terça-feira, 7 de junho de 2011

Filet Mignon ao Molho Marchand de Vin



23:33h e eu ainda estou com energia total. Acabo de chegar da aula, e depois de um banho relaxante, uma xícara de chá achei que iria conseguir ficar quietinha, mas não...ah não, tô aqui...quase que a mil, então nada mais justo do que ligar o computador e compartilhar com vocês essa delícia que foi meu almoço de hoje.

Foi rápido, delicioso e auto suficiente. Para não dizer que meu almoço foi prato único, eu fiz uma saladinha deliciosa com queijo de cabra, e fiquei apenas pensando em como pequenos momentos trazem tamanha satisfação. Acho que toda refeição deveria ser assim. Sim. Toda refeição deveria transmitir essa deliciosa sensação de satisfação, mas não apenas a satisfação do corpo, mas aquela que invade a sua mente e te deixa feliz. Refeições como a de hoje me deixariam mais tranquila...ah simmmmm....

Beijos e uma linda terça-feira para vocês!




Tempo de Preparo: 25 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

4 Medalhões de Filé Mignon
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite para grelhar a carne

Para o molho

1 xícara de vinho tinto seco (eu usei um cabernet)
1 échalote picadinha (se não tiver use uma cebola rocha bem pequena)
3/4 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano (se usar o tahiti, diminua a quantidade)
1 colher (sopa) de salsinha picadinha
Sal e pimenta do reino a gosto

Para finalizar

1/2 xícara de vinho tinto 
2 colheres (sopa) de água

Modo de preparo

1. Misture o vinho com a échalote e leve ao fogo médio em uma panela pequena. Deixe reduzir até que atinja a 2 colheres (sopa), aproximadamente 12 a 15 minutos e deixe esfriar. Enquanto isso, em uma tigela, misture a manteiga com o suco de limão e a salsinha. Acrescente a mistura de vinho e échalote (que deve estar fria) com a manteiga, acrescente 1/4 colher (Chá) de sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.

2. Tempere os medalhões com sal e pimenta e pincele com o azeite. Grelhe-os de ambos os lados até o ponto desejado, se preferir termine a cocção no forno. Retire-os da frigideira e mantenha-os aquecidos. Na mesma frigideira, adicione o vinho restante e a água para deglaçar o fundo da frigideira. Deixe reduzir até obter aproximadamente 1 colher de (sopa) líquido. Remova do fogo e deixe esfriar por aproximadamente 1 minuto e meio. Acrescente a manteiga de vinho reservada e misture vigorosamente até emulsionar o molho.

Sirva imediatamente sobre os filets que estavam reservados.

12 comentários :

  1. Ai que delícia, fiquei com água na boca... ainda bem que já é hora do almoço ...rsrsrs bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, deve ter ficado uma delícia, eu faria outro acompanhamento, não gosto muito de queijo de cabra, mas esse filé aí....

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bonito. É muito difícil fazer um registro bonito de carne assim... Geralmente elas não são muito fotogênicas. O sabor deve ter fica mais que especial. Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia!!!Além de super saudável e saboroso!!

    ResponderExcluir
  5. Suculento... devia estar delicioso, e apresentação, como sempre, perfeita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa Stef, com um almocinho desses eu certamente ficaria feliz até de noite mesmo!! :P

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Concordo cm você, toda refeição deveria nos trazer essa satisfação.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. É o blog mais fino que visito! Serve de GRANDE inspiração para meus pratos! Adorei o prato e até arriscaria comer carne só por ele.

    ResponderExcluir
  9. Só a foto já da vontade de comer de tão linda que está ...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Stefânia querida! Você tem o dom de fazer carnes maravilhosas! Toda vez que entro aqui no seu blog fico doida pra chegar logo o horário de ir pra casa para preparar essas belezuras!
    Já fiz a sua receita com manteiga de mostarda e vou fazer esse com certeza!
    Mais uma vez parabéns pelo blogs!
    beijos
    sarah

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...