Conheci a Etianne em 2016 em um encontro na casa de amigos em comum. O Amore trabalhava com o marido dela na época e era questão de tempo para nos encontrarmos. Eu tinha praticamente acabado de chegar em Toronto e as amizades que tinha até então eram frutos de encontros ainda no Brasil, ou amigo de um amigo em comum que acabamos conhecendo ao chegar aqui. Nunca pude reclamar desse ponto desde que cheguei, construímos laços muito fortes com os que aqui encontramos e sempre digo que um dos maiores presentes que ganhei, é poder desfrutar da companhia dos nossos novos e não tão novos amigos. Mas com a Eti foi meio diferente. Sabe amizade à primeira vista? Pois é, ela existe! Conosco foi assim, nos damos bem desde o primeiro contato e eu sempre soube que ela era especial. Nossa amizade, assim como a dos maridos cresceu. Em tão pouco tempo eu tinha sido presenteada com uma amizade daquelas raras, que você leva uma vida para construir, mas que aqui foi praticamente instantânea.
Desde de então foram muitos jantares, passeios no parque, viagens, papos longos por telefone ou pessoalmente. Ela é parte da minha família canadense. E essa família têm crescido. Temos um novo integrante, o Benjamin. Pois é, a Eti teve um bebê, um lindo bebê. E num desses almoços, ainda grávida, ela e o Dani fizeram um dos convites mais incríveis que eu poderia receber. Nossos queridos amigos nos convidaram para ser padrinhos do Ben. Que responsabilidade. Que honra. Que felicidade! Chorei de emoção, é claro. Mas sorri muito, como sorri. Foi um dia muito especial e vou sempre guardar a lembrança daquela tarde fria de inverno.
Alguns meses depois o Ben chegou, mais precisamente dia 03 de maio. Ele veio lindo, forte e trouxe muito amor com ele. Me emocionei ao ver minha amiga se tornar mãe, me emocionei ao segura-lo pela primeira vez. Nossa família canadense aumentou e não poderíamos estar mais felizes! Aquele bebezinho mesmo acabando de chegar já tinha enchido meu coração de amor por ele!
No seu primeiro mês de vida não nos encontramos muito. Foi um período de muitas adaptações para a Eti e para o Ben também. Não tenho filhos, mas imagino como deve ser essa primeira fase. A descoberta, os acertos, os erros, as noites mal dormidas, o amor que cresce a cada dia entre mãe e filho. Mas no dia em que ele comemorou seu primeiro mês, fomos visita-los. Levei bolo, um pequeno mimo representando o quanto estávamos felizes em poder compartilhar esse momento com nossos amigos queridos. Nada como poder agradar a quem a gente ama com um pedaço de bolo feito com carinho. O bolo foi um sucesso. Mas o que ficou daquele dia foi a gratidão de poder fazer parte dessa estória, de poder estar aqui e ver o Ben crescer e trazer alegrias para nós!
Espero poder fazer o bolo de todos os seus aniversários e estar ao lado dele, deles, sempre!
Amo vocês, Eti, Ben e Dani!
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: Mais ou menos 25 minutos
Rendimento: 1 bolo de 23 cm
Ingredientes para a massa do bolo (Gateau Génoise)
4 ovos
120g de açúcar
120g de farinha de trigo peneirada
1/2 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de pasta de baunilha
Ingredientes para a calda
150g de leite condensado
150ml de leite de coco integral
100ml de leite integral
Ingredientes para o Chantilly
200g de creme de leite fresco, 35% de matéria gordurosa
100g de mascarpone
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de pasta de baunilha
Frutas vermelhas para decorar
Modo de preparo
- Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda de mais ou menos 23-25cm. Reserve.
- Misture os ovos com o açúcar e a baunilha em uma tigela de inox, de preferência a da batedeira, e leve ao banho-maria, batendo sempre com a ajuda de um fouet. Quando o preparo atingir 40ºC, transfira o preparo para a batedeira, e com o acessório tipo globo, bata o preparo em velocidade média até que dobre de volume. Retire da batedeira e incorpore a farinha de trigo peneirada delicadamente, tomando cuidado para não perder o volume e ar que foi incorporado aos ovos.
- Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 25 minutos ou até que ao fazer o teste do palito, o mesma saia seco. Retire do forno, espere 5 minutos e então desenforme. Deixe esfriar sobre uma grade e então transfira para o prato de serviço.
- Para a calda. Misture bem todos os ingredientes e molhe o bolo. Leve o bolo ao refrigerador enquanto o chantilly é preparado.
- Para o chantilly. Bata todos os ingredientes na batedeira, com o acessório tipo globo até formar picos firmes.
- Retire o bolo da geladeira, cubra com o chantilly e decore com as frutas. Retorne à geladeira até a hora de servir.
Bon appétit!
Honra é a minha em poder ter uma amiga maravilhosa como você nas nossas vidas!! Além de um coração de ouro, tens mãos de fada e, por tabela, estou conhecendo novos sabores deliciosos regados de muita alegria, amor e boas risadas. Não poderia ter escolhido melhor a dindinha e o dindão para o nosso Ben. Nesse pouco tempo de Canadá, mas de intensidade que faz parecer décadas, posso dizer que sou muito grata... ganhei muito, mas muito mesmo! E a sua amizade está no topo da minha lista, como a cereja do bolo! Te amo muito, comadre!! Que sua inspiração para nos felicitar com tantas delícias seja eterna. Sucesso sempre!!
ResponderExcluirJe t'aime de tout mon coeur, mon amie!
ExcluirAchei linda essa vossa amizade.
ResponderExcluirO bolo é perfeito para esse dia especial.
Obrigada, São! <3
Excluir