segunda-feira, 24 de maio de 2010

Risotto de Grana Padano com Pesto de Manjericão

Ahhh, que saudade! Como é bom voltar para casa e cuidar do nosso cantinho, não é?!
Eu estive fora nos últimos dias, não sei se perceberam (rs), e voltei ontem. Estava em Goiânia, visitando uma prima que passou uma semana difícil, ela estava na UTI. Mas como tudo dá certo no final, ela já está em casa, sorridente e feliz! E eu também! Nós fomos criadas juntas e sabe aquela cumplicidade que só duas amigas têm? Pois é, essa é nossa relação. Então, os posts de hoje são todos dedicados a ela!
Bom, mas isso não me livra da promessa que fiz. Pois ao voltar em Goiânia, tenho que levar uma torta para ela...o único problema é que ela não disse do que queria...fica por minha conta...aí já viu, né?! Vou querer inventar!
Enfim, com a Lorena recuperada, eu já estava com a cabeça livre para fazer aquilo que eu mais gosto, cozinhar!
Pois bem, hoje foi dia de francês, dia de resolver problemas grandes no trabalho, então na hora do almoço eu realmente precisava de um break. Então nada melhor do que vir em casa e desligar a cabeça um pouquinho, não é? O Amor ( que agora está fazendo home office), sugeriu sair para comer, mas eu realmente queria ficar um pouquinho em casa, nem que fosse apenas 1 hora.
Então, com o relógio não muito a meu favor, a primeira coisa que vem a minha cabeça nessas horas é fazer um risotto. Simples, rápido e saboroso! Esse em especial foi feito com o que tinha na geladeira, sem pensar muito. Mas o resultado foi mais que satisfatório e pela primeira vez eu acertei exatamente a quantidade correta de risotto para nós dois, ou seja, não sobrou e nem faltou (rsrsrsrs).
Para acompanhar o risotto eu fiz um filé rápido e saboroso, nada diferente do normal. Pratos prontos, mesa posta, mangia che te fa bene! Depois do almoço, a tão desejada e recomendada "siesta" (de 20 minutinhos), mas já valeu!

Ânimo revigorado! Come back to work!

Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 2Porções

Ingredientes para o Risotto

1 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli

1 1/2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
1/4 de xícara + 1 colher (sopa) de queijo grana padano ralado (ou parmesão)
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Ingredientes para o Pesto

1 punhado de pinólis (Se não tiver use amêndoas ou castanhas. Não use nozes por que fica rançoso...pelo menos no meu paladar)
1/2 dente de alho descascado e picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
3 bons punhados de folhas de manjericão frescos picadas
1 bom punhado de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva extra virgem (De boa qualidade)

Modo de Preparo
 
1. Prepare o Pesto: Coloque os pinólis em uma assadeira e leve-os ao forno por mais ou menos 1 minuto – não mais que isso -, apenas para aquecê-los uniformemente, sem dourar. Isso acentuará o seu sabor. Soque o alho em um pilão (almofariz) com 1 pitadinha de sal e as folhas de manjericão, ou então passe tudo por um processador (Eu fiz no pilão por que não tenho processador, mas também fiz assim por que a cor fica mais vibrante, mais bonita). Você pode acrescentar um pouco mais de alho se quiser, mas para mim esse meio dente foi suficiente.


2. Depois que essa mistura virar um purê, coloque-a em uma tigela. Em seguida, esmague muito bem os pinólis e junte-os a mistura de manjericão. Adicione metade do queijo parmesão, mexa lentamente e regue com um pouco de azeite – use apenas o suficiente para dar liga e obter uma consistência cremosa. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino e, a seguir, junte a maior parte do queijo restante. Despeje mais um pouco de azeite e prove novamente. Continue acrescentando queijo ou óleo até ficar satisfeito com a consistência e com o sabor. Reserve.

3. Prepare o Risotto. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo e deixe ao lado sempre aquecido.
Em uma panela, derreta  1 colher (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove  o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione o queijo grana padano ralado e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.
 
Ao servir o risotto, coloque uma colher generosa do pesto ao centro e decore a gosto. Sirva imediatamente.
 
Eu não fiz o pesto hoje, eu já tinha feito na última semanae estava guardado na geladeira pois ele se conserva bem em azeite.
 
 

4 comentários :

  1. Oi Stef!
    Nossa, que bom que sua prima está boa :)
    Minha viagem foi cansativa, mas bem legal!
    Ah, tirei foto da sopa, vou te mandar!
    Esse risotto... Ja sei onde usar o pesto que sobrou da semana passada tb!!!
    E o bolo, que receita diferente, vou passar pra minha mãe, ela vai amar!!!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. ja estava mesmo sentido a ausências, mas espero que esteja tudo bem por aí. sobre as receitas francesas comentadas no post acima, dou o maior apoio para um "Laura Calder project", que tal?

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri!
    Saudades!

    Que bom que aproveitou a viagem! É sempre bom dar um break na semana e ver os familiares, não é?
    Ahh, manda a fotinha...hoje tá chovendo aqui...ou seja, sinal que vai esfriar nos próximos dias. Então terei a oportunidade de fazer a sopa.

    Beijos e bos semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Karlinha!

    Acho linda a idéia...mas sabe qual é o problema? Os ingredientes...aqui não é tão fácil de encontrar todos.

    Mas só não se dá um jeito para a morte, não é?
    Vou amadurecer a idéia.

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...