terça-feira, 30 de outubro de 2012

Make a wish...Pancakes for breakfast!



Não consigo imaginar uma melhor forma de começar o dia a não ser preparando um café da manhã para mim e o Amore. Consigo na noite anterior até cronometrar o tempo que vai demorar até chegar o dia seguinte só para curtir aquele delicioso momento de conversa, tranquilidade e felicidade que sentimos. 
Me pergunto então por diversas vezes o motivo pelo qual não me dedico mais para essa refeição do que as outras que efetivamente cozinho mais...talvez o fato de querer ficar curtindo preguiça na cama logo pela manhã junto com ele e não querer que o dia acabe mais...mas quando consigo dedicar esse tempo para o café da manhã me sinto mais ativa e mais feliz. É difícil descrever, mas tenho a impressão que se começo o dia bem e com esse tempinho só para nós dois, será um dia perfeito!

Café da manhã aqui em casa tem diversas fases. Gosto de frutas, chá, pães...e panquecas. Se vou fazer nosso café, provavelmente vou fazer panquecas...seja com manteiga, maple syrup, geléias...elas sempre serão estrelas desse momento tão especial. Percebo que é mais pelo simbolismo que elas trazem...mas comer panquecas de manhã é como um desejo realizado. Adoro!

Essa receita é super especial e se tornou a minha favorita. Aceita bem frutas na massa, queijo, cereais...é muito prática e super versátil! O melhor de tudo é que posso preparar a receita na noite anterior e assim ter mais tempo para preparar uma bela mesa para nós dois...por que não adianta só ter boa comida, também têm que ter um conjunto com boa aparência, não é mesmo?
Aproveitei essa receita e experimentei meu novo mimo, um xarope de gengibre que me conquistou imediatamente e para completar foi perfeitamente harmonizado com uma manteiga de framboesas e outra de pêras...para ser mais perfeito só faltou aquele jardim florido, minha mesa embaixo de um flamboyant florido e aquela deliciosa e fresca brisa das montanhas....mas por enquanto ainda me contento com outro desejo. Para o café da manhã...panquecas!

Beijos para vocês e boa semana!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 8 a 10 panquecas

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara de leite
1 ovo (clara e gema separadas)
2 colheres (chá) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de óleo de canola (ou girassol)

Modo de preparo

1. Misture a farinha de trigo com o fermento em pó e o sal. Reserve.

2. Em outra tigela, misture bem a gema com o açúcar. Acrescente o óleo e o leite e misture novamente para incorporar. Reserve.

3. Bata a clara de ovo até que atinja picos leves (não precisa bater muito não) só para criar volume e ficar branquinha, ok? Misture os ingredientes secos que estavam separados com os ingredientes líquidos. Incorpore a clara de ovo batido e deixe descansar na geladeira por pelo menos uns 30 minutos. Minha dica aqui é fazer a massa na noite anterior, cobrir com papel filme e deixar na geladeira até a manhã seguinte quando for usar...ou seja, não precisa acordar mais cedo para preparar a massa e ainda deixa a massa com uma textura melhor.

4. Depois que massa descansou, retire da geladeira. Aqueça uma frigideira anti aderente em fogo médio e, com ajuda de uma concha, coloque uma porção de massa na frigideira. Quando começar a formar bolhinhas nas bordas e que já começam a ir para o centro, vire a panqueca e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire da frigideira e transfira para um prato (eu costumo ligar o forno bem baixinho e deixar as panquecas lá dentro enquanto termino as outras...daí não fica fria na hora de servir).

Repita a operação até acabar com a massa. Se você quiser pode usar uma frigideira grande e fazer várias ao mesmo tempo, viu?


13 comentários :

  1. oi minha amiga linda, talentosa e querida que eu quero conhecer ao vivo ainda!!! mas que post gostoso de ler, Stef!! Vou indicar lá na Boutique, posso? beijinhos Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Carmem!! Que linda você é, viu? E eu também quero muito conhecê-la...juro que na minha próxima ida a SP você não me escapa!

      Será uma honra ser mencionada no Boutique (muito chic também)!

      Beijos!

      Excluir
  2. Sei tão bem do que falas. O pequeno-almoço é realmente a melhor e mais especial forma de começar bem o dia. E essas panquecas estão lindas e muito apetitosas :D

    ResponderExcluir
  3. Adoro panquecas. Estas estão maravilhosas. nham nham.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo! Acordar com vontade de preparar um bom pequeno almoço e saborear o mesmo, transforma logo o nosso dia em algo de muito produtivo!
    Adoro panquecas :-)

    ResponderExcluir
  5. Ficaram lindas ,optima maneira de começar o dia...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Tenho a mesma opinião que tu a respeito de café da manha e panquecas. A minha receita especial (que faço nos fins de semana ) peguei aqui do blog, aquela com mirtilo. Quando tem visita pela manha a receita bomba aqui em casa. Meu amor já virou o especialista na montagem, sempre com morango banana e mel. O meu café com panquecas ( com a tua receita) já é famoso entre meus amigos e a minha família. Amanha vou testar essa receita e depois te falo se essa desbancou a com mirtilo.

    ResponderExcluir
  7. Também adoro panquecas para o café da manhã, mas evito, prefiro ficar na granola... Gosto de comê-las com queijo, presunto e ovos!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Suas panquecas ficaram lindissimas, uma tentação!

    Boa semana,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Olá Stef!!Ganhei hoje um maple de uma amiga que voltou do Canadá, e já preparei para amanhã essa receita!!!

    ResponderExcluir
  10. Tambem gosto muito de panquecas! :) Há um tempo que sigo o blog e tem sido uma inspiração, visto que tambem gosto de cozinhar!:)

    ResponderExcluir
  11. Acho que nada me inspira mais a cozinhar do que as suas descrições antes das receitas! Hoje acordei com o barulhinho da chuva, e só me animei em sair da cama quando decidi testar essa receita. Eu simplesmente amei! Amanhã uma família muito queria de amigos chegar cedinho e eu com certeza vou fazer essas panquecas pra eles! Delícia!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...