terça-feira, 4 de agosto de 2015

Semifreddo Mesclado com Damascos Frescos


Salut! Salut! Como vocês estão? Espero que bem! Eu? Eu estou 1 ano mais velha desde ontem! Pois é, minha semana começou com meu aniversário e com um passeio muito gostoso pelo centro da cidade. Tomei um café da manhã demorado em um café super charmoso, andei por uma das partes mais encantadoras da cidade, almocei com meu Amore, fiz um jantar bem gostoso para meu Amore, falei com uma das minhas melhores amigas (chorei enquanto falava com minha amiga) e ganhei vários presentes e mensagens fofas de pessoas bem queridas. Foi um dia feliz! 

Eu sempre tive uma relação especial com as segundas-feiras. Sempre gostei da idéia de pensar que o início da semana é mais uma oportunidade ou um recomeço, sabe? Gosto de pensar que toda semana eu tenho uma nova chance de fazer algo melhor, de ser alguém melhor. Claro que podemos fazer isso todos os dias, pouco importa qual é o nome que damos para ele, mas o fato de pensar que um novo ciclo se inicia a cada 7 dias me traz um certo conforto e a esperança que, pouco importa se estou triste com algo, há sempre uma nova chance de fazer diferente ou apenas continuar no caminho certo. Coisas da minha cabeça...  Então foi assim ontem também, a diferença é que o ciclo de 7 dias veio com o peso dos projetos para o próximo ano. Alguns estão fora da minha ação mas mesmo assim estão na minha mente, mas os que dependem apenas de mim já estão sendo colocados em prática! Um deles é aproveitar mais a minha cidade e estar mais com pessoas que eu gosto, estreitar as relações com os amigos que fiz aqui e nunca perder o contato com os amigos que estão no Hemisfério Sul. Afinal de contas, o que seria da vida sem os amigos? Absolutamente NADA!

Bom, e a receita de hoje? Ela tem tudo a ver com uma das minhas resoluções, a de aproveitar mais a minha cidade e o que ela tem para me oferecer. Tenho ido com certa frequência ao Marché du Vieux Port para comprar os belos ingredientes direto das mãos dos fazendeiros. Vou com a mente aberta, sem pensar no que quero encontrar ou sem pensar em uma receita específica. Olho ao redor, vejo o que temos no dia e daí a inspiração vem na hora! Foi assim que veio a idéia desse semifreddo. Encontrei damascos frescos em uma das minhas visitas e, como tinha acabado de comprar belos ovos de uma fazenda da região, decidi que queria fazer uma sobremesa gelada...algo para refrescar os dias quentes e úmidos que têm feito por aqui. 
O semifreddo é uma daquelas sobremesas que você nunca lembra muito de fazer, mas que depois que come pensa: "Por que eu não faço isso com frequência? É deliciosa, fácil de fazer e super elegante!" A receita, que é da super talentosa Joyce Galvão, é super simples e é uma daquelas opções coringa! A base aceita bem várias combinações de sabores e você pode brincar com o que tiver disponível no momento, frutas vermelhas, pêssegos, caramelo...acho que se colocar lemon curd ficaria muito bom também! Ou seja, dá para adaptar ao seu paladar e ao produtos da estação. O tipo de receita que não dá para deixar esquecida, não é mesmo?

Então é isso, espero que vocês tenham tido um bom fim de semana!

Deixo para vocês algumas fotos do meu passeio de ontem...

Um terraço no vieux port - que charme deve ser morar aí!


Restaurante Le Lapin Sauté - A especialidade? Coelho! 


O Chateau Frontenac visto da cidade baixa


Pois é, tem uma loja que só vende fudge...e tudo é uma delícia! 


Uma casa na rua mais charmosa de Ville de Québec, Le Petit Champlain


Place Royale, uma praça que é um charme! 

Funicular que dá acesso a cidade alta


Beijos e até logo,
Stef



Tempo de preparo: 25 minutos
Tempo de freezer: Pelo menos 6 horas
Rendimento: 2 litros
Levemente adaptado do maravilhoso Essência Studio

Ingredientes para a base do semifreddo

6 gemas
3 claras
3/4 (150 gramas) xícara de açúcar refinado 
1 fava de baunilha
2 1/4 (540ml) xícara de creme de leite fresco, 35% gordura, gelado

Ingredientes para o coulis de damasco

1 xícara damascos frescos, sem a pele e picados em cubinhos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano

Modo de preparo

  1. Para o coulis: bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Reserve.
  2. Para o semifreddo: Em uma tigela,  junte as gemas, a baunilha (só as sementes), metade do açúcar e leve ao banho maria, batendo sempre com a ajuda de um fouet ou uma batedeira de mão, por aproximadamente 8 minutos ou até que a temperatura do preparo atinja 75º-80ºC. 
  3. Retire a mistura do banho maria e continue batendo até que esfrie. Reserve.
  4. Em outra tigela, junte as claras e o restante do açúcar. Leve ao banho maria até que atinja 65ºC. Transfira a mistura para a tigela da batedeira e bata até esfriar e formar picos firmes. Reserve.
  5. Em outra tigela bata o creme de leite até atingir o ponto chantilly.
  6. Com a ajuda de uma espátula de silicone, misture delicadamente o creme de leite batido ao preparo de gemas. Adicione o merengue suíço (preparo das claras), também com movimentos envolventes. Transfira o creme para o pote que vai ser levado ao congelador. Mescle o coulis de damasco, ou da fruta de sua preferência, e leve ao freezer por 6 horas. 
Bon appétit!

Dicas:

  • O semifreddo pode ser conservado, congelado, por até 15 dias;
  • Eu fiz a receita da base e dividi em duas porções, em uma coloquei o coulis de damascos e em outra coloquei um coulis de morango e pedacinhos de morango que deixei marinando em licor de cassis;
  • Você pode servir essa sobremesa como se fosse um sorvete ou então desenformá-la e cortar fatias. Para tanto, forre o fundo e as laterais de uma forma de pão (tipo bolo inglês) com papel filme. Despeje o preparo na forma e faça o mesclado com o coulis de sua preferência. Para servir, é só desenformar e cortar em fatias.





Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...