quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Hamburger Gourmet




Certa vez um amigo me disse: "Se você acha que alguma coisa está ruim, não reclame...ela sempre pode piorar!".
Estou de licença do trabalho desde o dia 24. Pois bem, desde então não parava de chover em Brasília, e não era chuva rápida de verão, chovia o dia todo e chovia forte. Eu gosto de fazer atividades ao ar livre, caminhar por entre as quadras vizinhas, andar de bicicleta...ir ao supermercado a pé. Nesses dias eu não pude fazer nada disso pois a chuva impedia, era tudo de carro. Reclamei um pouco. Quando derepente, nosso amigo o Sol resolve aparecer e ele veio com tudo, ou seja há 3 dias que faz um calor horrível aqui e também não consigo fazer as mesmas atividades que mencionei...está insuportável, como pode ser né? Nunca estamos satisfeitos... Meu amigo tinha razão! A única vantagem que vi no fim...fico mais tempo em casa...fico mais tempo cozinhando...ou não, como aconteceu hoje:
Bom, como ontem esqueci de descongelar algo para fazer hoje no almoço e tive que trabalhar em casa pela manhã, não pude fazer almoço. O que significou uma excelente oportunidade de sair da regra, matar a vontade incontrolável de comer hambuger! Hummmmmm, eu adoro! O Amor adora! Precisa de algo mais? Bom, para nós dois não...então lá fomos nós para um das nossas hamburgerias preferidas em Brasília. Delicioso como sempre, o problema é que eu sempre acho que comi mais do que deveria...fico com um certo peso na consciência...mas passa rapidinho :). Depois da farra gastronômica e com certeza mais um kilinho para ficar de lembrança, lembrei que tenho uma receita excelente de hamburger, apelidado carinhosamente pelo Amor como: "O Hamburger da Gatinha", que fofo ele é! A receita é realmente muito boa e com certeza é um dos melhores hamburgeres que já comemos, principalmente por que fazendo em casa você pode variar o recheio. O post aqui é de um hamburger mais tradicional, mas você pode colocar os recheios da sua preferência...o ingrediente principal e astro da sua "festinha" vai ser o hamburger, que estará muito suculento e com muuuiiittooo sabor! Uma dica que aqui em casa fez muito sucesso, é o "Parma Cheeseburger", traduzindo: Pão, hamburger, presunto parma, queijo prato e mostarda com ervas (Alecrim, tomilho, salsa e pimenta do reino)...para mim o melhor! Para o Amor, tão bom quanto o tradicional...mas fica aí a dica! O melhor desse hamburger é que ele é feito 100% com carne, o que quero dizer? Não leva ovo, farinha de trigo, pão amanhecido, creme de cebola para dar liga...nadinha pessoal! A única coisa que adiciono são temperos e algumas colheres de azeito (ele dará a liga), no fim você sentirá apenas o sabor da carne, do seu hamburger gourmet feito em casa! O que mais posso dizer? Meninas e Meninos, PROVEM DESSE HAMBURGER e depois me contem!

Tempo de preparo: 25 Minutos
Serve: 2 Pessoas

Ingredientes para o hamburger:

400g de carne de primeira moída (Eu usei patinho)
3 Colheres (Sopa) de azeite
1 cebola pequena ralada ou cortada em pequenos cubinhos
1 ou 2 dentes de alho picados finamente (Se quiserem um sabor mais acentuado, usem 2 dentes. Eu só uso 1)
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto

Demais ingredientes:

2 pães próprios para hamburger
Rodelas de cebola
Rodelas de tomate
Alface
4 fatias de bacon fritas (Não deixe fritar muito, pare de fritar quando ficar dourado)
4 fatias de queijo prato (Se não tiver substitua por mussarela ou um queijo de sua preferência)
Maionese

Modo de preparo
1. Misture a carne moída com a cebola ralada, alho e o azeite. Junte o sal e a pimenta e misture bem. Forme dois hamburgeres grandes (Lembre-se que eles irão diminuir de tamanho quando forem grelhados) e reserve.
Leve ao fogo um grill ou uma frigideira de fundo grosso e deixe esquentar por alguns instantes. Pincele rapidamente com azeite de oliva e disponha os dois hamburgeres na frigideira. Deixe grelhar por aproximadamente 3 minutos de cada lado (Se gostar de um hamburguer mal passado 2 minutos e meio será suficiente. Se quiser um hamburger bem passado, deixe por aproximadamente 4 minutos de cada lado). Quando o hamburguer estiver na frigideira, vire somente uma vez de cada lado para que o mesmo não desmache ao grelhar. (Obs.: O tempo de cozimento pode variar de acordo com cada recipiente usado, portanto leve em consideração a aparência da carne). Retire o hamburger da frigideira, disponha as fatias de queijo sobre cada um e deixe descansar por 2 minutos, esse tempo é necessário pois todos os sucos da carne voltarão para o centro, o que deixará o seu hamburger mais suculento.

Montagem

1. Corte os pães ao meio e passe maionese em cada um dos lados. Disponha sobre a parte inferior o hamburger com o queijo e siga com os outros ingredientes (Tomate, alface, cebola e bacon). Sirva imediatamente para a carne não esfriar.

Engorda? Sim, e muito! Mas vale a pena. Porém se você for da turma "geração saúde", substitua a carne por frango e não coloque o bacon...mas comer um hamburger assim uma vez ou outra não vai acabar com ninguém, não é?!

2 comentários :

  1. Amei o sanduíche!!! Amanhã mesmo o farei!!!
    Daí te conto se ficou tão bom quanto o seu!!!
    :0) Carol

    ResponderExcluir
  2. Amiga! Faz mesmo, tenho certeza que vai ficar uma delícia! O André vai adorar!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...