Tenho me dedicado a finalizar meu projeto final, auditorias no trabalho, montar meu lindo quebra-cabeças que retrata a linda e perfeita obra do Gustav Klimt, O Beijo. E não, não tenho me dedicado nada a cozinhar em qualquer dia da semana...tenho sim, feito uma única sobremesa quase que semanalmente, aquela que fará parte do jantar final da faculdade...mas é isso, nada mais.
De repente percebi que um certo cansaço, irritação e falta de paciência, só podia ser uma coisa: Ausência da Cozinha na minha vida! Nada mais! E para resolver esse pequeno problema o remédio foi preparar um almoço simples, mas com um toque a mais...
Polenta e picadinho de carne lembra comidinha de mãe, então nada mais reconfortante e perfeitamente indicado para esse feriado. O toque a mais veio por conta do queijo de cabra adicionado a polenta que deu um sabor fantástico! Sabe aquele je ne sais quoi? Pois é, a polenta realmente conquistou o Amore e a cada garfada eu podia ouvir um suspiro e ver um sorriso...melhor recompensa impossível! O picadinho de carne acompanhado de cogumelos paris e um bom vinho foi um acompanhamento fantástico...por que sim, a polenta foi a estrela principal aqui...para finalizar alho poró cozido lentamente e belos aspargos salteados.
Um almoço perfeito, uma companhia perfeita...era só o que eu precisava!
Beijos para vocês e bom fim de semana!
Tempo de Preparo: 40 Minutos
Rendimento: 2 Porções
Ingredientes para polenta
Aproximadamente 700ml de caldo de legumes
150g de polenta instantânea
1/4 xícara de queijo grana padano ralado (se não tiver use um parmesão de qualidade)
1/4 xícara de queijo de cabra
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e Pimenta do reino a gosto
Manteiga para grelhar
Ingredientes para o picadinho
350g de filé mignon cortado em pequenos cubos
200g de cogumelos paris cortados em 4
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 cenoura pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho
1/2 xícara de vinho tinto
1/2 xícara de calda de legumes
1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e Pimenta do reino a gosto
Tomilho
Modo de preparo
1. Prepare o picadinho. Leve uma panela ao fogo baixo. Aqueça o azeite, em partes (Não coloque tudo de uma vez) acrescente a carne e deixe dourar bem. Reserve em outro recipiente. Na mesma panela (que agora está sem a carne) refogue a cebola e a cenoura juntas por aproximadamente 5 minutos (não deixe queimar), ela deve ficar caramelizada e bem refogada. Acrescente o dente de alho e deixe por mais alguns instantes. Acrescente os cogumelos e refogue por uns 5 a 10 minutos. Devolva o filé a panela e misture bem. Acrescente o vinho tinto e raspe o fundo da panela com a ajuda de um colher de pau, ali está o sabor da carne. Acrescente o caldo de legumes, o tomilh e corrija o sal e a pimenta. Deixe reduzir um pouco até atingir a quantidade de molho desejado. Na palma da mão, misture a farinha com manteiga, formando uma pasta. Acrescente essa pasta ao picadinho (esse processo é necessário para deixar o molho mais encorpado e mais brilhoso. Deixe apurar por alguns instantes. Desligue o fogo e reserve.
2. Leve o caldo de legumes ao fogo em uma panela de fundo grosso, eu usei uma de ferro. Quando começar a ferver, salpique a farinha da polenta, mexendo constantemente. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar de acordo com as instruções da embalagem (no meu caso foram apenas 2 minutos). Desligue o fogo, acrescente os queijos ralados e a manteiga, misture novamente. Disponha a polenta sobre uma assadeira e deixe esfriar. Quando estiver firme corte em círculos com a ajuda de um cortador e grelhe dos dois lados na manteiga em uma frigideira bem quente.
Sirva acompanhado do picadinho. Delícia!!!
A apresentação está fantástica!
ResponderExcluir