quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tartelettes de Chocolate com Creme de Marcarpone e Caramelo de Morango



Ontem tive o prazer de receber a minha melhor amiga em casa. Sabe aquela amiga que você passa meses sem encontrar, mas quando encontra parece que todo dia esteve com ela? Pois é, comigo e com a Carol é assim. Apesar de morarmos bem pertinho uma da outra, a correria do dia-a-dia não nos deixa estar sempre juntas, mas sempre que nos encontramos é tão gostoso que não dá vontade de despedir nunca.

Bom, então como eu sabia que ela viria aqui em casa, eu decidi fazer uma tartelette bem gostosinha para acompanhar nosso papo. A combinação não foi difícil de decidir, já que a época dos morangos me deixa apenas pensando no que posso fazer com eles, e já que chocolate e morango sempre formam um par perfeito (Como já diria a Talita), um creme suave e aveludado seria perfeito para unir todos os sabores. E deu super certo! Tudo aí se completou...embora para mim o caramelo seja um tanto doce...para a Carol e para o Amore foi perfeito, eles adoraram!

Infelizmente não dá para cozinhar todos os dias para nossos amigos queridos, mas a certeza que tenho é que colocar carinho e amor em tudo o que fazemos faz com que tudo sempre fique mellhor, assim como uma boa amizade de anos...

Beijos e um excelente tarde de quinta para vocês!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 10 Minutos
Rendimento: 10 Tartelettes como a da foto

Ingredientes para a massa


1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de cacau em pó
1/2 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (90g)
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 ovo ligeiramente batido

Ingredientes para o creme de mascarpone

185g de queijo mascarpone (3/4 xícara) - se não tiver substitua por cream cheese
3/4 xícara de creme de leite fresco bem gelado
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 fava de baunilha (somente as sementes - guarde a fava e coloque no açúcar) (se não tiver use 1 colher (chá) de extrato)

Ingredientes para o caramelo de morango

1 xícara de açúcar
1/4 xícara de água
150g de morangos bem amassadinhos (pode fazer com o guarfo)

Morangos frescos para decorar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela peneire a farinha de trigo, o cacau e o sal. Reserve. No processador bata a manteiga com o açúcar até obter um creme liso e homogêneo. Acrescente a mistura de farinha e pulse até incorporar bem. Acrescente o ovo e bata novamente até formar um bloco de massa. Forre o fundo e as laterais das forminhas de tartelettes, fure o fundo com a ajuda de um garfo e leve ao forno pré aquecido por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

2. Enquanto a tartelette está no forno, prepare o caramelo. Leve o açúcar e a água ao fogo baixo em uma panela de fundo grosso. Quando dissolver bem, aumente o fogo e deixe cozinhar até atingir uma cor caramelo claro. Retire do fogo e acrescente os morangos amassados, mexa bem para dissolver o caramelo. Passe para outro recipiente e deixe esfriar.

3. Para o recheio você deve misturar o mascarpone muito bem com o açúcar e a baunilha até obter um creme liso e homogêneo. Bata o creme de leite até atingir picos médios (Não bata demais pois fica díficil para incorporar depois. Incorpore o creme de leite em 3 vezes no creme de mascarpone.

4. Para a montagem, coloque um pouco do creme de mascarpone e baunilha no centro de cada tortinha, coloque um pouco de caramelo e decore com morangos frescos. 

Tem várias etapas mas é bem simples de fazer, o visual também agrada bastante, então pode ser uma ótima opção para sobremesa de um jantar com amigos.










O creme de mascarpone e o caramelo foram adaptados a partir de uma receita do Bill Granger.

10 comentários :

  1. que bom a sua amizade amiga e que bela maneira de receber...bjkokinhasss perfeito adoro morangos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lindos!!! Ficaram perfeitos, parabéns! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Ai que delicia Stef!! Amei esses tartellettes!! 'Otima pedida para receber a Carol (que 'e uma gra'ca de pessoa ) :) . *Vc me deu uma 'otima para fazer para meus cunhados quando vierem! :D
    Bjao querida

    ResponderExcluir
  4. Não podia receber a sua amiga de melhor forma e com tão doce e carinhoso presente Stefânia. Que bom ainda haver boas amizades assim....

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Ai, que delícia que devem ter ficado! Além de muito lindas, claro!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  6. Lindo o texto sobre a amizade. O motivo de cozinhar é esse, unir pessoas, cativar com mimos.
    As tartelettes parecem incríveis, realmente morango e chocolate casam muito bem.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. ADOREI AS SUAS TARTELETES LINDAS E COM CERTEZA QUE BEM GOSTOSAS.
    BJS

    ResponderExcluir
  8. Ah essa torta é uma covardia!!!só ingredientes deliciosos.... deu água na boca...sua amiga deve ter adorado...e nada melhor que um docinho para agradar às pessoas queridas!!bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. Que escolha ótima, Stef (imagine como não gostei! rs). Não vejo a hora dos vizinhos de sítio da minha mãe começarem a colher essa frutinha deliciosa pra eu comer um balde inteirinho (ô exagero... rs)

    As tartelettes ficaram lindas, lindas. Um capricho só.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Hummmm, que maravilha hein Stef, babei nas fotos... concordo com vc, chocolate e morango se completam!
    Bom fim de semana!
    Bjim
    Dri Dauzacker

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...