quinta-feira, 30 de junho de 2011

Salada Verde com Queijo de Cabra Marinado


Atualmente o meu prato perfeito é qualquer um que leve queijo de cabra (acho que já deu para perceber o tanto que uso, não é?). Por vários motivos essa saladinha tem sido o meu prato número 1, seja pela praticidade e rapidez no preparo e principalmente pelo sabor e prazer que ela me proporciona.

Foi uma super dica do meu atual livro de cabeceira, The Country Cooking of France. O queijo marinado além de ser bom sozinho, pode ser incluído em vários pratos, como entradinha e é claro nessa saladinha. Uma perdição!

A opção da foto foi a entrada do nosso almoço de domingo, eu aproveitei e fiz mais uma porção para o jantar...cheguei hoje de viagem e fui na geladeira ver se ainda tinha queijo...infelizmente não, mas minha lista de supermercado para amanhã já está pronta e um bom pedaço de queijo de cabra já tem destino.

A marinada leva alguns dias para ficar pronto, mas vá por mim....vale a pena esperar cada segundo...a recompensa vem. E como dizia a minha mãe: "Melhor do que isso...só dois disso!"

Beijocas e boa quinta-feira para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para a marinada de queijo

200g de queijo de cabra tipo chèvre (eu usei um com ervas)
1 folha de loura
1 ramo de tomilho
1 colher (chá) de pimenta do reino em grãos
3/4 xícara de azeite de oliva extra-virgem

Ingredientes para a salada

4 fatias de pão italiano (eu não tinha e usei um de nozes)
Folhas verdes variadas 

Ingredientes para o vinagrete

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho (eu usei um de menta)
Sal e pimenta do reino
6 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo

1. Para a marinada. Coloque o queijo de cabra em um pote que pode ser fechado hermeticamente, coloque os temperos e cubra com o azeite de oliva. Feche o pote e deixe na geladeira marinando por 10 dias. O queijo pode ser consumido em até 20 dias. Como eu comentei, pode ser servido na salada, massas, sozinho ou como antepasto junto com alguns pãezinhos.

2. Quando for preparar a salada, pré aqueça o forno a 200 graus. Higienize as folhas verdes e seque-as. Distribua em pratos para servir e reserve. Regue as fatias de pão com um pouco do azeite da marinada e coloque uma fatia ou pedaço do queijo de cabra sobre ela. Leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 10 minutos, ou até que comece a derreter.

3. Enquanto isso prepare o vinagrete. Misture os temperos no vinagre e vá adicionando o azeite em fio batendo sempre para emulsionar. Tempere as folhas com o vinagrete e sirva com o pão com o queijo de cabra.

Espero que gostem!

2 comentários :

  1. oh delicia! dá uma passadinha pelo meu blog: deliciasdaisa.blogspot.com!

    ResponderExcluir
  2. OI Isa,

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...