sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cheesecake com Calda de Framboesas...desconstruída?



Por que o mais importa é o sorriso no rosto de quem prova sua comida, não acham? É algo tão gratificante e juntando o fato que ficar na cozinha preparando uma boa refeição para quem gosto, nada pode ser mais perfeito do que dividir a mesa com minha família e amigos e perceber que todos estão gostando tanto da cia quanto da comida...não dá para ficar melhor!

E essa sobremesa proporcionou tal sensação aqui em casa. Primeiro no almoço que servi para meu pais, e segundo por ver 2 queridas amigas provando e aprovando a sobremesa que apresento hoje. Na verdade ela até já pintou por aqui, mas em outra versão e juntei outra receita que também já foi protagonista de outro post, a bolacha de manteiga da minha sogra. E para não dizer que não houve inovação...apresentei em pequenos copos de vidro, intercalando a camada crocante das bolachas trituradas, com o aveludado e delicado creme de queijo e finalizando com a deliciosa e refrescante calda de framboesas...e vou dizer, quando provei os três juntos, o meu sorriso também foi grande, ficou muito especial!

Até o Amore que não o maior fã do mundo dos sabores azedinhos, adorou a sobremesa...comeu, repetiu...repetiu, comeu...enfim! Mais que aprovado! E olha, além de tudo fica uma graça servida nos copinhos, não acham?

E mudando um pouco de assunto, vocês já visitaram a página do blog no Facebook? Ainda não? Então clica aqui e vamos conversar um pouco que tal?

Beijos e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de descanso: Aproximadamente 2 horas
Rendimento: 8 porções

Ingredientes para a base

Biscoitos triturados (eu usei essa receita aqui)

Ingredientes para a base

300g de cream cheese em temperatura ambiente
60g de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de suco de limão
250ml de creme de leite fresco

Ingredientes para a calda

250g de framboesa congelada
2 colheres (sopa) de açúcar (se quiser mais docinho, aumente a quantidade)
1 colher (sopa) de amido de milho
1/4 xícara de água

Modo de preparo

1. Prepare o creme. Na batedeira bata o cream cheese, o açúcar, a baunilha e o limão até obter um creme fofo. Reserve. Bata o creme de leite até obter picos firmes. Agregue o creme de leite batido ao creme reservado. 

2. Distribua nos recipientes que for usar a bolacha triturada, sobre a bolacha distribua o creme igualmente. Reserve na geladeira.

3. Para a calda de framboesas. Dissolva o amido de milho na água e junte aos demais ingredientes. Coloque em uma panela e leve ao fogo médio mexendo sempre até levantar fervura, abaixe o fogo e, misture sempre, por mais ou menos uns 2 minutos. Retire do fogo e passe por uma peneira. Deixe esfriar e cubra o creme na quantidade desejada. Leve ao refrigerador por mais ou menos 2 horas. 

Sirva gelado.


21 comentários :

  1. Deve ter ficado delicioso.
    Engraçado que quem é fã do seu blog é meu esposo, ainda ontem ele estava mostrando umas entradas deliciosas que você já postou anteriormente.
    Obrigada pelas maravilhosas receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Karina! Fico super feliz em saber que vocês gostam do blog, viu?

      Beijo grande!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Cí! ficou legal, né? Eu vi que você fez uma inteira esses dias atrás...na verdade foi por conta disso que me inspirei novamente...

      Beijos!

      Excluir
  3. Ficou muito bonito apresentado assim nos copos, podemos ver todas as camadas. E é uma boa forma de controlar a porção que se come: um copinho de cada vez :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ondina! Sabe que não tinha pensado por esse lado? Excelente observação!

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  4. Oi Stef, eu fiz uma versão desse para receber uns amigos em casa no natal e nem coloquei no blog, porque achei que essa farofa de biscoito solta ficom sem liga, quando é na forma a gente junta ela com a manteiga e dá uma liga, assim a minha ficou solta e eu não curti...como ficou a sua? a apresentação nem se fala...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Querida, tudo bem? Realmente fica diferente daquela de forma...a textura é diferente sim! Eu não fiz uma farofa bem fina não, deixei alguns pedacinhos mais grossos (Embora na foto dê a impressão que está bem fina, né?). É realmente "unusual", mas eu gostei! Não é minha forma preferida...mas também não deixaria de fazer novamente.

      E então, vamos nos encontrar?

      Beijos!

      Excluir
  5. Stefânia, essas suas fotos ficaram incríveis! Concordo contigo que um dos maiores prazeres de cozinhar é o momento em que você vê os sorrisos(e os pratos vazios rsrs) de todos que experimentaram o que você preparou, totalmente vale a pena! E realmente ficou super fofa a cheesecake servida nos copinhos!
    PS: Adorei essa louça branca com detalhes de relevo!

    Beijo,
    Vânia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia!
      Tudo bem?

      Obrigada pelo recadinho! Sabe que não acho mais dessa louça para comprar? Ganhei os pratos de sobremesa e de jantar...mas queria o restante do conjunto e não encontro mais... :(

      Beijos!

      Excluir
  6. Já conheço os seus cheesecakes, então, tenho certeza de que foi satisfação unânime. Com essa apresentação em copos ficou lindo! Parabéns! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!

      Fica uma graça nos copinhos, né? Também gostei!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Eu falo EXATAMENTE sobre isso no meu perfil. Ver as pessoas comendo algo que depositamos tanto amor e gostando, não há no mundo nada melhor rsrs. Parabéns pelo blog, muito muito lindo

    D Augusto
    mosaikodereceitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Augusto!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Ver pessoas gostando da minha comida me faz muito bem...mas ver pessoas gostando do blog também me deixa super feliz!

      Beijos!

      Excluir
  8. oi sté, fiz a panna cotta! usei a receita que você serviu em copinhos também, só ajeitei a proporção para 500 ml de creme de leite. ficou do jeitinho que comi na itália!!! da próxima vez acho que vou diminuir um pouquinho da gelatina; ainda que não tenha ficado dura, acho que ela ainda pode ficar mais aveludada.

    das suas 3 ou 4 receitas de panna cotta, tem alguma preferida?

    bjs bjs!!!

    ps: o próximo é o tiramissu, tens alguma dica antes de que me aventurar na cozinha? rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Karla! Tudo bem Querida!

      Que notícia boa! Sabe que eu faço ela mais aveludada quando é para servir em copinhos...dessa vez eu esqueci e coloquei a gelatina toda...mas ok, fica bom também, né? Olha, das receitas que eu já fiz, essa aqui é a minha preferida:

      http://comumapitadadeacucar.blogspot.com/2011/07/panna-cotta-de-baunilha-com-compota-de.html

      Beijos!
      Stef

      Excluir
  9. Stefânia
    Fiz uma versão deste cheesecake no copinho, e adorei!
    Me senti nas nuvens quando provei a primeira colherada. O sorriso veio sozinho!
    Gostei muito, em breve vou publicá-la no meu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Stefânia!

    Achei seu blog por acaso, algumas semanas atrás e gostei muito desse "achado"...
    Sou super fã de cozinhar, mas não tem a técnica e não pratico com a frenquência que gostaria... Mas esse final de semana resolvi me arriscar, sair um pouco da minha zona de conforto (torta de limão, bolo de chocolate e coisas do tipo) e resolvi tentar fazer essa sua receita de cheesecake. Chamei uns amigos, comprei todas as berries que achei no mercado e fiz "mini porções individuais" da receita pra que todos pudessem experimentar todas as diferentes coberturas sem ficarem muito cheios...
    E foi um sucesso! Sempre achei que fazer cheesecake seria algo ainda fora da minha capacidade na cozinha, mas foi bastante simples e prazeroso - algo que prezo muito quando vou à cozinha.

    Confesso que agora ando bem mais confiante pra me arriscar.

    Parabéns pelo blog e muitíssimo obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Fico muito feliz em saber que foi um sucesso por aí. Acho que tem que começar assim mesmo, vamos aos poucos pegando confiança e testando receitas diferentes e quando vemos já estamos preparando pratos bem elaborados.

      Parabéns pela execução da receita! Espero que você possa tentar outros pratos do blog.

      Abraços e obrigada por vir aqui contar!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...