terça-feira, 29 de julho de 2014

Torta de Frutas Vermelhas e Mel



A vida continua tranquila aqui em terras canadenses. O verão nos trouxe dias chuvosos na última semana, mas que vieram em boa hora para terminar a decoração da nossa nova casa e comprar tudo o que faltava. Os dias longos têm nos ajudado a fazer tudo o que é preciso e é claro, aproveitar as boas temperaturas ao ar livre. A Praliné está super adaptada e adora passear nos parques perto de casa. A vida é boa e nós podemos dizer que a decisão foi mais que acertada.

Tenho tido mais tempo para cozinhar e isso me deixa muito satisfeita, mas o que mais tenho feito é procurar novos marchés, épiceries, boucheries, fromageries e afins. Os Quebecois valorizam muito o que produzem aqui e é muito interessante constatar que nessa época do ano as feiras, supermercados, delis, etc, têm muito orgulho em expor e vender os produtos feitos nas proximidades. Os morangos e framboesas da Île d'Orléans por exemplo, têm presença garantida toda semana aqui em casa. Os queijos de Charlevoix nunca faltam na minha geladeira e/ou despensa. Os mirtilos do Lac-St-Jean. O pato  e o foie gras da Canard Goulu, o xarope de bordo (ou o famoso maple syrup) feito por toda a província. O salmão defumado da Fumerie Québecoise....e por aí vai. Poderia fazer um post inteiro só com as delícias feitas por aqui. Eu tenho me esbaldado e tenho esboçado um certo orgulho também. No Brasil eu já adorava provar tudo que nossa terrinha nos oferecia, agora imagina aqui que quase tudo é novidade? Adoro!

Bom, e a receita de hoje tem um pouco disso. Fomos na Île d'Órleans semana passada para colher morangos e acabei voltando com todas essas frutinhas lindas na minha cesta de compra. Como o Amore já estava me pedindo há muito tempo uma torta de morangos, decidi que elas seriam parte dessa sobremesa e o resto eu faria o que tenho feito toda semana: Comê-las em frente a TV ou lendo um livro! A torta foi um sucesso e as frutas recém colhidas brilharam ainda mais nessa sobremesa. Foi uma ótima forma de aproveitá-las e deixar o meu Amore mais feliz. Melhor impossível, não é mesmo?

E vocês, também gostam de aproveitar o que a sua região produz?

Beijos e boa semana!



Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 20 a 25 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes para a massa (Pâte Brisée)

200g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
100g de manteiga sem sal, gelada
1 ovo, levemente batido
Cerca de 2 colheres (chá) de água


Ingredientes para o recheio (Crème Patissière de mel)

1 e 1/2 fava de baunilha
30g de amido de milho
75g de mel
350ml de leite
4 gemas


Chocolate branco derretido para a montagem
Frutas vermelhas para a decoração

Modo de preparo

1. Comece pela massa. Peneire a farinha de trigo com o sal e misture a manteiga com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e a água suficiente para dar liga. Ele deve soltar das mãos. Forme uma bola, cubra com papel filme e leve ao refrigerador por pelo menos 60 minutos. 

2. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Abra as favas de baunilha ao meio e raspe os grãos. Coloque em uma panela 250ml de leite, use os 100ml restante para dissolver o amido de milho, então agregue ao restante do leite na panela, acrescente metade do mel e adicione os grãos e a fava de baunilha. Leve ao fogo e deixe ferver por 2 a 3 minutos sempre batendo com um batedor manual. Numa tigela grande, bata as gemas por 3 minutos com o restante do mel. Regue com um pouco do leite, sempre batendo. Coloque a mistura novamente na panela e deixe cozinhar sem parar de bater. Quando ferver, retire do fogo. Retire as favas de baunilha e deixe o creme esfriar em uma tigela mergulhada em um recipiente com gelo coberta com papel filme rente a superfície do creme para não criar uma película sobre o creme pronto. Reserve.

3. Após o período de descanso, polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo. Forre o fundo e as laterais de uma forma com fundo falso. Fure o fundo com a ajuda de um garfo. Leve a geladeira novamente por aproximadamente 15 minutos.

4. Pré aqueça o forno a 190 graus. Cubra a massa com papel alumínio ou papel manteiga e coloque feijões em cima para que a massa não cresça. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, retire o papel alumínio e os feijões e deixe assar por mais 10 a 15 minutos, ou até a massa começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

5. Para a montagem, pincele o fundo da massa com chocolate branco (isso evita que o recheio deixe a massa muito mole) e cubra com o recheio. Decore com as frutas da sua preferência e sirva.


6 comentários :

  1. Já estou me convidando para tomar um café na sua casa e ficar pra jata heein kkk.
    Quantas delicia. Torta mais que linda, maravilhosa!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Como sempre teus pratos são lindos , belamente montados. Eu também adoro esta época pois abunda produtos bons. Vou colher frutas nos pick your own aqui perto, e as feirinhas trazem produtos dos vendedores locais. os queijos também mudam com a estação e amo isso tudo. Me faz sentir conectada. que bom que a vida esta te tratando bem no Canada. Vc merece muitas alegrias e realizações.xx

    ResponderExcluir
  3. Deu água na boca, parece deliciosa!
    Parabéns pelo blog.

    Bjs
    Ariane
    http://fornodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Linda torta Stef! Parabéns!!! Vc arrasa sempre! Bjo

    ResponderExcluir
  5. Ficou realmente linda, parece deliciosa!!!

    Beijinhos, Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...