terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Macarons de pistache



Quando desembarcamos em terras canadenses há pouco mais de 3 anos (pois é, o tempo passou muito rápido!), comecei à escrever um blog sobre a minha vida por aqui. Era um espaço onde queria registrar minhas experiências e impressões sobre a vida de um expatriado, queria algo que, alguns anos depois, eu pudesse voltar e ler e quem sabe reviver, mesmo que mentalmente, as mesmas sensações que vivi ao longo desse interessante processo que é construir uma vida fora da sua zona de conforto. 
Pois bem, infelizmente, não continuei a escrever...não posso dizer que foi falta de tempo, pois tempo a gente arruma, mas também não sei explicar a razão pela qual não continuei à escrever...o fato é que hoje resolvi voltar e reler alguns textos e deu uma sensação tão boa, sabe? Um calorzinho no coração em ver que eu ainda continuo me encantando com as mesmas coisas, mesmo depois de já ter me acostumado com algumas delas, eu ainda experimento as mesmas sensações ao andar pela cidade, ao descobrir um novo parque, ao conversar com as pessoas...continuo valorizando a liberdade que aqui encontrei, o privilégio de poder ir em vir sem me preocupar com horário, a arquitetura da cidade, a riqueza de um novo idioma...enfim, foi tão gostoso "reviver" esses momentos, é como se fosse mais uma reafirmação, uma validação que fizemos certo ao escolher nosso novo lar. 
Ao mesmo tempo que percebi como continuo tendo o mesmo encantamento pelo lugar, também percebi o quanto mudei. Não me entendam mal, continuo sendo a mesma pessoa maluquinha que passa o sábado à noite vendo o mesmo filme pela quinta vez ao invés de ver um novo, mas o que notei é que estou mais paciente, valorizo muito mais as experiências que estou vivendo, meus objetivos mudaram um pouco, minha visão de mundo também. 

Quero continuar escrevendo, mas decidi que não vou fazer promessas, decidi que vou visitar aquele espaço de tempos em tempos, quero ter a liberdade de escrever quando tiver vontade, não quero mais uma obrigação. Quem sabe da próxima vinda aqui eu já trago alguma novidade daquele cantinho, um pouco mais das minhas impressões da vida aqui...por enquanto eu deixo aqui essa receita que me deixou tão feliz quanto reler meus posts, é meu biscoitinho favorito recheado com um dos meus sabores favoritos, mas dessa vez com toque especial, uma ganache montée, que além de deixar uma textura fantástica, trouxe mais leveza ao já elegante macaron. Imperdível!

Então é isso meus queridos, espero que vocês estejam bem!

Beijos,
Stef




Tempo de preparo dos macarons: 15 Minutos
Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de forno: 15 minutos
Tempo de preparo do recheio: 20 minutos
Rendimento: 50 macarons de 3cm de diâmetro (já recheados)

Ingredientes para os macarons

110g de claras de ovo em temperatura ambiente
40g de açúcar refinado
225g de açúcar de confeiteiro
125g de farinha de amêndoas bem fina
Corante em verde e ivoire

Ingredientes para a ganache montée de pistache

110g de chocolate branco picado de boa qualidade (eu usei valrhona)
250g de creme de leite fresco, 35% de matéria gordurosa
20g de pasta de pistache

Modo de preparo

1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve. 

2. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível. 

3. Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok? 
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma). 

4. Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Coloque a forma sobre outra forma de abas baixas. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos. 

5. Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 15 a 16 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha). Se a bancada não estiver muito fria, borrife água fria e assim a temperatura irá baixar e ao causar o choque térmico o macaron irá desgrudar facilmente. Nunca tente desenformar antes que eles estejam completamente frios, ok? 
Se mesmo assim eles ficarem mais "resistentes"para sair da forma, leve rapidamente ao freezer e depois desenforme. 

6. Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira. 

7. Prepare o recheio. Leve ao fogo 90ml do creme de leite. Quando levantar fervura, acrescente, em 3 adições ao chocolate branco e misture até que o chocolate derreta completamente. Adicione a pasta de pistache e misture até ficar homogêneo. Adicione o restante do creme de leite e, com a ajuda d num mixer, misture bem a ganache. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, o ideal é uma noite inteira. Após o período de descanso, bata na batedeira até atingir o ponto de chantilly firme. Transfira para um saco de confeiteiro e recheie os macarons.

Obs.: Os macarons podem ser congelados por até 2 meses, sem recheio.

Ficou com dúvida sobre o passo a passo? Dá uma olhadinha nesse post que eu explico direitinho como fazer macarons. :)


2 comentários :

  1. Olá!

    Que alegria ver que você voltou!
    Senti sua falta!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Querida! Vou tentar postar com mas frequência! Beijocas!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...