terça-feira, 26 de junho de 2012

Spaghetti ao Molho Cremoso de Salsinha e Bacalhau


Tenho optado com grande frequência por pratos de massa por vários motivos, primeiro pois não tenho tanto tempo quanto gostaria para inventar um pouco mais durante a semana, segundo por serem muito práticos e possíveis de aproveitar o que tem na geladeira e claro, por serem sempre deliciosos e muito nutritivos. Conjunto perfeito de motivos, não?

A massa de hoje foi uma experiência muito interessante, tem uma certa complexidade por conta da salsa e da pimenta, mas ao mesmo tempo é delicado por conta da cremosidade e do "quê" a mais que o vinho branco trás ao fundo. Fiquei absolutamente satisfeita com o resultado e com mais uma boa forma de aproveitar um pedaço de bacalhau. Foi um delicioso e calmo almoço...perfeito para esses dias corridos de fim de semestre.

Beijos para vocês e boa terça-feira!




Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

200g de spaghetti
1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola cortada em brunoise (pequenos cubinhos)
1 dente de alho cortado em brunoise
200g de bacalhau dessalgado cortado em cubos
1/4 xícara de vinho branco seco
1 xícara de leite
1/4 xícara de creme de leite fresco
1 maço de salsinha
Sal a gosto
Pimenta dedo de moça a gosto

Modo de preparo.

1. Em uma panela grande, coloque 2 litros de água e 1 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.

2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Bata no liquidificador o leite com a salsinha até que fique bem homogêneo. Reserve. Coloque o azeite de oliva e a manteiga em uma panela de fundo triplo e leve ao fogo médio e refogue a cebola até que fique macia e sem cor. Acrescente o alho e deixe refogar por mais alguns instantes, acrescente o bacalhau e refogue por uns 2 a 3 minutos, ou até que fique cozido. Acrescente o vinho branco para deglaçar o fundo e deixe reduzir completamente. Acrescente a mistura de salsinha e o creme de leite e deixe reduzir até que tome consistência de molho. Corrija os temperos

3. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a travessa onde for servir. Regue com o molho, salpique a pimenta dedo de moça e sirva imediatamente.




10 comentários :

  1. Lindo o prato e o sabor deve ser maravilhoso!
    Bj

    Mel

    ResponderExcluir
  2. ESSA PRATO DE MASSA FICOU PERFEITO O SABOR DEVE SER D-E-L-I-C-I-O-S-O.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!!! Eu também costumo optar por massa quando estou sem tempo pra cozinhar... Mas convenhamos: massa é bom sempre!!!

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei esta combinação inusitada Stefânia. De certeza que me deve agradar e muito.
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  5. Oi Stefânia,

    Havia comentado no post dos macarons que meu irmão estudou francês com você. Não estou conseguindo responder mais naqueles comentários, então vou escrever nesse mesmo. O nome dele é Luiz Guilherme, e ele estudou com você no segundo semestre, faz um tempinho já.

    Beijinhos e bom resto de semana com muitas comidinhas boas!

    ResponderExcluir
  6. Gente que prato lindo, da até vontade de almoçar de novo. Lindo demais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. maravilha a sua combinação de sabores!..delicia..bjo

    ResponderExcluir
  8. Stefania, essa sua receita parece perfeita. Estou em pleno intervalo da pós, morrendo de fome, e cheguei a babar por aqui! Fiquei imaginando minha mãe, que é totalmente fissurada por bacalhau, experimentando uma delícia dessa. Nossa! Acho que ela comeria a panela! Hehehe

    ResponderExcluir
  9. Stefania, seu prato foi plagiado e colocado no receitas.com como de autoria de uma certa Lene. até a foto foi plagiada. Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...