Eis que chega o mês de janeiro que eu esperava.
Deixe-me explicar. Não que janeiro seja o meu mês favorito, não é isso - Na verdade já descobri depois de mudar para cá que o meu mês favorito é outubro e suas cores (AMEI o outono). A expectativa pelo mês de janeiro era diretamente relacionada as temperaturas, aquelas os canadenses dizem ser do verdadeiro inverno.
Para minha surpresa, e claro alegria, as temperaturas das primeiras semanas de janeiro oscilaram entre -1ºC e -10ºC. Coisa linda, não é? Andar na rua sem várias camadas de roupa...não praguejar quando a sensação térmica é quase 15ºC abaixo da temperatura mostrada nos termômetros e o vento cortante toca sua pele...não. O início de janeiro foi "doce" e muito agradável. Digo isso com imensa satisfação pois a expectativa que nos foi passada é que janeiro é o mês do -30ºC, -35ºC...as vezes -40ºC. Então dá para imaginar a satisfação em poder desfrutar de dias com temperaturas amenas e que te convidam a dar um passeio mais longo pelas ruas da cidade.
Mas como alegria de pobre dura pouco, principalmente de quem ganha um salário em R$ e tem que gastar em $CAD...o temido mês de janeiro se apresentou! E não veio sozinho, trouxe para essa semana - e para a seguinte - temperaturas entre -20ºC e -40ºC. Nada de tão atemorizante, pois a princípio teremos dias ensolarados (sim, dias com sol e céu azul são os mais lindos e frios), com céu azul e a vista das montanhas.
Por favor não pensem que estou me lamentando, não estou mesmo! Não que eu ame sentir aquele friozinho congelante entrando pelo nariz...sair correndo de um lugar para entrar no outro...ou até mesmo de ter que descongelar os vidros do carro quando queremos sair. Não é isso. Mas é uma experiência realmente interessante de ser vivida! A vida continua! Está frio lá fora? Ok, é só se agasalhar devidamente...nada pára, os canadenses não param...a cidade tem o mesmo ritmo! E eu adoro isso!
Mas voltando ao assunto principal desse blog, que deveria ser comida e não temperaturas extremas, decidir fazer um bolinho para acompanhar os novos chás que eu comprei essa semana (vou fazer um post só para isso, mas tem uma loja fantástica de chá logo aqui do lado). Não queria nada muito elaborado, mas queria algo que caísse bem com a sensação reconfortante que um bom chá me traz...e como as framboesas sempre estão presentes na minha geladeira, a decisão não foi nada difícil!
O bolo ficou ótimo, as fotos nem tanto! Macio, delicado e com o frescor que uma boa fruta pode trazer. Combinou perfeitamente com o chá, com o meu humor e com o meu restinho de semana...
Beijos para vocês e um lindo fim de semana!
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: 30 minutos
Rendimento: 5 a 6 bolinhos (depende do tamanho da forma)
Ingredientes
150g de manteiga sem sal derretida
5 claras de ovo
110g de farinha de amêndoas
90g de farinha de trigo
175g de açúcar de confeiteiro
Framboesas frescas (Podem ser substituídas por morangos ou mirtilos)
Modo de preparo
1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte as forminhas com manteiga e farinha e reserve.
2. Em um bowl, peneire a farinha de trigo com o açúcar de confeiteiro, acrescente a farinha de amêndoas, misture bem e reserve.
3. Em outro bowl, bata levemente as claras com ajuda de um fouet (não é para bater em neve) apenas para deixá-las mais "soltas". Acrescente as claras e a manteiga derretida aos ingredientes secos e misture bem. Divida a massa nas forminhas que já estavam preparadas, tomando cuidado para preencher apenas 2/3 da capacidade de cada forma. Distribua as framboesas sobre a massa e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 30 minutos (isso vai depender do seu forno e do tamanho do bolinho). Faça o teste do palito para saber se o bolo já assou, ok?
4. Retire do forno e espere em torno de 10 a 15 minutos para desenformar.
Sirva ainda mornas acompanhadas de uma boa xícara de chá. Relaxe e aproveite o seu momento!
Aposto que com este bolinho e com um chá bem quentinho que consegues fazer frente aos dias mais frios :)
ResponderExcluirCoragem para as temperaturas mais baixas.
Cá em Portugal está frio, mas nunca essas temperaturas, e nós já nós andamos sempre a queixar!!!
ResponderExcluirOs teus bolinhos estão super apetitosos, uma maravilha!
Ola Stefania! Engraçado como para vc que vive em um pais que chega a -30° no inverno, o frio de -10° chega a ser agradavel! Para mim que vivo na Italia, -10° seria uma tortura! :) Adorei a receita, parabéns! Grande abraço, Lu
ResponderExcluirQue aspecto doce e delicado, adorei
ResponderExcluirFicaram tão fofinhos!
ResponderExcluirBjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy