domingo, 9 de outubro de 2022

Galette de Figos, Queijo de Cabra e Échalotes Caramelizadas


 Sexta-feira acordei com o barulho de um galho batendo na janela do quarto. Já tinha pedido para o Amore cortar esse galho que a cada ano fica maior, mas tem algo na melodia da madeira batendo no vidro que me acalma, é um sonzinho gostoso, então não insisti para o galho sair dali. Lá ele continua e o seu barulho acaba sendo um despertador natural. Barulhinhos da natureza. 

Como logo cedo eu já estava desperta, e também estava de folga nesse dia, resolvi tirar o dia para mim, fazer coisas que me agradam. Toquei piano, fiquei juntinha da Pralie, tomei chá bem quentinho olhando para fora da janela e cozinhei apenas para mim; algo que não fazia há algum tempo. Quer dizer, eu sempre cozinho para mim, mas não como o fazia antigamente, quando eu saia do básico e pensava realmente no que iria alimentar meu corpo e minha alma. Fui para cozinha esperançosa que a inspiração viria. Tinha figos frescos que estavam gritando para serem usados de alguma forma, minha cesta de cebolas tinham mais échalotes do que eu conseguiria usar nos próximos dias, e aquele queijo de cabra que eu trouxe de Québec também não aguentaria mais muitos dias na geladeira...em teoria a combinação me parecia interessante, então o único jeito de saber era colocar tudo junto e ver no que dava. Podia ter feito quiche, mas não, eu queria algo mais rústico, algo que combinasse com conforto que o outono me traz, queria deixar os ingredientes brilharem por si só. Já que eu estava no "mood", mudei as proporções da massa e usei farinha de espelta para trazer um toque mais interessante a massa. Que delícia! 

A galette foi o veículo perfeito para um almoço bem calmo, só eu e a Praliné, jazz tocando baixinho ao fundo, e as folhas caindo das árvores. Um dia como eu gosto. 

Que saudade eu estava de dias assim!





Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de descanso: 1 hora
Tempo de forno: 30 minutos
Rendimento: 4 a 6 porções

Ingredientes para a massa

  • 200g de farinha de trigo
  • 125g de farinha de espelta (na falta substitua por farinha de trigo branca)
  • 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 270g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
  • 4 a 8 colheres (sopa) de água

Ingredientes para as échalotes caramelizadas

  • 4 échalotes médias, fatiadas (na falta, substitua por cebola)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico 
  • Sal a gosto

Para a montagem

  • Queijo de cabra 
  • Figos frescos, cortado em rodelas
  • 1 ovo batido

Para finalizar

Mel

Modo de preparo

  1. Prepare a massa. Em uma bancada de granito, faça uma farofa com as farinhas e a manteiga. Não manuseie muito a manteiga para não passar muito calor para a massa. A farofa deve ficar fina e você pode usar algum utensílio para ajudar no processo (um processador de alimentos por exemplo). Misture o sal e o açúcar com 4 colheres (sopa) de água Faça um buraco no meio da farofa de farinha e manteiga e acrescentes os ingredientes líquidos. Trabalhe rapidamente para incorporar tudo. Se ficar muito seco, vá adicionando mais água aos poucos (1 colher de cada vez). Forme dois discos com a massa e envolva em um filme plástico e leve a geladeira por aproximadamente 1 hora.
  2. Enquanto a massa descansa, prepare as échalotes. Leve ao fogo médio/baixo um frigideira e derreta a manteiga, acrescente as échalotes e mexendo sempre, deixe-as caramelizar. Vai demorar mais ou menos uns 20 minutos. O ideal é deixar em fogo baixo e ter paciência. Se você tentar aumentar o fogo para adiantar o processo, elas vão apenas fritar e não caramelizar. Se necessário, acrescente um pouco de água para elas não grudarem no fundo da panela.  Quando ela estiverem na textura desejada, deglace a panela com o balsâmico e tempere com sal. Retire do fogo e deixe esfriar.
  1. Para a montagem. Abra a massa com a ajuda de um rolo e distribua metade da cebola caramelizada no centro da massa, tomando cuidado para deixar as bordas livres, distribua queijo de cabra a gosto e cubra com as fatias de figos. Traga as beiradas da massa para o centro da galette. Repita o processo com o outro disco de massa. Coloque sobre uma forma coberta com papel manteiga e leve a geladeira por uns 15 minutos.
  2. Pré aqueça o forno a 200ºC. Retire a galette da geladeira (você pode pincelar a massa com ovo batido se quiser ter uma cor mais bonita na massa) e transfira diretamente ao forno pré aquecido. Asse por mais ou menos 30 minutos ou até que a massa esteja dourada e assada por baixo.
  3. Retire do forno, regue com um pouco de mel e sirva. 
Bon appétit!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...