quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Tagliatelle com Vieiras, Tomate Seco e Amêndoas



É inevitável pensar que o verão já está acabando. A natureza mostra sua transformação e já percebo que as folhas estão mudando de cores, algumas já estão no chão e aquele vento que aponta o início do outono já faz parte de todas as manhãs. E as frutas? Já encontro lindas maçãs recém colhidas nos marchés, as pêras estão mais doces do que nunca e as diversas variedades de figos frescos me deixam encantada com essa fruta! É definitivamente impossível não notar a presença da nova estação se aproximando.

Bom, e assim como a natureza nos traz sinais eu também vejo alguns sinais em meu comportamento  mostrando que estou em fase de transição para a minha época preferida do ano. Fico encantada com as cores aparecendo, minhas caminhadas com a Praliné estão mais longas e agradáveis, já procuro pratos mais reconfortantes e uma taça de vinho tinto ao invés de um rosé ou branco. O que não deixa de ser um bom sinal...mostra que eu definitivamente estou adaptada às mudanças de temperatura, que são no mínimo interessantes, aqui por essas terras do norte.

O prato de hoje traz bem esse espírito e ainda me trouxe uma sensação de conforto e muita satisfação em prepara-lo e em saborea-lo! Apesar de não achar que a mistura de tomates secos e seu intenso sabor com delicadas vieiras seria muito promissora, no fim a combinação foi excelente e resultou em um almoço rápido e muito saboroso! Tem um pouco de verão com a presença das vieiras, mas definitivamente tem cara de outono com os tomates secos e as amêndoas tostadas...perfeito para essa transição, não é mesmo?

Beijos para vocês!



Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

1/4 xícara de amêndoas filetadas
350g de fettuccine ou outra massa longa de sua preferência
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
700g de vieiras
1/2 xícara de tomates secos picados
6 dentes de alho, finamente picados
1/2 colher (chá) de pimenta seca
1 colher (sopa) de suco de limão
Salsinha picada a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 175ºC. Toste as amêndoas no forno até que fiquem douradas, aproximadamente 8 minutos.
  2. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem.
  3. Enquanto a massa cozinha, aqueça 1 colher (sopa) do azeito de oliva em uma frigideira, tempere as vieiras e doure-as no azeite por mais ou menos 1 a 2 minutos de cada lado, dependendo do tamanho da vieira. Após dourar as vieiras, corte-as em 4 pedaços (se suas vieiras forem pequenas, deixe-as inteiras). Reserve.
  4. Na mesma frigideiras, aqueça o restante do azeite, acrescente o tomate seco picado, o alho, a pimenta e um pouco de salsinha picada. Cozinhe por mais ou menos 1 minuto. Transfira a massa cozida para a frigideira, acrescente as vieiras, o suco de limão, as amêndoas tostadas e o restante da salsinha. Misture bem, finalize com um fio de azeite aromatizado (opcional) e sirva imediatamente.
Bon appétit!


Dicas:

- Caso você não tenha vieiras, use camarões.

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...