quarta-feira, 2 de maio de 2012

Filé com Manteiga de Ervas e Purê de Beterraba



Almoçar em casa nos últimos dias tem sido um luxo ao qual não consigo encontrar tempo para me presentear. Mas dizem que tempo é sempre uma desculpa, não é mesmo? Pode ser, talvez até seja questão de prioridade, o fato é que me preocupo com o rumo que minhas refeições têm tomado e minha promessa vai ser cuidar um pouco mais desse tempo que é tão precioso para mim, o tempo que me disponho a preparar e saborear minhas refeições.

É interessante como as vezes negligenciamos justamente aquilo que tem uma importância grande em nossa rotina, não é mesmo? E olha que não estou falando apenas da minha alimentação...estou falando de praticar exercícios físicos...organizar o tempo para conseguir conversar com aquela pessoa importante...estudar um pouco...regar as plantas...tomar café da manhã com calma...ir ao salão...ir ao médico...e claro, dormir o suficiente para ter plena disposição para o dia seguinte. Por sorte, a razão sempre volta a tona e consigo me organizar novamente...mas confesso que as vezes é complicado fazer tanta coisa ao mesmo tempo e mesmo assim ter plena dedicação em cada uma das tarefas. Mas acho que no fim esse é o grande desafio da vida e que nos fazem seguir em frente...que graça teria se tudo fosse muito fácil, não é mesmo?

Bom, a receita de hoje, quer dizer a dica de hoje, é uma refeição simples e que se saiu muito saudável e bem saborosa! Foi na verdade uma daquelas faxinas na geladeira onde você encontra um pedaço de carne chamando a atenção, um legume na gaveta querendo se despedir...e idéia nenhuma de um molho para acompanhar. Assim, sem muita pretensão, você consegue uma deliciosa refeição e o melhor, em pouco tempo de preparo. Melhor impossível!

Beijos para vocês e bom novo início de semana!

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes para a carne

350g a 400g de filé mignon (em uma peça única)
Sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes para o purê

300g de beterraba
2 colheres (sopa) de manteiga
Caldo de legumes (o suficiente para cozinhar as beterrabas)
Tomilho a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes para a manteiga de ervas

1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 colher (sopa) de manjericão fresco picadinho
1/2 colher (sopa) de tomilho fresco picadinho
1/2 colher (sopa) de alecrim fresco picadinho
1/2 colher (sopa) de orégano fresco picadinha
Sal a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Tempere o filé com sal e pimenta e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até atingir o ponto desejado. Eu gosto de mal passado, mas estava com uma visita no dia que gosta bem passado...então acabei deixando ficar mais tempo, que foi aproximadamente 23 minutos.

2. Enquanto a carne está no forno, prepare o purê. Cozinhe as beterrabas no caldo de legumes com um pouco de sal e o tomilho. Quando estiverem cozidas, passe por um processador de alimentos e devolva a panela. Em fogo médio, aqueça o purê e acrescente a manteiga, deixe secar um pouco e tempere com sal e pimenta do reino.

3. Prepare a manteiga enquanto a beterraba cozinha. Misture todos os ingredientes e coloque sobre uma folha de papel filme. Enrole como um bastão e leve a geladeira para firmar.

Retire a carne do forno e deixe descansar pelo menos 5 minutos para que os sucos da carne voltem para seu interior. Após esse período, fatie a carne e sirva com um pedaço da manteiga de ervas e o purê.

4 comentários :

  1. Olá Stef!!!Ah realmente o desafio atual é conciliar nosso tempo com todas as atividades diárias... atualmente retomei a rotina de exercícios,comprei um aparelho para fazer em casa, e faço assim que chego do trabalho, assistindo programas que gosto, assim a a hora passa rapidinho.... Sua receita ficou linda e sofisticada e parece deliciosa...

    ResponderExcluir
  2. Stef, você para variar arrasando! Tentador esse seu prato. Confesso que não sou fã de beterraba, mas pela cor que dá ao prato de fato vale MUITOOOO a pena! Ficou divino! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  3. A minha vida segue bem esse fluxo. Organizo tudo certinho pra dalí duas semanas estar bagunçada de novo rsrsrsrs. O importante é de tempo em tempos mexer no que nao esta bom e arrumar tudo sempre. A receitinha ficou com cara de almoço suuper sofisticado hein. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Bem, realmente TEMPO, conciliar tudo, tem que ter disciplina e força de vontade... E nem sempre conseguimos! Mas sempre dá tudo certo, só ir começando devagar!!!
    Quanto ao prato... Hummmm, nunca comi pure de beterraba, vou tentar!!
    Super bjooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...