quarta-feira, 22 de julho de 2015

Arroz Doce com Calda de Hibiscus e Morango


Se pudesse traduzir o que arroz doce representa, não poderia deixar de fora: tardes chuvosas, filme água com açúcar na TV, colo de mãe e pijamas! Impossível não associar esse doce tão comfort food com dias preguiçosos, onde a única coisa que queremos é não nos preocuparmos com nada além do que vamos comer ao logo do dia. Adoro dias assim! 

Em verdade, em tempos de verão, vez ou outra temos uma tarde chuvosa aqui pelas terras do norte e deliciosos filmes na TV. Falta colo de mãe e não gosto de ficar de pijamas o dia todo...mas em compensação, tenho frutas a vontade para inventar o que quiser na cozinha. E, como os morangos estão em seu auge, na última semana tinha que dar um destino para esses frutinhas que eu tinha colhido em um ensolarado e delicioso domingo no início do mês. É bem verdade que tenho um pouco de "dó" de usar morangos ou outras berries para fazer compotas. Gosto tanto que acabo comendo tudo em natura ou então usando em alguma outra preparação...mas dessa vez eu tinha tantos na geladeira, que não poderia pensar em outra coisa além de geléias, caldas ou compotas. 
O arroz doce veio como acompanhamento para a calda. Como chovia lá fora, eu estava com uma preguiça monstro de fazer qualquer coisa na rua, achei que passar 40 minutos mexendo uma panela de arroz, seria um excelente uso do meu tempo. 

E realmente foi! Esse é o melhor arroz doce que eu já comi! É extremamente cremoso, a textura do arroz é perfeita e a calda de hibiscus e morango só complementou o que já era muito bom! Foi realmente uma supresa mais que agradável e minha tarde preguiçosa de segunda-feira, virou o ponto alto do dia com essa sobremesa. A receita é da Dorie Greenspan novamente (tenho adorado o novo livro dela...acho que já é a terceira ou quarta receita que faço apenas esse mês!), e a calda foi meio que um improviso do que eu tinha na geladeira e na despensa. O aroma e o sabor da calda são incríveis! E o casamento com o arroz doce é divino! Certamente uma preparação que vai para o meu caderninho de receitas infalíveis! 

Pois é, por hoje é isso...a semana promete dias chuvosos e úmidos. Então é bem provável que eu prometo mais ação na minha cozinha...

Beijos para vocês,
Stef



Tempo de preparo: Aproximadamente 1 hora
Rendimento: 4 porções

Ingredientes 

3 xícaras de água
1 colher (chá) sal
1/2 xícara de arroz arbóreo
4 xícaras de leite
1/3 xícara de açúcar
1 colher (chá) de pasta de baunilha (ou 1/2 fava)

Ingredientes para a calda 

1 xícara de água quente
3 colheres (sopa) de flores de hibiscus secas
2 xícaras de morangos inteiros
1 punhado de framboesas frescas, opcional
1 colher (sopa) de açúcar
4 sementes de cardamomo
1/2 colher (chá) de grãos de pimenta rosa

Modo de preparo

  1. Coloque a água em uma panela grande, acrescente o sal e leve ao fogo médio até que levante fervura. Acrescente o arroz e deixe cozinhar por mais ou menos 7 minutos. Escorra o arroz de reserve-o.
  2. Enquanto isso comece o preparo da calda. Coloque as flores de hibiscus e o cardamomo na água quente, tape e deixe descansar por mais ou menos 10 minutos. Coe o chá, transfira-o para uma panela de bordas altas e leve ao fogo médio com os demais ingredientes. Deixe cozinhar, mexendo de tempos em tempos, até que a calda esteja mais encorpada e os morangos tenham desmanchado, aproximadamente 20 minutos. Reserve.
  3. Na mesma panela (ela deve ser grande para o leite não derramar), acrescente o leite e o açúcar, e leve a fogo médio até que comece a levantar fervura, mexa até que o açúcar dissolva. O ideal é ficar ao lado da panela para não ter surpresas, como ter o leite derramado no fogão, ok? Abaixe o fogo (fogo bem baixo mesmo) e acrescente o arroz.
  4. Adicione a baunilha e cozinhe o arroz, mexendo sempre por mais ou menos 30 a 40 minutos, ou até que esteja cozido e o líquido tenha reduzido e formado uma espécie de creme mais espesso. Não deixe o leite reduzir demais ou o arroz cozinhar demais, caso contrário você vai ser uma massa e não uma sobremesa com a textura do arroz. Esse processo também é delicado, visto que o leite pode subir, principalmente no início da cocção. Então fique de olho e não saia do lado da panela. Transfira o arroz para os recipientes em que for servir e cubra com papel filme, coloque o papel diretamente sobre o arroz doce para que não forme uma película no creme. Leve os potinhos à geladeira até o momento de servir.
Sirva acompanhado com a calda e frutas frescas.

Bon appétit!

Dicas:
  • Essa quantidade de calda é um pouco maior do que o necessário para o arroz doce. Você pode guardá-la na geladeira por até 7 dias;
  • A calda pode servir de acompanhamento para bolos, sorvetes, panna cotta...sua imaginação é o limite;
  • O arroz doce pode ser mantido na geladeira por até 4 dias. Misture-o bem antes de servir.



6 comentários :

  1. que maravilha do céu, adoro arroz doce, e assim...sem palavras


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Uauuuuuuu... vou levando a receita dessa delícia para fazer hoje mesmo ;)
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rachel, que bom que você gostou! Depois me conta o resultado, viu? Beijos, querida!

      Excluir
  3. Sempre uma chef espetacular :) Abriu o apetite aqui haha
    Saudades, querida.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, encheu meu coração de alegria! Saudades também! Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...