sexta-feira, 24 de julho de 2015

Pudim de Leite Condensado e Coco



Os dias têm amanhecido cinzas e úmidos. A vontade de ficar até mais tarde na cama tem me perseguido, mas o cantar dos pássaros e uma cachorrinha bem serelepe, me forçam a levantar mais cedo e aproveitar a vida, mesmo que dentro de casa olhando a chuva cair lá fora. 

Meus vizinhos têm reclamado bastante da temperatura nos últimos dias. É verão! Estamos na estação mais esperada pela maior parte dos Québecois, todos querem estar ao ar livre curtindo as temperaturas altas, fazendo piqueniques, tomando uma cerveja gelada ou uma taça de vinho nos diversos terraços da cidade e tentar esquecer que as temperaturas glaciais chegarão em menos de 5 meses. Sim, em novembro já começa a nevar e ficamos em temperatura de congelamento até abril. Não me incomoda na verdade, até gosto das mudanças e ver a natureza se transformando. No entanto, confesso que depois de 1 semana de dias nublados, já estou absorvendo o espírito dos locais e torcendo para que dias ensolarados não tardem a voltar. Enfim, c'est l'été et je veux en profiter!

Como reclamar não vai adiantar nada, só vai fazer os dias ficarem menos agradáveis, resolvi fazer pudim. A vida com pudim é muito melhor, não é mesmo? Pouco importa de chove ou faz sol, acho que qualquer dia é um bom dia para comer pudim! Todos aqui em casa concordam! Inclusive a Praliné! Bom, a receita é aquela tradicional que fazemos no Brasil, a diferença é que eu substituo 1 ovo por 3 gemas para que ele fique mais cremoso e sem furinho. Pois é, eu não sou fã de pudim com furinhos...acho que fica muito doce. Gosto dele bem aveludado e com uma calda leve de caramelo em cima. Na receita de hoje eu incluí um pouco de coco levemente tostado para dar uma textura a mais. Eu acho que fica mais interessante, sabe? Mas se você, assim como meu Amore, gosta do pudim clássico, omita o coco e saboreiem essa delícia da maneira tradicional. Fica bom de qualquer jeito mesmo!

Então é isso folks, espero que vocês tenham um lindo fim de semana e que vocês comam pudim!

Beijos,
Stef



Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 45 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

2 ovos
3 gemas
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 lata de leite integral
1/4 xícara de coco ralado, sem açúcar e levemente tostado
1 colher (chá) de pasta de baunilha, opcional

3/4 xícara de açúcar para caramelar a forma

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 170ºC. 
  2. Faça um caramelo com o açúcar e distribua no fundo e laterais de uma forma com buraco no meio. 
  3. Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do coco ralado. Depois que bater, adicione o coco e bata levemente, apenas para incorporá-lo. 
  4. Transfira a mistura para a forma preparada e leve ao forno pré aquecido, em banho-maria, por mais ou menos 45 minutos. Ele estará pronto quando a mistura estiver firme, mas com um POUCO de movimento no centro. Retire do forno e deixe esfriar.
  5. Para desenformar, passe uma faca nas laterais da forma e desenforme sobre um prato. Sirva gelado.
Bon appétit!

Dicas:
  • Você pode saborisar o pudim de diversas formas. Eu já coloquei chá (earl grey e jasmin), cardamomo, raspas de laranja e café;
  • Para saborisar, leve o leite ao fogo com o sabor que for usar. Quando levantar fervura, desligue o forno, tampe a panela e deixe descansado até atingir a temperatura ambiente. Coe a mistura e prossiga com a receita;
  • O Pudim se conserva bem em geladeira por até 3 dias.



4 comentários :

  1. Oi Stefânia, amo seu blog...
    Vc é tão suave!
    Deixa eu te perguntar, vc tem dicas pra fazer um pudim de leite condensado sem furo?
    Um abraço e tudo de bom aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, tudo bem?

      Obrigada pela visita e pelo carinho no comentário!

      Para não ter furinhos, eu costumo substituir 1 ovo da receita por 3 a 4 gemas (depende do tamanho delas). Como a gema possui mais gordura, isso ajuda o pudim a ficar mais cremoso e evita a formação de furinhos.

      Abraços,
      Stefânia

      Excluir
    2. Obrigada Stefânia pela dica!
      Vou fazer assim, na primeira oportunidade.

      Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...