terça-feira, 28 de julho de 2015

Cheesecake de Framboesas


Julho está quase no fim. Foi um mês de muitas mudanças, mas também de muita calmaria, foi um mês de reconciliações, de descobertas, de muita reflexão...foi um mês de colheitas. Em resumo, foi um mês excelente!  

Os primeiros dias foram dedicados a mudança de apartamento e a organização da casa. Os dias seguintes, de descanso. Logo em seguida veio a necessidade de voltar a cozinhar com mais frequência e fazer as pazes com o blog. Lá por meados de julho, já tinha descoberto algumas pérolas do novo bairro e lindos parques. Refleti muito sobre os próximos passos e sobre a vida em geral. Foi um mês de muito ar fresco, flores e frutos. E muitas colheitas. Colheitas de mirtilos, milho, tomates, morango e framboesas. 
O último fim de semana do mês não podia ser diferente. Tive dois dias bem bucólicos, passeios tranquilos, chuva e calor. Colhi framboesas no sábado pela manhã, visitei algumas fazendas na Île d'Orléans, almocei com meu Amore e tomei um delicioso rosé, passeei com a Praliné a tarde e tive um domingo preguiçoso em casa; curtindo a chuva, fazendo um almoço demorado e comendo cheesecake. Coisas simples, mas que definitivamente são aquelas que valem a pena serem vividas!



A cheesecake, assim como o meu fim de semana, ficou perfeita! Cremosa na medida certa, acompanhada de um delicioso coulis de framboesas para equilibrar o sabores e muitas framboesas frescas para celebrar a minha colheita. Não poderia pedir mais nada...apenas mais dias e sobremesas como essa. 

Para finalizar, tirei algumas fotos do meu passeio pela Île d'Orléans para vocês conhecerem um pouco mais de Québec. :)

Beijos para vocês e boa terça-feira!










Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 60 a 70 minutos
Tempo de refrigeração: Pelo menos 6 horas
Rendimento: 8 porções
Levemente adaptada da inspiradora cozinha do blog A cozinha coletiva


Ingredientes para a base

1 e 1/2 xícara de biscoitos maria triturados (meça depois de triturá-los)
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida

Ingredientes para o recheio

750 gramas de cream cheese, em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícaras de açúcar cristal
1 colher (chá) de pasta de baunilha (na falta use extrato de baunilha)
Raspas de 1 limão siciliano grande
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
4 ovos, em temperatura ambiente

Ingredientes para o coulis de framboesas

2 xícaras de framboesas
2 colheres (sopa) de açúcar 
1 colher (sopa) licor de framboesas

Framboesas frescas para decorar

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 180ºC. Envolva uma forma, de aproximadamente 23cm de diâmetro, com papel alumínio pelo lado de fora. Tomando cuidado para selar bem o fundo e as laterais. Eu uso mais ou menos 2 a 3 folhas de papel alumínio. Reserve.
  2. Misture a manteiga derretida com os biscoitos triturados até formar uma massa úmida. Pressione, com a ajuda das costas de uma colher ou com a ponta dos dedos, a mistura no fundo da forma preparada. Leve ao forno pré-aquecido por 10-12 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
  3. Reduza a temperatura do forno para 160ºC. Misture o açúcar com as raspas de limão, pressione bem as raspas do açúcar para que fique com o sabor bem presente. 
  4. Usando o acessório tipo raquete da batedeira, bata o cream cheese por mais ou menos 3 minutos em velocidade média, ou até que fique bem cremoso. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o açúcar lentamente, parando de vez em quando para raspar o fundo e as laterais do bowl. Desligue a batedeira, acrescente a baunilha e o suco de limão e misture para incorporar. Adicione os ovos, um a um, acrescentando o seguinte apenas quando o anterior estiver incorporado. No meio do processo, raspe novamente o fundo e as laterais do bowl para que o creme fique homogêneo. NÃO bata demais, caso contrário o seu cheesecake vai incorporar muito ar e pode rachar enquanto assa. Transfiro o queijo para a forma com a base já fria.
  5. Asse em banho-maria por mais ou menos 60 a 70 minutos, ou até que as laterais estejam firmes e o centro tenha um aspecto ainda trêmulo, mas não mole, ok? Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Transfira para a geladeira e deixe refrigerando por pelo menos 6 horas. O ideal é deixar uma noite. 
  6. Prepare o coulis. No liquidificador, bata as framboesas e o açúcar, peneire e transfira a mistura para uma panela. Cozinhe o preparo até que engrosse um pouco. Desligue o fogo e acrescente o licor e deixe esfriar completamente.
  7. Cubra o cheesecake com o coulis e decore com as framboesas frescas. Sirva gelado.
Bon appétit!

Dicas:
  • O cheesecake pode ser feito com até 2 dias de antecedência. Cubra com o coulis apenas na hora de servir ou com algumas horas de antecedência;
  • Você pode usar o coulis para mesclar um pouco o cheesecake. Para isso, com a ajuda de uma colher (chá), despeje pequenas colheradas do coulis sobre o cheesecake (antes de levar ao forno) e mescle os dois preparos com a ajuda de um palito. Eu coloquei metade do creme de queijo, mesclei com um pouco do coulis e depois cobri com o restante do creme de queijo;
  • Você pode substituir o coulis por outro sabor da sua preferência. Morangos, amoras, mirtilos, pêssego, goiaba, manga, maracujá, etc. 


5 comentários :

  1. que aspeto bonito e que só apetece comer uma fatia e a querer mais e mais.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Que perdição de cheesecake e com essas framboesas melhor ainda! Adorei!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderExcluir
  3. Gente, que fotos lindas, amei!
    Cheescake mais que apetitosa. Deu vontade. Hummmm
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!! Qual a função do papel alumínio no fundo da forma? Evitar que queime? Ou o vazamento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Karla! Se for usar uma forma de fundo falso, o papel alumínio ajuda a não vazar o recheio.

      Abraços,
      Stefania

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...