quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Sorvete de Queijo de Cabra com Mel de Tomilho



Inconvencional. Eu? Talvez. Gosto de pensar que é um elogio quando escuto isso. Mas o fato é que não me importo muito. Dessa cozinha que sai de feijão tropeiro à fois gras, não tento rotular o que faço, pois gosto de explorar o novo, fico inspirada pelo desconhecido, mas volto às raízes frequentemente. 
Acho que o que exemplifica mais o que estou tentando dizer são os sorvetes que tenho feito por aqui. De um clássico sorvete de chocolate à um surpreendente sorvete de açafrão e água de rosas, eu encontrei espaço para todos. No entanto, no meu coração e memória ficou esse sorvete de queijo de cabra. Receita do talentoso David Lebovitz que eu adaptei levemente, apenas buscando o balanço perfeito com os ingredientes que tinha disponível. A textura é inigualável; é ácido, mas é cremoso, é doce, mas tem aquele toque savoury que deixa a experiência muito mais interessante; o mel com tomilho por outro lado contrasta com o queijo equilibrando os sabores maravilhosamente bem! Acho que seria um acompanhamento perfeito para um bolo quente de pêras, ou acompanhado de figos assados. É um sorvete surpreendente e "inconvencional", se assim quiser o classificar. Mas para mim ele tem apenas um adjetivo: Perfeito! 



Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de descanso: 3 horas
Rendimento: 750ml

Ingredientes para o sorvete

375ml (1 e 1/2 xícara) de leite integral
130g (2/3 xícara) de açúcar
230g de queijo de cabra fresco
6 gemas de ovo
Suco de limão à gosto 

Ingredientes para o mel

1/2 xícara de mel de acácia
6 ramos de tomilho fresco

Modo de preparo

  1. Para o sorvete: Prepare um creme inglês. Em uma panela aqueça o leite em fogo médio, não deixe ferver. Em uma tigela, bata as gemas e o açúcar até obter um creme levemente esbranquiçado. Despeje lentamente o leite quente sobre as gemas, batendo constantemente para que as gemas não cozinhe. Transfira o preparo para a panela e leve ao fogo médio-baixo mexendo constantemente até que a misture engrosse levemente, cobrindo a colher de pau (ou espátula). Retire do fogo e acrescente o queijo de cabra, misture até o queijo derreter por completo. Deixe a mistura esfriar completamente, adicione o suco de limão (comece com 1 colher de chá) e vá testando até equilibrar os sabores...como eu gosto mais ácido, eu usei 1 e 1/2 colher chá de suco de limão. Leve à mistura à geladeira por pelo menos 2-3 horas (eu fiz de um dia para o outro). 
  2. Depois do tempo de geladeira, transfira a mistura para a sorveteira e siga as instruções do fabricante. Depois de pronto, transfira para um recipiente e leve ao congelador por umas 2 horas antes de servir.
  3. Para o mel: leve o mel e o tomilho ao fogo baixo até o mel começar a levantar fervura. Desligue o fogo e deixe descansando até os sabores se misturarem bem.
Sirva o sorvete acompanhado do mel.

Bon appétit!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...