quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Charlotte de Maracujá e Chocolate



Tem dias que minha vontade é ficar o dia inteiro em casa, de pijama, curtindo preguiça, vendo comédias românticas, comendo comfort food...e se estiver chovendo melhor ainda!
Uma ou outra vez me dou a esse luxo. Ultimamente tem sido quase impossível fazer isso. E não pensem que é por que aqui no planalto central não chove muito. Estamos fora da seca, então chove com muita frequência. Mas não consigo tirar um "day off" simplesmente por falta de tempo. Mas e o fim de semana? Esses têm sido aproveitados para estudar para provas de fim de semestre e preparativos da minha viagem....uma pena, né? Mas um dia dá certo!

Agora falando de quando eu posso ter esses dias. As comfort foods precisam ser algo que lembra minha mãe e as coisinhas que ela preparava para nós. Uma das minhas favoritas era brigadeiro. Não necessariamente as bolinhas passadas no granulado, sabe? Mas poder raspar o fundinho da panela...ahhh, isso sim era bom! 

Apesar de não ter feito esse tipo de coisa no fim de semana, ele foi muito bem aproveitado, principalmente no domingo, quando pude fazer essa deliciosa torta! Uma combinação clássica, mas que dessa vez me conquistou definitivamente. E embora tenha alguns passos a mais, vale a pena fazer mesmo que seja somente a bavaroise de maracujá e o mousse de chocolate, pois se completam com tamanha harmonia que seria covardia dizer que agora preferiria uma panela de brigadeiro em seu lugar...acho que dá para ter as duas, né? rsrsrs

Beijos para vocês e boa quinta-feira!



Tempo de preparo: 60 Minutos
Rendimento: 6 a 8 Porções

Ingredientes para o biscuit (base e laterais)

4 claras
100g de açúcar refinado
4 gemas
100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Açúcar impalpável para polvilhar

Ingredientes para a bavaroise de maracujá

125ml de suco de maracujá
100g de açúcar
25ml de água
2 e 1/4 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor
1 colher (sopa) de suco de limão
125ml de creme de leite fresco

Ingredientes para o Mousse de Chocolate

200g de chocolate meio amargo
50g de manteiga sem sal
200g de creme de leite fresco
3 claras de ovo
100g de açúcar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Pincele uma placa com abas baixas, cubra com papel manteiga  e pincele manteiga sobre o papel, ou use um silpat. Reserve. Bata as gemas com a ajuda de um fouet com um terço do açúcar e a baunilha. Na batedeira, bata as claras em neve, quando tiver levantado volume, polvilhe o açúcar e deixe bater até que fique firme e brilhante. Incorpore delicadamente a mistura de gemas e a farinha peneirada. Transfira a mistura para um saco de confeiteiro.
Faça dois círculos com a massa pouco menores do que o fundo do aro que for montar a torta. Faça um ziguezague da altura das laterais com o restante da massa. Borrife água e polvilhe delicamente com açúcar impalpável. Leve ao forno aquecido por mais ou menos 10 a 12 minutos. Retire do forno e desenforme.

2. Para o bavaroise. Faça uma calda com o açúcar e a água até atingir 118 graus ou ponto de bala mole. Misture ao suco de maracujá e deixe esfriar. Hidrate a gelatina em 35ml de água fria. Deixe descansar 5 minutos e depois derreta em banho maria. Acrescente a mistura de suco e calda. Reserve. Bata o creme de leite fresco em ponto médio (quase chantilly). Incorpore delicadamente a mistura de maracujá ao creme de leite. Leve ao refrigerador por uns 10 minutos.

3. Para o mousse de chocolate você deve derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Reserve até atingir a temperatura ambiente.

4. Misture as clara com o açúcar e leve ao banho-maria, batendo com um fouet, até que o açúcar dissolva completamente. Bata essa mistura na batedeira até que fique com a textura de um merengue (ou até que o preparo atinja a temperatura ambiente). Como o outro merengue, não deixe bater demasiadamente. Esse preparo é o merengue suíço.

5. Bata o creme de leite fresco a ponto médio (pouco antes de chegar ao ponto chantilly). Incorpore o chocolate derretido (que deve estar em temperatura ambiente) ao creme de leite batido. Depois que estiver homogêneo, incorpore ao merengue suíço.

6. Para a montagem. Coloque um disco do biscuit no fundo de um aro. Acomode a placa de biscuit que você fez para as laterais. Ela é bem maleável, mas não se preocupe se quebrar um pouco, isso é normal. Cooloque a bavaroise de maracujá sobre a base de biscuit que está no fundo. Sobre a bavaroise, coloque outro disco de biscuit, sobre o outro disco coloque o mousse de chocolate (você pode usar um bico de confeitar para decorar).

Leve ao refrigerador por mais ou menos 1 hora. Sirva gelado.

Mais uma vez é uma receita feita em parceria com o meu amigo Leocyr.


11 comentários :

  1. Gente, que torta mais mimosa!!!Ai e essa combinação é matadora!!!(como diriam os amigos do meu marido...rs)Adorei!!!já vou copiar a receita!!bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, linda demais essa tua receita. Fiquei babando aqui! Beijos
    Danieli
    www.nossacozinhadani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O aspecto e a mistura de sabores resulta muito bem, está magnífica!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Stefânia. A harmonia de sabores deve resultar na perfeição. Amei a receita.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Stefânia,
    É amor à primeira vista Charlotte de Maracujá e Chocolate, também a associação dos sabores de chocolate amargo e maracujá deve ser delicioso.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Divinal! Que perdição! E como sempre, fotos lindas :)

    ResponderExcluir
  7. Stefânia, isso deve ficar MARAVILHOSO! Delícia!
    Beijos =)

    ResponderExcluir
  8. Estou pensando seriamente em não visitar mais teu blog, pois toda vez que venho aqui me dá uma vontade gigante de ir fazer essas suas delícias que sempre surpreende!!

    Adorei!

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ôxe Stefânia, como assim:"... mesmo que seja somente a bavaroise de maracujá e o mousse de chocolate..."?
    Uma charlotte dessas, digna dos deuses baianos e de todo mundo, não é coisa simples, é pura arte falada em português, com ingredientes brasileiros e tudo que temos direito :o Além de ter sido feita por uma diva blogueira :)
    Eu adorei e já anotei a receita ;)
    Parabéns, parabéns, parabéns :)))
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  10. Stef
    quer vir passar uns dias em casa? hehehehehehehe
    querida, fiquei feliz em saber que vc tá curtindo a BdA!!!!
    obrigada
    bjs
    Carmen

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...