quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Linguini ao Molho Cremoso de Mostarda e Frango



Dizem que para cada panela há uma tampa, não é? Eu concordo! Acho que tudo tem uma forma de ser e que, de alguma forma, combina perfeitamente com outra coisa no universo. Alguns itens são mais difíceis de encontrar um bom par, outros acabam sendo óbvios e claro, tem aqueles que deveriam ser eternizados visto que seu poder de harmonização beira a perfeição.

Poderia mencionar inúmeras coisas: Chocolate e Café, Filé e Vinho, Bacalhau e Azeite, Limão e Amêndoas...posso passar o resto do dia falando, mas hoje quero dar lugar a uma combinação que tem me feito muito feliz ultimamente: Creme de leite, Mostarda e Frango. Simples, não é? Sim, mas extremamente convidativa a vários modos de preparo.
O prato que apresento hoje foi simples e sem muito mistério. Foi meu almoço de segunda-feira e consistiu basicamente em um modo de aproveitar os pedaços de peito de frango que sobrou do meu almoço no fim de semana. Desperdício zero! 

A massa ficou deliciosa, o molho extremamente cremoso e aveludado, os deliciosos e suculentos pedaços de frango trouxeram mais sabor e claro, o tomilho deu um perfume e aquele toque final que todo prato precisa. Mais uma vez essa combinação me deixou feliz! E como a receita é bem simples e não exige muito tempo para ser preparada...se tiver um pedacinho de frango ou até um pedaço de filé mignon dando sopa, recomendo ao extremo essa preparação....com certeza você também vai concordar a respeito da combinação, pois como em várias outras harmonizações, essa forma um casamento perfeito!

E você, o que gosta de combinar na cozinha?

Beijos para vocês e boa quinta-feira!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

350g de linguini (ou outra massa seca de sua preferência)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho
2 peitos de frangos cortados em cubinhos (eu já tinha pronto, então foi bem mais rápido para fazer. Se tiver sobra de algum prato, use aqui, ok?)
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
1 xícara de cogumelos paris cortados no formato desejado
Sal e Pimenta do reino a gosto
2 e 1/2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
1 xícara de creme de leite fresco
Tomilho fresco a gosto

Modo de preparo


1. Em uma panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.

2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Coloque o azeite de oliva e a manteiga em uma panela de fundo triplo e leve ao fogo médio e refogue a cebola até que fique macia e sem cor. Acrescente o alho e deixe refogar por mais alguns instantes, acrescente os cogumelos e refogue por uns 2 a 3 minutos. Acrescente os cubinhos de peito de frango e deixe cozinhar até que fiquem macios (o meu já estava pronto, então pulei essa parte). Acrescente o vinho branco e misture bem, deglaçando o fundo da panela, até que o vinho evapore. Acrescente a mostarda, o creme de leite e o tomilho. Tempere com sal e pimenta e deixe reduzir um pouco.


3. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a travessa onde for servir. Regue com o molho e sirva imediatamente.

Você também pode colocar um pouco de queijo ralado em cima...eu não coloquei por que queria sentir apenas o delicioso sabor do molho.


12 comentários :

  1. Que belo prato de massa, super apetitoso!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Stefânia,
    Concordo plenamente para cada tampa existe uma panela, a tampa encaixou perfeitamente nessa panela, receita aprovada.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Hum... adoro molho de mostarda!!!Eu amo as combinações de chocolate branco e amaretto, doce leite com bailleys, dos já batidos ( mas consagrados..rs)rúcula e tomate seco e mamão com licor de cassis, de mostarda com mel, caldo de cana com limão... ah existem tantas combinações deliciosas,e ainda é de manhã, e já estou pensando em comida...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Stefania eu adorei essa receita. Imagino o perfume!
    A foto ficou linda também :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. humm muito bom eu adoro o teu ficou muito bom beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Também adoro mostarda em molhos cremosos, assim com massa e frango acho que ainda não provei!! Chocolate com doce de leite é a minha combinação favorita mas queijo com tomate é tudo!
    Obrigada pelo recado no blog! Não sei porque todo mundo acho difícil me dar presentes... Que loucura! Mas gostei mesmo, viu?
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Stêfania,vim conhecer o seu blog e adorei tem receitas ótimas!
    Essa massa está maravilhosa!
    Já sou sua seguidora!
    Beijos
    Ivani

    http://docesmomentos-ivani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Stef, que delicia de linguine! E que chic a apresentação... vc arrasa amiga! As fotos ficaram ótimas...
    Bjooo

    ResponderExcluir
  9. Stefânia e família,
    Desejamos-lhe e a todos que celebram esta data, acima de tudo, o amor, a paz, a união. Independente de credos, valores como esses, são universais. E são exatamente eles que tornam o mundo melhor e mais acolhedor.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  10. Stefânia arrasando como sempre com seu tempero especial, amor :)
    Vim te desejar boas festas e tudo de bom para ti e tua família :)
    Continue arrasando assim o ano que vem também tá?!!!
    Um forte abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  11. OI stefânia
    realmente fica muito bom...segui a risca as dicas e a receita.
    obrigado

    ResponderExcluir
  12. Ficou muito bom além da boa apresentação e serve tanto p o almoço como para um jantar. Adorei, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...