domingo, 30 de outubro de 2011

Parfait de Whisky com Praliné de Avelãs



Apesar da TV já estar de volta ao nosso lar, sinto que é como se não estivesse. Temos passado, horas e até dias sem lembrar de dar uma olhadinha para ver o que está passando...ou até mesmo só para dar aquela espiada no jornal...naquele seriado bacana...Simpsons...enfim, realmente ela não está fazendo falta na nossa rotina.

Mas sábado a noite, noite chuvosa, trovões, cházinho quente...ahhh, resolvemos ficar deitadinhos no sofá e ver o que tinha de bom por aí. Para minha alegria ao da aquela famosa "zapada" passei pelo canal Sony e, naquele momento, estava passando Top Chef Just Desserts. Eu adoro esse programa! Fico encantada com a técnica, dedicação, criatividade e resistência desses chefs...confesso que nunca fiz nenhuma receita deles, mas que dá vontade, ah isso dá!

E como quem não tem cão caça com gato, aqui tenho uma receita bem legal...não chega a ser tão trabalhosa ou sofisticada como a maioria das receitas que os chefs fazem no programa, mas confesso que é muito legal prepara-la pois envolve algumas técnicas e diferentes preparações para chegar no resultado final. Mas peraí, não vai embora...a receita não é difícil não! É um tanto trabalhosa...mas nada que não dê para simplificar. Sim, você pode comprar um bolo de chocolate pronto e usar na base...sim, você pode fazer um praliné de outra noz...e claro, você também pode mudar a bebida. O importante aqui é fazer algo que vocês gostem e tenham prazer no preparo também. Afinal de contas a idéia e se divertir e ter um resultado final legal, não é mesmo?

Não fiquei com a TV ligada muito tempo, para falar a verdade nem terminei de ver o Top Chef por que já havia visto esse episódio em outra data...mas pelo menos foi o suficiente para dar algumas idéias para a tarde de amanhã...portanto, acho que deve rolar uma outra sobremesa por aqui nos próximos dias...para o Amore é claro, minha dieta está firme e forte!

Beijos para vocês e bom domingo!



Tempo de preparo: Aproximadamente 1 hora
Tempo de refrigeração: Pelo menos 1 hora
Rendimento: Aproximadamente 6 a 8 Porções

Ingredientes para a base de chocolate (Genoise) (Vai ser um pouco grande para a sobremesa, mas você pode usar para outras preparações ou então diminuir a receita)

5 ovos
120g de açúcar refinado
70g de farinha de trigo
50g de amido de milho
25g de cacau em pó
60g de manteiga sem sal derretida e em temperatura ambiente

Ingredientes para o praliné

75g de avelãs sem pele (não devem estar torradas
75g de açúcar

Ingredientes para o parfait

108g de gemas (Aproximadamente 6 gemas)
150g de açúcar refinado
100ml de whisky
400ml de creme de leite fresco
5g de gelatina em pó sem sabor

Modo de preparo

1. Prepare o genoise (se quiser usar o bolo pronto pule essa parte). Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga 2 placas de abas baixas, coloque uma folha de papel manteiga e unte com manteiga novamente. Reserve.

2.  Leve ao banho-maria os ovos e o açúcar e bata até que o açúcar dissolva ou até que atinja a temperatura de 45 graus. Retire do banho-maria e transfira para a batedeira. Bata em velocidade alta até que fique bem claro e fofo, mais ou menos uns 10 minutos. 

3. Peneire a farinha de trigo, o amido e o cacau 3 vezes. Quando os ovos já atingirem o ponto desejado, transfira 3/4 da massa para um bowl maior, no restante da massa incorpore a manteiga derretida que deve estar em temperatura ambiente. Na outra parte da massa, incorpore delicadamente os secos, tomando muito cuidado para não perder o ar da massa. Incorpore em 3 adições. Incorpore a massa que foi mistura a manteiga. Transfira a mistura para as placas previamente preparadas (você pode usar uma forma normal, mas depois terá que cortar em camadas finas). Leve ao forno até que esteja assada, aproximadamente 7 minutos (para a massa da espessura que está na base da sobremesa). Retire do forno e deixe esfriar sobre uma placa.

4. Prepare o praliné. Coloque o açúcar em uma panela e cubra com água (apenas o suficiente para cobrir o açúcar). Faça uma calda com mais ou menos 110 graus ou bala mole. Despeje sobre as avelãs e comece a misturar, quando as avelãs começarem a cristalizar, retorne ao fogo até que atinja uma coloração caramelo claro. Transfira o preparo para um silpat, ou coloque sobre uma pedra de granito untada levemente com manteiga. Deixe esfriar bem até que fique duro. Depois bata o praliné no processador até obter uma farofa. Reserve.

5. Hidrate a gelatina em 25ml de água. Reserve. Leve em banho-maria, com fogo bem baixo (Não deixe o bowl tocar na água), as gemas, o açúcar e 70ml do whisky. Com a ajuda de um fouet bata constantemente até que atinja a temperatura de 85 graus, ela estará com um cor mais pálida e um pouco mais espessa. Transfira a mistura para a batedeira e acrescente o restante do whisky, bata por mais ou menos uns 10 minutos em velocidade alta. 

6. Derreta a gelatina no microondas por mais ou menos 15 segundos. Com a batedeira desligada, acrescente a gelatina ao preparo e misture o praliné que estava reservado. Bata o creme de leite em ponto de chantilly médio (não bata demais) e incorpore ao preparo com movimentos envolventes.

7. Para a montagem. Corte a genoise (ou o bolo de chocolate) um pouco menor do que o tamanho do aro que você for usar para a montagem (você também pode fazer em uma travessa e depois cortar...vai ficar um pouco mais difícil de servir, mas é perfeitamente possível). 
Disponha o aro sobre uma placa ou prato que for servir. No fundo do aro, coloque um retângulo da genoise e cubra com metade do parfait, coloque outro retângulo e cubra com o restante do parfait. Nivele a superfície e leve ao congelador por pelo menos uma hora. Antes de servir, deixe na geladeira por uns 5 minutos. Desenforme e decore a gosto

Sirva muito gelado.

Obs.: Você também pode excluir a etapa da genoise e servir apenas o parfait com o praliné em formatos individuais (pode usar uma forma de muffin como referência, ou qualquer uma outra de silicone.




27 comentários :

  1. Ui...essas camadas são algo de outro mundo :)

    Ficou lindo :)

    ResponderExcluir
  2. Que sobremesa tentadora! Fotos com imenso bom gosto. Adorei.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. QUE DELICIA E COM UMA APRESENTAÇÃO DE DAR ÁGUA NA BOCA.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Stefânia,
    A apresentação é deliciosa e a refrescante sobremesa é hummm...
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Aí, vem a dona Mirella Camargo e me posta isso no Twitter só porque eu não almocei ainda. Essa menina é malvada!!!! Mas, mais malvada ainda é a dona Stefânia por ter publicado isso num domingo. :op

    ResponderExcluir
  6. Oi Stefânia! Que capricho hein... sua sobremesa está perfeita :)
    Adorei sua arrumação simples e ao mesmo tempo clássica e pomposa, muito bom ;)
    Agora, que esse seu Amore é um sortudo... haaaa ele é :)
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  7. que maravilha...que capricho!!!


    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Stef, que maravilha de sobremesa... esse Amore é um sortudo...kkk
    Pra mim a TV tb não faz a menor falta, passo muito bem sem ela, mas o maridão não dá conta.
    Que bom que vc ta se mantendo firme na dieta, mas deve ser dificil até fazendo tantas gostosuras...
    Boa semana pra vcs!
    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Ah Estefânia, vc quer que a gente engorde sozinhas né?rsrsrs Como vc consegue resistir a essa gostosura?!!Olha olhando para ela, a combinação de sabores dá para pensar que a sobremesa perfeita existe ...

    ResponderExcluir
  10. Ai Mi, que delícia, né? Pena que não dá para comer....rsrsrs...a dieta tá firme e forte!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. OI Diogo!

    Ficam bonitas, né? Pelo menos impacto visual vai causar...rsrsr

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Paulo,

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    Beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  13. OI Querida Ginja,
    Tudo bem?

    Obrigada pelo carinho!

    Beijo grande para você!

    ResponderExcluir
  14. OI São,

    Obrigada pelo elogio! Eu também gostei da apresentação...dá uma idéia bem legal da textura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. OI Vânia,
    Tudo bem?

    Realmente é uma sobremesa para dias mais quentes...geladinha fica deliciosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. OI Borboleta!

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    Beijos para você!

    ResponderExcluir
  17. Hahahaha Túlio, que nada! Vocês também vivem torturando agente...e é qualquer dia da semana...

    Beijos para você!

    ResponderExcluir
  18. Poxa Queila, muito obrigada! Sei que você é super caprichosa...então é um super elogio!

    O Amore merece...ele é um fofo! rsrs

    Beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  19. OI Isa!

    Obrigada Querida!

    Beijo bem grande para você e bom feriado!

    ResponderExcluir
  20. OI Dri!
    Tudo bem com você Querida?

    Então, a dieta tá super tranquila. Sabe que até me acostumei...e como o meu maior prazer é cozinhar, eu só provo para saber se ficou bom mesmo...tô segurando numa boa!

    Beijo grande para você!

    ResponderExcluir
  21. Ai Cíntia..nem fala! Mas dá certo Querida..é só distribuir entre os vizinhos, colegas de trabalho, faculdade...aí não tem tentação de comer em casa...aí não engorda...rsrsr

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  22. Stefânia, que linda essa sobremesa...uau!!
    O sabor tbm deve ser incrível!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Stefânia, Tudo Bem? Vc pode me tirar uma dúvida?
    Quando vc diz, transfira 3/4 da massa para um bowl maior... de que massa vc se refere?
    Vc quer dizer o merengue? Eu fiquei confusa...rs.

    3 .Peneire a farinha de trigo, o amido e o cacau 3 vezes. Quando os ovos já atingirem o ponto desejado, transfira 3/4 da massa para um bowl maior, no restante da massa incorpore a manteiga derretida que deve estar em temperatura ambiente. Na outra parte da massa, incorpore delicadamente os secos, tomando muito cuidado para não perder o ar da massa. Incorpore em 3 adições. Incorpore a massa que foi mistura a manteiga.

    Desde já,

    Sou grata.

    Angéllica

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...