sábado, 21 de novembro de 2015

Bolo intenso de chocolate com cobertura de brigadeiro



Lembro-me do meu primeiro outono em terras canadenses, acabara de chegar do Brasil, completamente encantada com a nova cidade, com a nova vida. Lembro que, apesar de saber que com o outono começando o inverno estaria mais próximo, eu estava mais ansiosa por essa estação do que por qualquer outra coisa em relação à minha nova experiência de vida. Cada mudança de cor das folhas era acompanhada de muita exaltação e admiração e, a medida que elas iam ficando amarelas, depois vermelhas, para logo em seguida formar aquele tapete mais lindo que você vai poder ver, me deixou com o coração quente de amor e de muita gratidão por poder ver de perto imagens tão lindas. Senti a mudança da natureza, mas também senti uma mudança grande em mim. Os dias mais curtos, as horas de sol ficando cada vez mais raras, as temperaturas caindo traziam consigo a certeza que minha vida realmente tinha mudado, que aquela transformação da natureza que eu estava vendo a cada saída de casa, também estava acontecendo comigo...internamente e amavelmente. 
E com essas mudanças, com as temperaturas mais frias fazendo parte do meu dia era comum eu estar na cozinha preparando um bolo e olhando a paisagem da janela. Não que eu não o fizesse no Brasil. Eu fazia sim! Sempre gostei de assar meu bolinho e olhar as árvores pela janela da minha varanda. Mas aqui era um pouco diferente. Esquentar o forno nos dias mais frios e sentir os aromas de um bolo assando era tão reconfortante para mim quanto ver a mudança de cores e a preparação da natureza para a próxima estação. 



Bom, já se passaram 3 outonos desde que cheguei aqui e continuo me encantando com ele como da primeira vez. O hábito de assar bolos nessas tardes chuvosas e com temperaturas amenas também continua fazendo parte da minha rotina e, apesar das folhas já terem caído e a previsão do tempo no contar que teremos neve nos próximos dias, gosto de manter esse hábito de olhar pela janela e ver a natureza tomando forma. Por agora, a paisagem que vejo é de árvores sem folhas, a grama ficando mais seca, e sem pássaros que fizeram sua viagem anual para o Sul atrás de calor; mas o meu bolinho do chá da tarde me traz aquela mesma sensação que experimentei há 3 anos atrás...ele enche meu coração de amor!

Beijos para vocês e bom domingo!
Stef



Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 35 minutos
Rendimento: 2 bolos de aproximadamente 12-15cm cada um
Receita da sempre inspiradora Joyce Galvão

Ingredientes para o bolo

1 xícara / 200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara / 200g de açúcar refinado
1/2 xícara / 100g de açúcar mascavo
4 ovos, em temperatura ambiente
2 xícaras / 280g de farinha de trigo
3/4 xícara / 80g de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
3/4 colher (chá) de sal
1 xícara / 240ml de leite integral
1 colher (chá) de pasta de baunilha (ou extrato de baunilha)
1/4 xícara / 60ml de café forte

Para a cobertura

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
100g de chocolate meio amargo 
1/4 xícara de leite

Chocolate granulado para decorar

Modo de preparo
  1. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte a forma que for utilizar com manteiga e enfarinhe. Reserve.
  2. Em uma tigela, peneire os ingredientes secos. Reserve. 
  3. Em outra tigela, misture o leite com a baunilha. Reserve.
  4. Na batedeira, bata a manteiga com os dois tipos de açúcar até obter um creme claro e fofo, aproximadamente 5 minutos. Adicione os ovos, um a um, adicionando o próximo apenas quando o anterior estiver completamente incorporado. Não bata demais, ok? Desligue a batedeira e, usando uma espátula desgrude a massa das laterais do bowl. 
  5. Adicione os ingredientes secos, intercalando com a mistura de leite e baunilha. O ideal é fazer em 3 adições, sempre começando e terminando com os secos.
  6. Acrescente o café quente, misture delicadamente e transfira a massa para a forma preparada. Asse o bolo por aproximadamente 35 minutos, ou até que ao inserir um palito na massa o mesma saia limpo. 
  7. Retire do bolo do forno, aguarde alguns minutos e desenforme-o sobre uma grade. Enquanto o bolo esfria, prepare a cobertura de brigadeiro.
  8. Para a cobertura. Misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate em uma panela média. Leve ao fogo médio e, misturando sempre, deixe o brigadeiro cozinhar por mais ou menos 5 minutos.
  9. Retire a panela do fogo e misture o leite até obter uma mistura lisa e homogênea. 
  10. Cubra o bolo com a cobertura, decore com o granulado e sirva. 
By the way, o Amore disse que esse foi o melhor bolo de chocolate que ele já comeu <3 .="" div="" nbsp="">

Bon appétit!




domingo, 8 de novembro de 2015

Bundt Cake de Laranja...ou bolinho delícia de laranja



E aqui estamos nós novamente, ainda no outono, mas com paisagens pré-invernais, árvores sem folhas, temperaturas propícias para um chá quente e aroma de bolo assando na cozinha nos fins de semana. Há algo sobre assar bolos quando está frio que chega até ser difícil de explicar para vocês, é como se fosse algo natural, como se meu forno e eu tivéssemos uma conexão maior e a necessidade de estar ali a sua frente fosse inevitável em tardes frias e preguiçosas.

Pois bem, tinha laranjas orgânicas vindas do marché esperando um destino digno e uma vontade inexplicável de ligar o forno. Certamente não havia dúvida alguma sobre o que fazer, celebraria a minha tarde tranquila com um bolo caseiro, daqueles que deixam a cozinha com um aroma inebriante de conforto e aconchego. Um bolo delicioso, desses que, acompanhados de uma xícara de chá, trazem a imagem do que eu considero uma tarde perfeita... 
E assim, mesmo com o sol indo embora perto das 16h, não podia querer nada mais do meu dia...bolo quentinho, meu Amore e a certeza de que a simplicidade, tanto de um bolo quanto de um dia frio de outono, são realmente as dádivas que devem ser apreciadas e lembradas!

Beijos para vocês e bom fim de domingo!




Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 35 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

125g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
180g de açúcar cristal
2 ovos, em temperatura ambiente
Raspas da casca de 1 laranja orgânica
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
180g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
150g de sour cream
1/4 xícara de suco de laranja

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo com o fermento e o sal. Reserve. 
  2. Na batedeira, com o auxílio do acessório que parece uma raquete, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo, aproximadamente 3-5 minutos. Adicione as raspas de laranja e o extrato de baunilha e bata para incorporar. Acrescente os ovos, um a um, acrescentando o segundo apenas quando o primeiro estiver completamente incorporado.  
  3. Fora da batedeira, acrescente os ingredientes secos em duas adições, intercalando com o sour cream e o suco de laranja. 
  4. Transfira a massa para a forma preparada e asse por mais ou menos 35 minutos, ou até que ao inserir um palito no centro do bolo, o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar por mais ou menos 10 minutos. Desenforme e, se você conseguir esperar, deixe o bolo esfriar antes de servir.
Bon appétit!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...