quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Crème Brulée de Laranja e Framboesas



No último sábado recebemos um casal de amigos bem queridos aqui em casa. A idéia era fazer um jantar mais informal e claro, tentar incluir tudo que o Amore e os nossos amigos gostam. Portanto teve um filé especial para o Rafael, gnocchi com fondue de tomates para o Amore, aspargos para mim e crème brulée para a Carol. Apesar de querer agradar a cada um individualmente, tentei fazer um conjunto bem harmônico para que o jantar fosse, além de agradável, uma excelente experiência em termos de comida e bebida para todos nós.



Como já era sabido, a sobremesa preferida da Carol é o crème brulée, mas minha cabeça inquieta queria também testar uma nova idéia e ao mesmo tempo deixar minha amiga feliz. Foi então que veio a idéia da combinação de laranja, baunilha e framboesa. Quer coisa melhor do que um creme aveludado, com um toque cítrico vindo da laranja e, por fim, a deliciosa supresa ao encontrar uma framboesa dentro do creme para fechar com chave de ouro? E aquela casquinha crocante de açúcar? Ohh Dear God! Mas é possível. É tão possível e demora tão pouco tempo para fazer que sempre me pergunto por que não faço com tanta frequência...acho que para manter essa imagem que sobremesas como essas devem ser servidas em momentos especiais...e quer momento mais especial do que quando estamos com vontade? Para mim não...

Beijos para vocês e boa quinta-feira!



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 35 minutos
Tempo de refrigeração: Pelo menos 3 horas
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco
1 fava de baunilha
Raspas da casca de 1 laranja pequena
7 gemas
1/4 xícara + 1 colher (sopa) de açúcar refinado
Framboesas a gosto

Para finalizar

6 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo


1.Pré aqueça o forno a 150 graus. Em uma panela coloque o creme de leite,a bra a fava de baunilha e coloque as sementes e a fava na panela junto com o creme. Leve ao fogo médio até começar a levantar fervura. Desligue o fogo, acrescente as raspas de laranja, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

2. Em uma tigela de vidro, bata ligeiramente as gemas com o açúcar. Quando o creme tiver descansado os 10 minutos, acrescente as gemas mexendo sempre (com um fouet). Essa etapa é bem importante, você deve acrescente o creme de leite bem lentamente e mexer constantemente para as gemas não cozinharem. Coloque uma framboesa no fundo de cada um dos recipientes que for usar. Passe a mistura por uma peneira e divida-a entre os recipientes que for levar ao forno. 



3. Leve ao forno pré aquecido em banho maria. Deixe por aproximadamente 30 a 35 minutos. Você saberá o ponto correto, quando o centro não estiver totalmente firme, quase como uma gelatina. 
Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve a geladeira por pelo menos 3 a 4 horas. 

4. Poucos instantes antes de servir, salpique cada ramekin com 1 colher (chá) de açúcar e caramelize com a ajuda de um maçarico. Deixe esfriar por 1 minuto, sirva imediatamente.





29 comentários :

  1. Stefânia!
    Que delicia! Ter um maçarico em casa é a coisa mais gurmet que posso imaginar. Deve ter ficado uma delicia e tenho certeza que a Carol amou o mimo. Um dia ainda vou provar essa receita, ou até mesmo tradicional já que nunca comi rs!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que delicia! Irresistível.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Stefãnia,
    As fotos ficaram lindas, o creme ficou igualmente lindo e apetitoso.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Amo muito tudo isso..rsrsrs deve ter ficado muito boa essa combinação...bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  5. Que jantar tão agradável Stef, e com o cuidado de agradar a todos e combinar e interligar toda a refeição. Arrasou com esse creme brulée, bem cremoso, e com o toque da laranja e a framboesa no interior, uma delícia.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Menina, o cardápio estava fantástico :o, mas esse creme brulé, arrasou!
    Que delícias de imagens, deu vontade de comer a tela, aff!
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua versão do creme brulée!
    Estou fazendo um curso de fotografia, que acaba daqui 2 semanas. Daí resolvemos fazer um comes e bebes para comemorar. Veja se posso com isso: me pediram para levar 20(!) creme brulée para lá e depois usar o maçarico para finalizar tudo! Non sense! rs

    Acho que vou levar um balde de creme brulee hehehe

    ResponderExcluir
  8. que bela apresentação, deve ter ficado um show. bjs

    ResponderExcluir
  9. QUE DELICIA E COM FRAMBOESAS ...QUE DELICIA QUE DEVE SER.
    BJS

    ResponderExcluir
  10. Stef,

    Lindo o seu creme brulèe!

    Não sei se você sabe, mas acompanho o teu blog desde o comecinho e adoro. Acho que vc é o blog mais "alta gastronomia"..rs. Verdade!

    Está tudo lindo como sempre. As receitas são ótimas e requintadas, as fotos estão cada vez melhor. Um capricho só!

    Um grande beijo,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  11. stefânia,

    Também quero ser sua amiga!!!Rsrsrrs...Eu adoro qq coisa que tenha framboesa!!
    Parabéns pelo jantar!Encontrei seu site na net há uns 2 meses e visito todos os dias! Não sou chef mas adoooro cozinhar...pelo menos eu tento no pouco tempo que tenho! Já reproduzi algumas de suas receitas e todas sempre muito boas!! O "meu Amore" (ele tb é amore, assim como o seu rsrsrs) adora!!!
    Bjs
    Gislaine

    ResponderExcluir
  12. Oi,Stef nossa que delicia...acabei de me presentear com um maçarico e vou testas nessa maravilha,feriadão prolongado vou testar umas 04 receitinhas,o seu Crème Brêlée porem vou ter que dar uma adptada FRAMBOESAS aqui é a mesma coisa que encontrar o SANTO GRAAL impossivel, o creme de leite fresco mais ainda o que mais encontro aqui são os de caixinha que bate chantily da Amelia sera que da certo? terei que usar morangos já que o Vida trabalha com frutas ou ate mesmo uma cerejinha fresca.Depois te conto minha aventura. Um super final de semana prolongado pra vc.

    Beijos

    Simoni

    ResponderExcluir
  13. Nem sei o que dizer :O , fiquei fascinada pela foto do creme na colher...hummm!!
    Como passarei o feriado sem isso??
    Bom fds...

    ResponderExcluir
  14. Ai Sarah, agora queria muito que você morasse aqui, viu? Eu mesma iria preparar um crème brulée para você provar, dos dois jeitos.

    Essa é uma comidinha dos anjos! Tenho certeza que quando você provar, vai confirmar o que estou falando.

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. OI Vânia!

    Obrigada pelo carinho e por suas palavras sempre tão fofas!

    Fico feliz que tenha gostado da receita.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  16. Oi Cí! Tudo bem?

    Nossa, eu também amo demais tudo isso...rsrsrs...amaria mais se pudesse me deliciar com uma tigelinha dessas...rsrsrs

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  17. OI Deborah!

    Ahh, não vale! Tem que comer de verdade...você iria adorar!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ginja!

    Obrigada Querida! Acho que quando vamos receber alguém em casa, esses pequenos cuidados fazem toda a diferença, não é mesmo?

    Beijos e bom fim de semana para você!

    ResponderExcluir
  19. OI Queila!

    Ficou bem gostoso, sabe? A boa notícia é que o pessoal gostou de tudo, não só da sobremesa...isso vale ouro!

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  20. OI Mi!

    Crème brulée é tudo de bom, né? Eu sou suspeita para falar...mas adoro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Kkkkkk Vivian! Que loucura, viu? Eu acho que a idéia do balde vai render mais do que fazer 20 desses individuais...rrsrsrsrs

    E esse curso de fotografia, você gostou? Estava até pensando em fazer um...mas o problema maior é achar um tempinho...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi Angela!
    Tudo bem?

    OBrigada pelo comentário! REalmente ficou bem gostoso...uma pena acabar logo, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. OI São!

    A framboesa é realmente o melhor dessa sobremesa..é como se fosse um último presentinho, sabe? Fica divina!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Ai Carlinha! Assim você me mata de felicidade, viu?

    Muito obrigada pelo carinho, pelo tempo, atenção e claro, pela partilha que todas nós fazemos!

    Beijo bem grande para você!

    ResponderExcluir
  25. OI Gislaine!
    Tudo bem?

    Nossa que legal saber de você! Mas me conta aí das suas experiências na cozinha...o que seu Amore gosta de comer? Ele gostou das receitinhas daqui?

    Coisa boa é agradar quem amamos, não é?

    Ahhh, claro que pode ser minha amiga! srsrsrs

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  26. OI Si!

    Ai que legal! Um maçarico é sempre útil, você vai amar o seu!

    Querida, sobre a substituição do creme de leite, eu não tenho certeza se vai dar certo não já que tem a diferença do % de gordura, sabe? Como o "tchan" dessa sobremesa é a textura, acho que pode ficar diferente com a mudança dos ingredientes. Acho que para tentar alguma coisa, você poderia aumentar um pouco a quantidade de gemas e daí usar o creme de leite de latinha...mas não tenho certeza que daria certo...tem que tentar para saber, né?

    Que privilégio ter um Amore que traz frutinhas assim para casa, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. OI Cris!

    Ahhh, não fica não...tenta fazer aí e depois me conta como ficou...

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...