domingo, 24 de janeiro de 2010

Biscoitos de Polvilho...da Mamãe


Pois é, consegui vencer a preguiça nesse domingão... Fiquei saudosa e lembrei dos biscoitinhos de polvilho que a Mamy fazia. Delícia! Lembranças daquelas tardes, vendo filme, chuva caindo, cheirinho bom vindo da cozinha...hummmm! Que saudade!
Aproveitei enquanto o Amor estava brincando de salvar o mundo (Jogando video-game), e fui para a cozinha. Receita simples, rápida e com gostinho de infância...minha e dele!

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: Aproximadamente 80 biscoitos

Ingredientes

500g de polvilho doce
250ml de leite
125ml de óleo de girassol
3 colheres (sopa) de queijo ralado (eu usei parmesão)
7 Ovos (Ou até dar o ponto)
Sal a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueçao o forno em 200 graus. Em uma panela (Ou leiteira), leve ao fogo o leite e o óleo juntos até ferver. Enquanto espera, disponha em um recipiente grande o polvilho e o sal. Após o leite e o óleo ferverem, despeje imediamente sobre o polvilho e misture bem. Deixe esfriar um pouco (Afinal de contas você não vai querer colocar suas lindas mãozinhas na mistura quente, não é?). Acrescente o queijo ralado e misture novamente. Acrescente os ovos, um a um, até dar o ponto da massa (ela deve ficar com uma consistÊncia um pouco mais mole que a massa de um pão de queijo, como se fosse em ponto de fita).

2. Utilize o bico de confeitar e disponha em uma assadeira a massa no formato desejado (Eu usei um bico pitanga grande e fiz somente pequenos bastões). Leve ao forno pré aquecido e deixe assar por aproximadamente 15 minutos ou até que dourem. Sirva quente.

Que gostoso lembrar! Biscoitinho com casquinha crocante... Ah, esqueci de falar. A receita é da mamãe...mas eu acho que na verdade era da vovó...ihhh, agora já não sei mais...os meus 27 anos já estão afetando minha memória....

5 comentários :

  1. ehehhe esse Amor tá jogando video game demais!!! Queremos ver uma receita dele por aqui!!! ehhehehe

    ResponderExcluir
  2. Fiz o pastezinho de forno! O Ricardo gostou! Mesmo sendo monstrinhos deu certo!! Da próxima vez vai ficar mais caprichado!!! Para quem nunca mexeu com massa na vida hehehe. Obrigada Stefania, esse seu blog vai me ajudar!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Stefânia. Comida de mãe é tudo de bom mesmo, né?! Quando era criança não gostava desses biscoitos de polvillho. Hoje não pode deixá-los perto de mim que devoro tudo. rs

    Não achei seu e-mail então estou respondendo sua dúvida sobre a cobertura aqui mesmo. Dá pra fazer sem o açúcar sim. Preste só atenção ao creme de leite, talvez seja melhor usar um pouco menos. Espero ter ajudado. Se fizer, me conte.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Stefânia!!!

    Seu irmão indicou o blog no twitter e eu vim conferir. Adorei as receitas, sua cara isso, lembro de qdo eramos vizinhas e vc fazia aquelas tortas maravilhosas... Vou tentar fazer alguma, depois te conto o resultado..
    Ah pode deixar que irei preparar um post com dicas de meia... Já já ela tá no ar

    Beijnhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...