sábado, 23 de junho de 2012

Macarons com Trufas de Cassis


É eu sei. Mais uma vez macarons. Mas quem resiste a esse docinho tão delicado, tão saboroso, tão lindinho...e por que não dizer, tão chic? Bom, eu não resisto e, mesmo fazendo pelo menos uma fornada toda semana para os treinos da prova de confeitaria (que logo estará por aqui), continuo me derretendo a cada mordida nessas belezinhas.

Bom, e os da foto foram feitos especialmente para pessoas queridas. O meu Amore é claro, alguns amigos do trabalho e para levar de lembrancinha aos meus colegas da classe de francês. Não sei vocês, mas eu acho que um presente feito por nós mesmo sempre tem um valor super especial...demonstra que a pessoa se preocupou, se dedicou e colocou muito carinho no presente. Eu adoro!

O recheio dessa vez foi uma deliciosa trufa de chocolate e cassis que pode ser utilizado de várias formas...desde a trufa em si (que já é um ótimo presente), recheio dos macarron propriamente ditos e para recheio de bolos também, é coringa e extremamente saborosa.

Ahhh, nem preciso dizer que fez um super sucesso, né? Quem não gosta de macarons?

Beijos para vocês e bom fim de sábado!



Tempo de preparo dos macarons: 15 Minutos
Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de forno: 15 minutos
Tempo de preparo das trufas: 20 minutos
Rendimento: 40 macarons (já recheados) A receita das trufas rende muito, se for apenas para os macarons sugiro fazer 1/2 receita

Ingredientes para os macarons

110g de claras de ovo em temperatura ambiente
40g de açúcar refinado
225g de açúcar de confeiteiro
125g de farinha de amêndoas bem fina
Corante bordô

Ingredientes para as trufas

100g de chocolate meio amargo (70%)
50g de chocolate ao leite
75g de creme de leite fresco
20g de glucose
15g de manteiga
20g de licor de cassis 

Modo de preparo

1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve. 

2. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível. 

3. Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok? 
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma). 

4. Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Coloque a forma sobre outra forma de abas baixas. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos. 

5. Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 15 a 16 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha). Se a bancada não estiver muito fria, borrife água fria e assim a temperatura irá baixar e ao causar o choque térmico o macaron irá desgrudar facilmente. Nunca tente desenformar antes que eles estejam completamente frios, ok? 
Se mesmo assim eles ficarem mais "resistentes"para sair da forma, leve rapidamente ao freezer e depois desenforme. 

6. Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira. 

7. Prepare o recheio de trufas. Aqueça o creme de leite e a glucose até a primeira fervura, ou até a glucose dissolver. Derrame sobre o chocolates picados e trabalhe até obter uma preparação lisa e brilhante.

8. Deixe amornar em temperatura ambiente até atingir mais ou menos 35 graus. Acrescente a manteiga e o licor. Não coloque a manteiga e o licor com a mistura muito quente, caso contrário a manteiga ira derreter e o licor evaporar completamente e isso irá prejudicar a textura da trufa. Esfrie até atingir 25 graus e transfira para um saco de confeiteiro. 

9. Recheie os macarons com a trufa e guarde em geladeira em um pote fechado. Sirva em temperatura ambiente.

Obs.: Se sobrar recheio modele as trufas e depois banhe em chocolate temperado.



31 comentários :

  1. Quanto capricho!!!! Eu também amo preparar mimos comestíveis, e todos que ganham também adoram! O presente transmite dedicação :)) E quanto a receita inteira da trufa render... é bom fazer toda e comer o que sobrar hahaha. Parabéns Stef :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcella, acho que quem recebe esse tipo de presente também pensa a mesma coisa, viu?

      Então, essa trufa é ótima, viu? Vale a pena de qualquer jeito!

      Beijos!

      Excluir
  2. Simplesmente apaixonantes!! Adoro a cor e claro...o chocolate! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diogo!

      A cor foi uma mistura de vários corantes...queria que ficassem vermelhos, mas assim também ficou legal, né?

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Bom, na minha matéria os macarons ja passaram COM CERTEZA rsrsrsr
    Ficaram lindos e da vontade de morder sód e olhar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Augusto!

      A boa notícia é que a professora também gostou muito e ganhamos nota máxima...ufa!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Querida amiga,
    Você está ficando expert nesse assunto, Daniel Briand que se cuide!!!! Só falta eu experimentar para dar o veredito final kkkk, quem sabe no chá da tarde? bjos, saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Querida, saudades!

      Prometo fazer uma fornada só apra vocês, viu? Vamos marcar esse chá logo.

      Beijos!

      Excluir
  5. LINDOS QUE ME DERA PROVAR UM...FAZER NÃO ARRISCO POIS SEI QUE NÃO CONSEGUIRIA.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi São, ele é meio chatinho de fazer mesmo...mas é uma questão de prática, acho que dá para fazer sim, viu?

      Beijos!

      Excluir
  6. Que aspecto fabuloso!!!
    Adorei :)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  7. Olá Stef!!Que espetáculo, fiquei imaginando o sabor... hummmm
    Lindos demais!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga,
    Você está ficando expert nisso, D. Briand que se cuide, que tal levar para o chá da tarde para darmos o veredito final? bjs, saudades,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou levar sim, viu? Pode deixar que por falta de macarons não vamos passar. Beijos querida!

      Excluir
  9. oi stefania, seus macarons estão lindos !!! nessa greve da unb vou tentar fazer macarons de novo, mas tenho uma dúvida, nessa receita você deixou as claras ficarem velhas ?? e outra, você compra a farinha de amêndoas já moída lá do la palma ?? obrigadinha e parabéns pelos doces, fiz sua receita de cheesecake no meu aniversário e fez um sucesso enorme !! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alaís, tudo bem?

      Obrigada pela visita!

      Então, nessa eu deixei as claras de um dia para o outro fora da geladeira. A farinha de amêndoas eu já compro moída sim, tem no La palma e no Pão de açúcar da 405 norte, ok? Mas se tiver um bom processador em casa você mesma pode fazer...é só secar as amêndoas um pouco no forno e depois processar até ficar bem fina. Só tome cuidado para não dourar as amêndoas e não fazer pasta no processador...por via das dúvidas eu sempre compro...

      Qual cheesecake que você fez?

      Beijos e espero ter ajudado!

      Excluir
    2. obrigada pelas dicas !! eu fiz a " melhor cheesecake do mundo" e todo mundo adorou. beijos

      Excluir
  10. Olá Stefânia,

    Conheci seu blog por meio do meu irmão, que fez francês com você há algum tempo. Desde então, me tornei leitora assídua e devo dizer que admiro muito seu talento e adoro o cuidado com que você cuida de seu blog, principalmente em relação às fotos. Nunca havia comentado, mas, dessa vez, achei um gancho, pois você deu os macarons para sua turma do francês. Pena que meu irmão não é mais da sua sala.. Senão, quem sabe, ele não guardaria uma mordida para mim! ;)

    Parabéns, mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,
      Tudo bem?

      Fico muito feliz em saber que você é leitora e gosta do blog, viu? É muito gratificante receber esse carinho de vocês e saber que estou no caminho certo. Obrigada!

      Mas me diz uma coisa, quem é o seu irmão? Qual o nome dele?

      Beijos e espero vê-la mais vezes por aqui!

      Excluir
  11. Stefânia, ficaram maravilhosos, qualquer dia me arrisco a fazer macarons!Li seu comentário no blog da Ana Paula, onde vc fala de uma receita de biscoitos de polvilho fritos, me interessei muuuuito,,,vc já à postou aqui?!
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cristina,
      Tudo bem?

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Então, esse biscoito eu ainda não postei aqui pois não tem muita medida não. Sabe aquelas receitas de vó...receita de mãe...então é por aí mesmo, fica complicado de saber o quanto vai de cada ingredientes. Mas vou fazer em breve e aí tento marcar as medidas e postar aqui no blog, ok?

      Beijos e boa semana para você também!

      Excluir
  12. Ficaram lindos, imagina o gosto?!?!?

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi, Stef!! Ficaram lindos!!! Quando vc vai publicar aquela torta linda que vc postou no facebook?? Do que é feita? Conta pra gente!!!
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, tudo bem?

      Então, vou tentar postar essa semana ainda, tá? Foi minha prova final de confeitaria...os sabores são chocolate branco, pistache e framboesas...é divina!

      Beijos!

      Excluir
  14. Olá Stefânia,
    Visito i seu blog quase que diariamente, suas receitas são maravilhosas, sempre tive muita vontade de fazer macarons, até tentei uma vez, mas não deu nada certo, depois veio seus post com o passo a passo e dai deu uma baita vontade de tentar novamente, só que quero comprar o termometro de forno, entrei no Amazon e fiquei perdida, será que vc poderia me dar uma dica aonde encontrar e qual modelo mais adequado.
    Desde já agradeço.
    Um abraço,
    Cristiane Lacerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho no comentário e pelas visitas.

      O termometro que eu tenho, comprei na Amazon. É esse modelo aqui:

      http://www.amazon.com/Maverick-Roasting-Digital-Thermometer-Timer/dp/B000YUELYC/ref=pd_sim_k_6

      Não sei se vende aqui, mas lá na Amazon também há vários modelos bem legais.

      Espero ter ajudado!

      Beijos!

      Excluir
  15. Ficou lindão e o mais legal que achei foi a cor! Perfeito!
    Eu testei a receita uma vez e deu tudo errado, ele grudou todo no papel, mas mesmo assim eu comi e o sabor realmente era bom. Vou ver se tomo coragem de fazer de novo e testo sua receita.

    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...