segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Torta de Pêssegos e Framboesas com Mousse de Cream Cheese



É verão para mim quando os morangos vermelhos e aromáticos brotam. As framboesas vêm em seguida, os mirtilos não tardam a aparecer...mas os pêssegos, ah esses são os mais esperados por essa cozinheira que vos fala. Pêssegos carnudos, firmes e suculentos. O aroma inconfundível desse fruto sempre abre para a mim a temporada de frutas assadas. Por que sim, eu sempre compro mais pêssegos do que consigo consumir, então é inevitável não ter que inventar várias formas de prepará-los. 

Foi assim que a idéia dessa torta surgiu. Haviam tantos pêssegos maduros na minha fruteira que eu decidi fazer uma geléia, então tinha muita geléia e resolvi fazer uma torta. Uma torta deliciosa, com diversas camadas e texturas, de sabor leve e perfeita para finalizar um almoço que ofereci à alguns amigos. Uma forma de celebrar o verão e a abundância de frutas e sabores que essa estação nos presenteia!

Beijos para vocês e boa semana!



Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 25 minutos
Tempo de descanso da massa: Pelo menos 2h30
Tempo de descanso da massa da torta e mousse de cream cheese: 1 noite
Rendimento: 8 porções (Ou uma forma de 25cm de diâmetro)


Ingredientes para a massa (Jacques Genin)

175g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
125g de açúcar de confeiteiro
30g de farinha de amêndoas 
60g de ovo (Mais ou menos um ovo grande)
1 pitada de sal
1/2 fava de baunilha
310g de farinha de trigo
1 gema

Ingredientes para o frangipane de amêndoas e framboesas (Cyril Lignac)

150g de farinha de amêndoas
15g de amido de milho
120g de açúcar de confeiteiro
15g de rhum
90g de ovos ligeiramente batidos
120g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 punhado de framboesas frescas

Ingredientes para o mousse de cream cheese

150g de cream cheese em temperatura ambiente
30g de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de pasta de baunilha
1/2 colher (chá) de suco de limão
125ml de creme de leite fresco
1 colher (chá) de gelatina em pó 
5 colheres (chá) de água (para hidratar a gelatina)

Ingredientes para a geléia de pêssegos (Vai sobrar bastante, usa-se mais ou menos 1/4 da geléia na torta)

1kg de pêssegos frescos cortados em cubos (sem a pele)
375g de açúcar
Suco de meio limão

Para decorar
Pêssegos, Morangos e framboesas frescas

Modo de preparo
  1. Comece pela massa da torta. Leve à batedeira a manteiga em temperatura ambiente, o açúcar, o sal, a farinha de amêndoas e a fava de baunilha. Bata com o auxilio do batedor em forma de folha por mais ou menos 2 minutos. Acrescente o ovo, bata rapidamente para incorporar e então acrescente a farinha. Bata apenas até que a farinha incorpore, não bata muito, você não pode desenvolver o glúten da massa. Forme um disco de massa e cubra com papel filme. Leve a geladeira por pelo menos 2 horas, o ideal é uma noite.
  2. Depois do período de descanso, abra a massa e cubra o fundo e as laterais de uma forma com fundo removível (Mais ou menos 25cm). Fure o fundo com a ajuda de um garfo e retorne à geladeira por pelo menos 30 minutos.
  3. Prepare o mousse. Hidrate a gelatina na água. Na batedeira bata o cream cheese, o açúcar, a baunilha e o limão até obter um creme fofo. Derreta a gelatina e incorpore ao creme. Reserve. Bata o creme de leite até obter picos firmes. Agregue o creme de leite batido ao creme reservado. Transfira para um aro de mais ou menos 22cm e leve ao congelador por uma noite.
  4. Prepare a geléia. Leve ao fogo todos os ingredientes, cozinhe em fogo baixo até atingir 103ºC. Durante o processo, retire a espuma que forma na geléia. Transfira a geléia para potes esterilizados. Reserve na geladeira.
  5. Prepare o frangipane. Na batedeira, com o auxílio do batedor tipo folha, bata a manteiga rapidamente, acrescente a farinha de amêndoas, o amido de milho e o açúcar de confeiteiro, bata em velocidade baixa até incorporar, acrescente os ovos aos poucos e finalize com o rhum. Reserve.
  6. Pré aqueça o forno a 170ºC, forre o fundo e as laterais de uma forma de torta, com abas baixas (mais ou menos uns 23cm). A massa vai ser suficiente para 1 torta e meia, então você pode congelar o restante e usar num preparo futuro. Cubra ao fundo da torta com o creme de amêndoas, disponha as framboesas frescas e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 20-25 minutos, ou até que o fundo da torta esteja assado e as laterais douradas. Retire do forno e deixe esfriar. 
  7. Para a montagem. Depois de fria, espalhe uma camada fina de geléia sobre o frangipane. Desenforme o mousse e disponha sobre a torta e decore com os pêssegos cortados e as framboesas.
  8. Leve à geladeira até a hora de servir.

Bon appétit!


Dicas:

  1. A geléia dura até 3 semanas se bem refrigerada.
  2. O restante da massa pode ser congelado por até 2 meses.
  3. Se não tiver framboesas frescas, mirtilos ou morangos também são excelentes opções.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...