segunda-feira, 5 de abril de 2021

Bolo de Limão com Chantilly de Amêndoas e Morangos


Feliz Páscoa! 

Há dias que são mais fáceis do que outros estando em lockdown. Dia 16 de março fez exatamente 1 ano desde que comecei a trabalhar a tempo integral de casa e também 1 ano desde que entramos em lockdown. Nada nunca voltou ao normal desde 16 de março de 2020, mas durante alguns meses no verão tivemos alguns suspiros de normalidade onde pudemos até fazer uma viagem de volta ao Québec. Obviamente foi longe de ser o que estava acostumada como "vida normal", mas foi o suficiente para recarregar as baterias e matar a saudade do meu lugar favorito no Canadá. Eu achava que era difícil naquela época. Tola! Hoje, um ano depois e começando mais um lockdown extremo, ter encontrado com poucos amigos desde o ano passado, e saindo de um inverno cinza e solitário, parece quase impossível pensar no que passamos e o que ainda estar por vir, mas hoje também é páscoa! 

Datas comemorativas sempre trazem emoções conflitantes. Eu agradeço diariamente a oportunidade de estar aqui e ter a vida que conquistamos fora do Brasil, mas ao mesmo tempo, morar no Canadá significa estar longe da nossa família e, apesar de sentir falta de todos diariamente, alguns momentos do ano parecem ser mais difíceis ainda. Junte isso à uma pandemia e a incerteza de quando poderemos nos encontrar novamente, é impossível não ficar triste. Hoje decidi que não deixaria a tristeza tomar conta.  Então fiz bolo, mas não qualquer bolo, um bolo que me deixaria mais perto da minha família e da família do Amore no Brasil. Um bolo que com certeza traria um sorriso no rosto da minha mãe, do meu sogro e da minha irmã. Esse bolo, apesar de singelo foi minha forma de dizer que apesar de tantas incertezas, eu ainda consigo traze-los para perto de mim. 

E como é páscoa, é renascimento, é recomeço! Espero que seja o início de uma nova etapa para todos nós e que dias melhores estejam para vir. 

Beijos para vocês!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de forno: 20 a 25 Minutos
Rendimento: 8 Porções
Receita da massa do bolo: Yottam Ottolenghi
Receita do Chantilly de Amêndoas: Christophe Michalak
 

Nota: Eu fiz um chantilly de amêndoas para essa receita. Como é um preparo que usa alguns ingredientes não tão comuns em nossa geladeira ou despensa, você pode substituir por uma ganache montée com chocolate branco. Eu já fiz essa combinação e fica tão bom quanto! Coloquei a receita dessa ganache no fim do post, caso você prefira usar essa opção.

Ingredientes para a compota de morangos

260g Morangos frescos picados grosseiramente
70g Açúcar cristal
1 e 1/2 colher (chá) suco de limão siciliano

Ingredientes para o chantilly de amêndoas (Preparar na noite anterior)

175g de creme de leite, 35% gordura
30g queijo mascarpone

Ingredientes para a massa do bolo

4 ovos
100g de açúcar cristal
Raspas da casca de 1 limão siciliano
1/2 colher (chá) extrato de baunilha
100g de farinha de trigo
1/8 colher (chá) de sal
60g de manteiga sem sal

Morangos frescos para o recheio
Açúcar de confeiteiro para finalizar

Modo de preparo
  1. Na noite anterior prepare do chantilly de amêndoas. Em uma panela pequena leve ao fogo metade do creme de leite e a pasta de amêndoas. Misture bem até levantar fervura. Retire do fogo e adicione o restante do creme e o mascarpone. Com a ajuda de um mixer, bata a mistura até ficar bem homogênea. Leve ao refrigerador por uma noite.
  2. Você pode preparar a compota na noite anterior ou mais uma menos 2 horas antes de montar o bolo. Eu fiz na noite anterior. Leve todos os ingredientes ao fogo médio e cozinhe por mais ou menos 5 minutos, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e leve ao refrigerador até a hora de usar (é preciso estar completamente frio antes de montar o bolo).
  3. Prepare a massa. Pré aqueça o forno a 170ºC. Forre o fundo de uma forma de mais ou menos 20cm com papel manteiga. Não é preciso untar. Peneire a farinha e o sal duas vezes e reserve. Derreta a manteiga e deixe esfriar. Na tigela da batedeira, misture os ovos, o açúcar, as raspas de limão e a baunilha. Leve a tigela ao banho-maria e bata com a ajuda de um fouet, por mais ou menos uns 5 minutos. Transfira a mistura para a batedeira e bata até triplicar de volume e esfriar. Peneire (sim, pela terceira vez) a metade da farinha sobre a mistura de ovos e incorpore delicadamente com uma espátula. Peneire o restante da farinha e incorpore delicadamente. Adicione a manteiga derretida e incorpore à massa. Cuidado para não perder muito volume, misture delicadamente. Transfira a massa para a forma preparada e asse por mais ou menos uns 25 minutos ou até que bolo esteja assado (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar por mais ou menos 20 minutos na forma. Desenforme, com bastante cuidado, o ideal é passar uma faquinha delicadamente na lateral da forma para ajudar a soltar. Deixe esfriar completamente antes de montar o bolo.
  4. Finalize o chantilly. Bata em velocidade média (eu usei a batedeira) o preparo que estava na geladeira até atingir ponto de chantilly firme. 
  5. Depois de frio, divida o bolo em duas camadas. Na camada de baixo, distribua a compota de morango, sob a compota, disponha o chantilly e finalize com os morangos frescos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Caso você não queira fazer o chantilly de amêndoas e usar a ganache montée de chocolate branco, essa é a receita:

70g de chocolate branco picado
80g de creme de leite, 35% de gordura
120g de creme de leite, gelado, 35% de gordura

Modo de preparo
  1. Coloque o chocolate branco em uma tigela. Leve ao fogo médio os 80g de creme de leite fresco. Quando levantar fervura, despeje sob o chocolate e aguarde 3 minutos antes de misturar até ficar homogêneo. Transfira a mistura para a geladeira por pelo menos 1 hora. Após 1 hora, retire o preparo da geladeira e adicione os 120g de creme de leite fresco gelado. Bata com a ajuda da batedeira até atingir o ponto de chantilly firme. Siga o passo 5 para a montagem

Dicas
  • Esse bolo é melhor no dia que é feito, se você quiser fazer a massa o bolo no dia anterior, é muito importante embalar bem o bolo assado para não ressecar. De qualquer forma eu não recomendo fazer um dia anterior, pois acho que perde um pouco.
  • Você pode substituir os morangos por framboesas ou pêssegos...ou usar os dois! Fica delicioso!




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...