quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Tortinhas de Pêras e Amêndoas



Perco facilmente a noção do tempo quando estou a preparar tortas, bolos ou qualquer outra preparação que possa ser classificada como sobremesa. Há algo mágico quando entro na cozinha, misturo açúcar, ovos, farinha...Amo cozinhar, vocês sabem! Mas fazer doces é algo diferente, é como uma conversa mais intima comigo mesma, é uma entrega com muitas recompensas, é puro prazer. Mas não, não pensem que me refiro ao ato de comer o que preparei. É claro que gosto de degustar o resultado final, mas minha satisfação vem do puro ato de cozinhar, observar a transformação dos ingredientes, a precisão da confeitaria, a delicadeza dos sabores e por fim, o cuidado que deve ser aplicado em cada passo. Adoro!

Bom, como estou de férias até a próxima semana, os meus dias têm sido de muita tranquilidade e muitas horas na cozinha. Preparo almoço e jantar, mas sempre me vejo buscando uma desculpa para me render aos prazeres da confeitaria. E esse fim de semana não foi diferente, comecei a preparar essa torta no domingo e terminei ontem. Não por que ela tem muitos passos, inclusive pode ser feita no mesmo dia sem muita pressa, mas por que decidi dividir o trabalho entre esses três dias e assim fazer tudo com bastante calma, intercalada com as outras preparações que saem dessa cozinha tão cheia de atividade ultimamente. 
No domingo preparei a pasta de amêndoas, na segunda pela manhã as pêras, na segunda a tarde a massa e ontem, o recheio. Tudo feito com muita tranquilidade e sem muita pressa. 
A torta ficou pronta logo a tempo para meu lanche da tarde e os aromas do cardamomo e da baunilha ficaram suspensos no ar quase como um convite para uma única xícara de chá, um bom livro e muitas outras aventuras no mundo da confeitaria...

Beijos para vocês! 



Tempo de preparo: 1 hora
Tempo de forno: 15 minutos (Massa) + 25 minutos (Recheio)
Rendimento: 8 porções (Ou uma torta de aproximadamente 22cm)
Adaptado do super talentoso David Lebovitz

Ingredientes para as pêras

3 pêras, cortadas em 4 partes, busque as que mantenham a forma após cozimento (eu usei Bosc)
200g de açúcar
1 litro de água
Cardamamo a gosto
1 fava de baunilha

Ingredientes para a massa

200g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
100g de manteiga sem sal, gelada
1 ovo, levemente batido
Cerca de 2 colheres (chá) de água
Ingredientes para o recheio

170g de pasta de amêndoas, em temperatura ambiente
2 colheres (chá) farinha de trigo
85g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 ovo, em temperatura ambiente
1 clara, em temperatura ambiente
Gotas de extrato de amêndoas, opcional
2 colheres (chá) Kirch

Modo de preparo

  1. Comece pelas pêras. Leve ao fogo todos os ingredientes e deixe as pêras cozinhar por mais ou menos 15 a 20 minutos, ou até que fiquem macias. Retire do fogo e deixe na calda.
  2. Para a massa.  Peneire a farinha de trigo com o sal e misture a manteiga com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e a água suficiente para dar liga. Ele deve soltar das mãos. Forme uma bola, cubra com papel filme e leve ao refrigerador por pelo menos 60 minutos. Após o período de descanso, polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo. Forre o fundo e as laterais das forminhas com fundo falso. Fure o fundo com a ajuda de um garfo. Leve a geladeira novamente por aproximadamente 15 minutos. Pré aqueça o forno a 190 graus. Cubra a massa com papel alumínio ou papel manteiga e coloque feijões em cima para que a massa não cresça. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutosRetire do forno e deixe esfriar.
  3. Para o recheio. Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque todos os ingredientes no multiprocessador e processe até que obtenha uma massa homogênea. Distribua o recheio sobre a tortinhas, coloque um pedaço da pêra que foi cozida anteriormente (Seque um pouco antes de colocar para não ficar com muita calda).  Leve ao forno por mais ou menos 25 minutos ou até que assem por completo. 





    3 comentários :

    1. Pequenas e maravilhosas! Adorei a cobertura com a pêra :)
      -
      Diogo Marques
      Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
      -

      ResponderExcluir
    2. Lindas, Stefânia!!!! O que você acha de fazer com figos? Neste caso, será que daria certo com figos maduros? Como adaptar a receita? Obrigada. Amo teu blog!! Acompanho há anos, mas é a primeira vez que comento aqui.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Elza! Desculpe a demora na resposta! Acho que ficaria ótimo! Figos combinam super bem com amêndoas.

        Obrigada pelo carinho!
        Beijos,
        Stef

        Excluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...