sexta-feira, 12 de março de 2010

Calzone


São 23:00h e eu só consigo pensar em dormir. A semana tem sido muito corrida. Trabalho, trabalho, trabalho e trabalho! Ainda dá para arrumar um tempinho e estudar um pouco para as aulas de francês e é claro cuidar do Amor e fazer gostosuras para ele. Essa semana realmente não estive muito proxíma da minha cozinha mas não pude deixar de fazer essa receita, pois estava na minha "to do list" há tempos.
O Calzone é uma pizza italiana dobrada ao meio. A receita é originária da região da Apúlia e é comumente recheada com sobras de legumes da noite anterior, ou com vários ingredientes que precisam ser consumidos logo, misturados com tomates e um pouco de muzzarella derretida (de Búfala). Muito popular na Itália e em outros países da Europa, o Calzone é um alimento que agrada desde os menos aos mais favorecidos na "pirâmide social".
A receita que usei hoje vem do livro do Jamie Oliver, Jamie em Casa. O recheio é, o que posso dizer, o melhor de todos! A massa, que também pode ser usada para pizza, é fantástica! Então não podia dar outro resultado, um delicioso Calzone para dois amores apaixonados!



Tempo de preparo: Aproximadamente 1 1/2 hora (+20 minutos de forno)
Rendimento: 2 Calzones médios

Ingredientes para a massa

500g de farinha de trigo de grano duro (própria para pães) (Se não tiver use a comum)
ou
400g de farinha de trigo de grano duro
100g de semolina bem fina
1/2 colher (sopa) rasa de sal
7g de fermento seco biológico instântaneo
1/2 colher (sopa) de açúcar mascavo claro
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 e 1/4 xícara de água morna

Ingredientes para o molho de tomate

Azeite de Oliva
3 dentes de alho fatiados finamente
Folhas de manjericão
2 latas (400g cada) de tomates pelados inteiros de boa qualidade
Sal e pimenta do reino moída na hora

Ingredientes para o recheio de cogumelos

250g de cogumelos diversos (Eu usei Shitake, Shimeji e Portobello) lavados e cortados
2 dentes de alho fatiados finamente
Ramos de tomilho a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
100ml do molho de tomate
Folhas de espinafre a gosto (Opcional)
120g de muzzarella de búfala rasgadas em pedaços

Modo de preparo da massa

1. Em uma tigela misture a água morna, o azeite, o açúcar e o fermento em pó. Deixe descansar por alguns minutos. Na mesa de trabalho, peneire as farinhas e o sal juntos e faça um buraco no centro (como um vulcãozinho).  Despeje no centro da farinha a mistura de água, azeite, açúcar e fermento. Com a ajuda de um garfo, traga a farinha das laterais gradualmente para o centro e misture-a com o líquido (mas tome cuidado para não deixar o líquido vazar). Continue mexendo, trazendo a maiores quantidades de farinha para dentro, e quando tudo começar a se juntar, trabalhe o restante da farinha com as mãos limpas e enfarinhadas. Sove até a massa ficar macia e elástica.
Polvilhe com farinha uma tigela e coloque a massa, polvilhe farinha sobre a massa e cubra a tigela com um pano úmido. Deixe descansar por 1 hora ou até que dobre de tamanho. Enquanto descansa prepare o molho e o recheio.

Modo de preparo do molho de tomates

1. Em uma frigideira larga, despeje a quantidade desejada de azeite. Deixe esquentar por alguns segundos e acrescente o alho. Deixe refogar por alguns instante e quando começar a dourar levemente, acrescente o majericão e os tomates pelados. Com as costas de uma colher de pau, esmague os tomates o máximo que puder. Tempero o molho com sal e pimenta e assim que começar a ferver retire a frigideira do fogo. Passe o molho através de uma peneira grossa, despejando-o em uma tigela. Use uma colher de pau para espremer os pedaços maiores de tomates através da peneira. Descarte o majericão e o alho que restarem na peneira, mas raspe de sua parte externa para dentro da panela toda a polpa que ficar grudada (é preciosa!).
Coloque o molho de volta na panela e assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe apurar por mais ou menos 5 minutos, ou até atingir a consistência desejada. Reserve.

Modo de preparo do recheio de cogumelos

1. Em uma panela ou frigideira grande, despeje um fio generoso de azeite de oliva e adicione os cogumelos cortados. Mexa-os levemente e adicione o alho e o tomilho. Refogue até que os cogumelos estejam cozidos e aromatizados. Acrescente a manteiga e misture os cogumelos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Acrescente o molho de tomate ao refogado e misture. Deixe cozinhar por alguns minutos e depois adicione o espinafre (se for usar) e mexa denovo. Cozinhe em fogo brando até o líquido evaporar e obter uma mistura espessa e que não seja muito aguada (senão o calzone pode estourar).

Montagem

1. Pré aqueça o forno a 220 graus. Divida a massa que descansou em 2 porções. Sove novamente para sair o ar da massa. Abra a massa com espessura média de 3mm e 30cm de diâmetro. Divida uniformemente o recheio de cogumelos sobre os pedaços abertos de massa e cubra com pedaços de muzzarella de búfala e tempere com sal e pimenta. Erga cuidadosamente a borda oposta da massa e dobre ao meio. Aperte as beiradaspara que o recheio não vaze. Acomode os calzones em uma forma enfarinhada ou sobre um pedaço de mármore ou granito e leve ao forno por aproxomadamente 20 a 25 minutos, ou até dourar. Sirva quente ou frio.

Algumas observações:


  •  A receita do molho de tomates vai render aproximadamente 300ml. O que não for usar você pode congelar e usar como cobertura para pizzas ou então para outras massas;

  • Você pode variar o recheio do calzone usando calabresa com cebola e muzzarella, abobrina e queijo de cabra ou aspargos com queijo brie. Fica uma delícia!

3 comentários :

  1. Que que é isso dona Stefânia!!
    A gente fica babando a a lista de receitas a fazer só crescendo.
    Nem em 100 anos eu consigo fazer tudo o que eu gostaria.
    kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Nossa, ultimamente o que me mantém ativa é só a paixão pela cozinha mesmo. Estou trabalhando feito um louca...dupla jornada...

    Mas vamos levando, o que importa é fazer algo que te deixe calma. E é isso que cozinhar faz comigo, é uma terapia.

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  3. Stefania, esta receita sua tb foi plagiada por Lene Cristiane Pereira q a colocou no receitas.com. Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...