terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mousse de Chocolate Branco e Limão com Calda de Morango

Foto da super talentosa Glau

O tempo passa e você consegue enxergar claramente os rastros que ele deixa. Não preciso nem falar das rugas, né? Mas tem tanta coisa que daria para comentar que vou falar apenas de algumas.
Como por exemplo, quando eu tinha lá pelos meus 18 aninhos e engordava 2 ou 3 kg, por conta de alguma estripulia gastronômica, eu nem me preocupava. Era só ficar uns 10 dias sem jantar que esses quilinhos indesejados iam embora sem deixar rastro nenhum.
E aquelas noites que você ia para a balada e chegava de madrugada e no outro dia precisava acordar cedo? Ahh, tranqüilo também! 3 horinhas de sono já eram suficientes para acordar no dia seguinte disposta para começar o dia sem nenhum vestígio que teve uma noite com poucas horas de descanso.
E o que nos últimos dias me deixou impressionada foi que há alguns anos atrás, tomar uma (ou mais...) taças de vinho em um jantar não seria nenhum problema para o dia seguinte...ah não, normal! No outro dia acordaria como se o jantar tivesse sido regado apenas a água mineral e suco natural. Agora? 24 horas depois ainda lembro e dou aquela famosa praguejada de que “eu não vou beber nunca mais!”. Impressionante! E quando você toma mais que uma...ihhh, pode ter certeza que vai lembrar durante algumas...ou várias horas depois...

Mas nem tudo são desvantagens. A medida que o tempo passa você aprende certas lições que vai levar para a vida inteira. Aprende a ser mais paciente, aprende mais com o próximo, dá mais valor ao próximo. Enxerga mais valor em pequenos gestos ou palavras, dá mais valor nas suas decisões! Entende a sua mãe e, tudo aquilo que ela te falou durante a adolescência, parece fazer muito mais sentido, quer passar mais tempo em casa e curtir pequenos momentos, mas que tem um valor inestimável...como por exemplo, ficar sentado ao lado de quem você ama e mesmo sem falar uma palavra ter a sensação de que aquela foi a melhor conversa da sua vida...apesar de poder sentir isso em qualquer fase da vida, acho que agora, pelo menos para mim, é muito melhor! Enfim, acho que a lista de vantagens é muito maior do que as possíveis desvantagens.

Bom, mas e a receita de hoje? Feita para pessoas muito especiais que tive o prazer de receber em casa no último fim de semana. O sabor? Bom, foi muito elogiada por todos! Inclusive pelo meu pai que não é o maior fã de doces e provou uma porção no domingo e ainda me perguntou se tinha mais. Ah, isso para mim melhorou também com a idade...acho que minha comida agora é bem melhor! Rsrsrs

Beijos para vocês e boa terça-feira!

Foto da Glau


Tempo de preparo: 25 Minutos
Tempo de descanso: Pelo menos 2 horas
Rendimento: 6 Porções
Fonte:  Adaptado do Livro - Williams-Sonoma Seasonal Celebration Series

Ingredientes para a calda

2 xícaras de morangos limpos de cortados em cubinhos
¼ xícara de açúcar
1 colher (sopa) de kirsch (licor de cereja) – Se não tiver substitua por outro

Para o mousse

180g de chocolate branco de boa qualidade
¼ xícara de leite morno
1 xícara de creme de leite
2 claras de ovo em temperatura ambiente
1 pitada de cremor tártaro
¾ colher (chá) de extrato de baunilha
Raspas da casca de 1 limão siciliano

Modo de preparo

1. No liquidificador, bata 1 e ½ xícara de morangos com o açúcar até que virem um purê. Passe por uma peneira fina e acrescente o restante dos morangos picados e o licor. Leve ao refrigerador e reserve.

2. Em banho maria derreta o chocolate. Não deixe a vasilha onde está o chocolate tocar na água. Deixe em banho-maria até que derreta completamente. Acrescente gradualmente o leite morno e mexa até que fique homogêneo. Deixe a mistura atingir a temperatura ambiente.

3. Bata o crème de leite com o extrato de Baunilha até forme picos médios. Bata as claras em neve com o cremor tártaro até que fiquem firmes, mas não bata demais, ela deve ficar ainda cremosa. Com a ajuda de uma espátula, incorpore delicadamente as claras em neve (em mais ou menos 2 adições) a mistura de chocolate branco (que deve estar em temperatura ambiente). Incorpore o creme de leite batido e as raspas de limão. Não misture muito para que não perca o volume a textura, apenas o suficiente para incorporar o creme. Distribua em taças individuais e leve ao refrigerador por pelo menos 2 horas antes de servir.

Para servir, cubra com a calda de morango que estava reservada.

Foto da Glau

8 comentários :

  1. Que maravilha Stefânia adorei a receita e vou guardá-la com carinho, obrigada pela partilha deliciosa...
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Stefânia,
    Que cores lindas, que doce maravilhoso, está delicioso.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. ah vou fazer... que delicia :-)
    Bjao Fabi

    Obs: hoje vou fazer a receitinha do seu bolo de aniversario que postou ha um tempinho...vou fazer para alegrar meus amigos amanha e agredecimento a eles tambem.
    bjs
    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Olá Stef!!Pois é , se tem algo que os anos trazem de bom é o aprendizado com as experiências vividas...Ainda bem que eu nunca soube o que é ressaca...mas dizem q é muito ruim...rsrsrs
    Adorei a sobremesa, é uma combinação perfeita...hummm

    ResponderExcluir
  5. Que delícia e suas fotos tão lindas!
    Vai rolar um sorteio lá no meu blog, não perca!
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Lendo seu texto, fiquei com uma certa saudade de minha adolescência. Como era fácil não engordar :o
    Queria ter descobrido meu dom para cozinhar naquela época hihi
    Enquanto a receita, achei bárbara! Ficou muito bem executada :P
    Das fotos não preciso nem falar... ótimas ;)
    Estarei dando mais umas olhadas por aqui nos próximos dias. Seu blog tem fotos e guloseimas bem legais :)
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  7. Oi,Estafania,este esta sendo meu primeiro comentario... Sou apaixonada pelo seu Blog. Tudo aqui é perfeito e feito com mto carinho.Agora vamos ao que interessa no meu bolo de niver esse ano fiz ele baseado no da Simoni Izume do Chocolatria um bolo desconectado como ela mesma disse.rsrs Em copinhos usei o seu mousse de choco branco com uma versão minha do toalha felpuda asó que de chocolate....humm ficou mto bom.Estou tentando criar um blog,mas ta tão dificil....rsrsrs
    Beijos

    Simoni

    ResponderExcluir
  8. Simoni,

    Que querido o seu comentário! Muito obrigada pelo seu carinho e pelas visistas aqui. É por pessoas assim que o blog me deixa tão feliz!

    Agora e essa sua receita, fiquei encantada! Deve ter ficado deliciosa! Será que você não mandaria a receita para cá? rsrsrs Queria testar...

    Sobre o blog, não desanima não. Dá trabalho sim...mas a recompensa é muito grande!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...