Fim de semana é sinônimo de brunch por aqui. Não apenas em casa, mas em 90% dos restaurantes da cidade, caso você decida sair para almoçar sábado ou domingo, você vai se deparar com cardápios oferecendo saborosas, e muitas vezes inusitadas, opções de brunch. Oeufs bénédictine, omelettes, alguns tipos de tartare, waffles, assiettes brunchs...e claro, tudo acompanhado por uma boa xícara de chá, café ou, se você está inspirado, uma taça de mimosa ou bellini. Eu adoro essa nova tradição na minha rotina e a cada semana vamos em um restaurante diferente para provar o que os talentosos e criativos chefs daqui nos oferecem.
Bom, e como as tão esperadas férias de verão chegaram e estou com mais tempo livre para me dedicar a cozinhar, resolvi antecipar o brunch do fim de semana. Inspiração não faltava, já que tinha acabado de chegar do supermercado e trazia comigo os lindos aspargos que a primavera nos presenteou e um belo pedaço de salmão defumado. Por que não fazer o meu prato de brunch favorito? Eu não pensei duas vezes!
E foi assim que meu almoço de quinta-feira se tornou um pedaço do fim de semana antecipado...mas dessa vez sem bellinis, mimosas ou meu tisane à la menthe. Apenas eu, meu prato favorito e uma taça de vinho branco para fechar o almoço, digo brunch, com chave de ouro!
Espero que vocês gostem!
Beijos e boa semana,
Stef
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
4 ovos
50ml de vinagre de vinho branco
150g de salmão defumado
8 talos de aspargos verdes
4 fatias de muffin inglês (Caso não encontrem, substitua por fatias de pão italiano)
Queijo de cabra para finalizar (opcional)
Molho hollandaise
120g de manteiga clarificada (feita a partir de 170g de manteiga sem sal)
2 gemas
1/2 colher (chá) de água
25ml de suco de limão
Sal e pimenta do reino a gosto
Mostarda Dijon (opcional)
Modo de preparo
1. Vamos começar pela manteiga clarificada. Leve uma panela ao fogo muito baixo e derreta a manteiga. Quando a manteiga começar a derreter, e com a ajuda de uma colher, vá retirando a espuma branca que se forma na superfície. Essa parte é soro da manteiga. É muito importante não deixar a manteiga ferver! Quando começar a formar bolhas, retire a panela do fogo e espere que a temperatura baixe um pouco. Continue o processo até que todo o soro seja retirado. Você saberá que ela está no ponto quando ficar translúcida e começar a ver o fundo da panela. Quando finalizar. Reserve em temperatura ambiente até usar.
2. Coloque uma panela com um pouco de água para ferver. Coloque um bowl sobre essa panela e vamos começar a preparar o molho em banho-maria. Dissolva os temperos na água e acrescente o suco de limão e as gemas. Bata bem até incorporar tudo. Já adicionando a manteiga clarificada em fio e batendo sempre a mistura de gemas, como se fosse uma maionese mesmo. Nos primeiros minutos ele já vai começar a emulsionar. Nunca pare de mexer pois caso contrário o molho poderá talhar. Quando estiver em uma consistência de maionese mais fina, prove os temperos (se for usar a mostarda esse é o momento) e reserve o molho aquecido.
3. Tostes os muffins (ou o pão italiano) levemente. Cozinhe os aspargos até que fiquem al dente. Transfira as fatias de pão para um prato, coloque os aspargos sobre os pães e arrume o salmão defumado sobre os aspargos.
4. Para o ovo poché, leve uma panela de fundo grosso (de preferência triplo) com água. Quando estiver quente, mas sem ferver, adicione o vinagre. Quebre o ovo em uma tigela pequena. Com uma colher faça voltas na água (como se fosse um redemoinho) e quando quase parar de mexer coloque o ovo com cuidado no centro. Com a ajuda de uma colher envolva a clara sobre a gema, mas tome cuidado para não quebrar o ovo, ok? Deixe cozinhar por 4 minutos, se quiser a gema mole, ou um pouco mais se quiser a gema dura.
Retire o ovo com cuidado e coloque imediatamente sobre a base que já estava montada (pães, aspargos e salmão defumado). Cubra com o molho hollandaise e salpique o queijo de cabra (se for usar). Sirva imediatamente.
Bon appétit!
Nenhum comentário :
Postar um comentário