domingo, 30 de janeiro de 2011

Asperges à L'Orange - Aspargos ao Molho de Laranja



Eu já contei para vocês que sou do interior, né? Sim, estou em Brasília há 11 anos (quase 11, mas como completará semana que vem, já dá para contar, não é mesmo?). Bom, antes de morar na capital do nosso país eu morava em uma cidadezinha pequena, do interior mesmo...criança brincando na rua, pessoas conversando na frente de casa, tinha amizade com toda a rua...corria, subia em árvore, brincava de bola...uau! Essa foi uma excelente infância e início de adolescência, não posso reclamar mesmo!

Bom, morar em cidade pequena é tudo de bom! Você conhece muita gente, muita gente te conhece...é mais seguro, é mais tranquilo, mas.....não tem aspargos! Pois é, na minha cidade não tinha aspargos, o que significa que conheci essa delícia há pouco tempo, uns 2 anos eu acredito. Sim, por que quando mudei para Brasília eu não freqüentava o La Palma, por exemplo (o único lugar de BSB que já vi essas delícias para vender).

Pois é, hoje em dia sempre que posso compro, mesmo pagando 12 pilas por mais ou menos 10 talinhos de Aspargos, eu acho que vale a pena e estou sempre querendo fazer alguma coisa nova com eles. A receita da vez foi no almoço de ontem, aquele que comentei ser inspirado em receitinhas da Laura Calder, lembram? Mais uma para lista...que acho estar em torno de 30 receitas agora...será? Quem sabe até um pouco mais...bom vou contar depois...só sei que todas foram delícia mesmo! Assim como esse delicioso acompanhamento...uma magnífica combinação de sabores e texturas, delicioso mesmo!

Ahhhh, não pensem que a minha única descoberta foram os aspargos não...a lista é grande...começando pelo cinema, que não tinha lá na big city (mas fui em outros lugares antes...acho que a primeira vez aos 12 anos)...presunto de parma...queijos mofadinhos...cogumelos...bons azeites...balsâmico....ihhhhh, vou parar de enumerar...

Mas apesar disso, a vida era boa...saudades...



Tempo de Preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções (fiz meia receita)

Ingredientes

2 Laranjas
1 echalote picada finamente em cubinhos (não tinha, não usei e não usei nenhum substituto)
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco (não usei, pois na receita usa-se na etapa das echalotes)
1/2 colher (chá) de mostarda Dijon
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
20 talos de aspargos
Parmesão para decorar (não usei)

Modo de preparo

1. Coloque uma panela com água grande para ferver. Prepare uma tigela com água fria e gelo. Reserve.

2. Rale a casca da laranja e esprema o suco. Reserve. Coloque as echalotes em uma tigela pequena e cubra com o vinagre, deixe descansar por pelo menos 5 minutos. Adicione a mostarda as raspas de laranja. Coloque o suco de laranja em uma panela pequena e deixe reduzir a aproximadamente 3 colheres (sopa) de líquido. Quando o suco estiver reduzido, adicione as raspas de laranja e desligue o fogo. Escorra as echalotes  e adicione ao molho. Com a ajuda de um fouet comece a emulsionar o molho adicionando o azeite em fio, mexendo sempre para incorporar bem e não deixar o líquido separar do azeite. Prove e tempere com o sal e pimenta a gosto.

3. Quando a água estiver fervendo, adicione um pouco de sal e cozinhe os apargos até ficarem macios, porém firme. Quando estiverem prontos, retire da água fervendo e coloque imediatamente no banho de água fria que estava separado. Essa fase é importante, pois é ela que irá garantir a cor do vegetal. Deixe lá por 1 a 2 minutos, retire da água e seque os apargos. Arrume-os em um prato e distribua o molho por cima, decore com gomos de laranja e o queijo parmesão (que eu não tinha e não usei).

Prontinho, em minutos você terá um acompanhamento chic e muito gostoso mesmo!

5 comentários :

  1. Adorei o seu texto.. parece que te vi na minha frente! :) Aspargos é realmente muito bom e sua receita ficou muito bonita...
    Estou querendo fazer um creminho de aspargos. Adoro.

    bjao

    ResponderExcluir
  2. Ah Estefânia que legal!!!comigo foi o contrário, nasci e fui criada até os 12 anos em São Paulo capital e vim p/ interior...aqui é mais difícil encontrar ingredientes diferentes, mas acho sempre aspargos frescos no mercado por preço bom...adoro!!essa semana eu consegui encontrar uma fruta que sempre quis experimentar que é a physallis, o gosto não é nada assim excepcional, mas é tão linda... rsrsrsrs afinal aproveitar a vida é descobrir novos sabores,idéias e sensações...

    ResponderExcluir
  3. Amiga! Que saudades que me deu do interior!!!rs
    Adorei seus aspargos!!! :)
    Bjs querida
    Fe

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef, acredita que entro aqui de 5 em 5 minutos pra ver se vc já fez minha receitinha???
    Tô muito ansiosa!!!!!!! ahahahahahahahaha

    Beijos,
    Ana Carol Crocks

    ResponderExcluir
  5. Oi Ste!
    Hoje no blog fiz um especial de Natal e indiquei essa sua receita como acompanhamento em uma ceia...
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...