente 
Quase nada adaptada daqui

Ingredientes para a massa sablé

150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
110g de açúcar impalpável (pode ser açúcar de confeiteiro) 
3 gemas 
250g de farinha de trigo 
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal 

Ingredientes para o recheio de limão

5 ovos
140g de açúcar refinado
150g de creme de leite (35% de gordura)
130ml de suco de limão siciliano
2 colheres (sopa) de raspas de limão siciliano

Modo de preparo 

  1. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira com o acessório que parece uma raquete, até obter um creme branco. Adicione o extrato de baunilha e as gemas. Bata até incorporar. Acrescente a farinha de trigo e bata levemente até incorporar a farinha de trigo. 
  2. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. 
  3. Pré aqueça o forno a 180ºC. Cubra a forma com a massa e depois leve a geladeira novamente antes de levar ao forno.  Cubra a massa com papel alumínio e coloque um peso sobre ele (Grão de feijão, grão de bico, cerâmica própria para esse uso, etc) a fim de evitar que a massa crie bolhas no fundo e cozinhe por igual. Leve ao forno e asse por mais ou menos 8 a 10 minutos. Retire o papel alumínio e o peso, leve novamente ao forno por aproximadamente 8 minutos, ou até que fique levemente dourada, tanto no fundo quanto nas laterais.
  4. Prepare o recheio enquanto a massa está no forno. Misture, com a ajuda de um fouet, todos os ingredientes, com exceção das raspas de limão. Passe a mistura por uma peneira e adicione as raspas de limão. 
  5. Abaixe a temperatura do forno para 160ºC. Cubra a massa já pré-assada com o recheio e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que o centro da massa esteja levemente firme. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir.
Sirva em temperatura ambiente  ou gelada.

Obs.: A massa é suficiente para aproximadamente 1 e 1/2 torta. Mas você pode congelar o restante da massa por até 2 meses ou conservar por até 3 dias na geladeira. 

domingo, 3 de maio de 2015

Chá da Tarde e Macarons de Chocolate Branco e Framboesas



Hoje vi bulbos de tulipas crescendo aqui pela vizinhança, sinal que a primavera realmente está chegando, mesmo que mais de 1 mês atrasada, e isso aquece meu coração. Esse renascimento da natureza, o fim da estação glacial e as férias se aproximando, trazem consigo uma energia contagiante e muita vontade de aproveitar cada minuto da vida...trazem alegria!

E com esse sentimento de renovação, inevitavelmente tenho pensado muito no que fazer para aproveitar melhor as novas oportunidades que a vida tem me apresentado e uma das minhas resoluções é cultivar mais as amizades que tenho feito por aqui. Assim, imediatamente me recordo que quando eu ainda morava no Brasil, um dos meus programas favoritos era receber minhas queridas amigas em casa para um chá, brunch, almoço...n'importe quoi! Eu queria mesmo era estar com elas, ter boa comida, boa bebida e claro, boas conversas.  Então, com essas doces recordações visitando meus pensamentos, por que não fazer o mesmo com minhas novas amizades aqui pelas terras do norte? Ótima idéia, não acham?! Enfim, foi assim que convidei meia dúzia de queridas pessoas para um chá da tarde aqui em casa e passamos algumas horas conversando, sorrindo e comendo bem! Foi um fim de tarde super agradável e espero repetir outras vezes! O cardápio foi simples, mas cumpriu bem o papel...vou postando as receitinhas para vocês ao longo da semana, ok? 



A receita de hoje é um item que não pode faltar em um chá da tarde, macarons! Quer dizer, pode faltar sim, mas vocês sabem como eu sou...adoro arrumar um pretexto para preparar essas belezinhas :). Os de hoje são rosas para combinar com as meninas e de chocolate branco e framboesa para aproveitar as belas frutinhas que eu tinha em casa. Eu adorei o resultado final e espero que vocês também gostem!

Ah, e as tulipas? Assim que florescerem, mostro fotos para vocês!

Beijos e bom domingo!



Tempo de preparo dos macarons: 15 Minutos
Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de forno: 15 minutos
Tempo de preparo do recheio: 20 minutos
Rendimento: 60 a 70 macarons de 2,5cm de diâmetro (já recheados)

Ingredientes para os macarons

110g de claras de ovo em temperatura ambiente
40g de açúcar refinado
225g de açúcar de confeiteiro
125g de farinha de amêndoas bem fina

Ingredientes para o recheio de chocolate branco e framboesa

150g de chocolate branco de boa qualidade
60ml de polpa de framboesas (leve as framboesas ao fogo e deixe quando virar um purê, passe pela peneira, só depois separe os 60ml)
1 colher (chá) de licor de framboesas (opcional)

Modo de preparo

1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve. 

2. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível. 

3. Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok? 
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma). 

4. Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Coloque a forma sobre outra forma de abas baixas. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos. 

5. Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 15 a 16 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha). Se a bancada não estiver muito fria, borrife água fria e assim a temperatura irá baixar e ao causar o choque térmico o macaron irá desgrudar facilmente. Nunca tente desenformar antes que eles estejam completamente frios, ok? 
Se mesmo assim eles ficarem mais "resistentes"para sair da forma, leve rapidamente ao freezer e depois desenforme. 

6. Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira. 

7. Prepare o recheio. Derreta o chocolate branco em banho-maria, adicione a framboesa e o licor. Deixe esfriar até ter uma textura que possa ser passada pelo saco de confeiteiro e manter o formato. Transfira para um saco de confeiteiro e recheie os macarons.

Obs.: Os macarons podem ser congelados por até um mês, se recheados, ou  até 2 meses, sem recheio. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...