segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Pasta de Amêndoas Caseira



O fim de semana foi bem calmo e sem muitas novidades. Aliás, o início do ano tem sido bem calmo por aqui. O que na verdade me deixa feliz já que minhas aulas começam na próxima semana e esse período de tranquilidade foi ótimo para recuperar as energias, voltar a escrever no blog e colocar um pouco de ordem na minha rotina que estava, no mínimo, absurdamente bagunçada. Porém, eu me conheço e sei que já estou um tanto ansiosa pelas aulas e pela "correria" que vem junto. :)

Bom, voltando ao assunto desse blog, comida! Esse fim de semana andei revisitando alguns dos meus livros de receitas e me deparei com algumas tortas que me deixaram com água na boca. Tortas perfeitas para o inverno, para um fim de tarde curtindo a casa e a vida tranquila que temos por aqui. Enfim, corri para a cozinha para ver o que tinha disponível e se daria para testar a receita escolhida ainda naquele dia. Infelizmente a receita ia além da minha despensa e não pude seguir em frente com a preparação, mas um dos itens que eu não tinha em casa poderia ser feito e armazenado até o dia seguinte quando poderia ir ao supermercado buscar o que faltava. 
Bom, esse ingrediente era a pasta de amêndoas. Eu não sei o porquê, mas sempre comprei a pasta pronta e nunca me atentei ao fato que, além de ser muito mais barato fazer em casa, ela não tem segredo e muito menos dificuldade em seu preparo. A vantagem é que rende bastante e você pode guardar na geladeira por até 8 dias e aproveitá-la para outras receitas. Bolos, tortas, bombons, cookies...a variedade é imensa e com certeza esse não será o impedimento para utilizar esse ingrediente tão versátil!

Por hoje é isso, vou voltar para a cozinha por que logo mais teremos uma deliciosa torta para comer no lanche da tarde.

Beijos para vocês e boa semana!

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: Aproximadamente 450g

Ingredientes

1 e 1/2 xícara de farinha de amêndoas
1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1 clara de ovo
1 colher (chá) extrato de amêndoas

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no multi processador e processe até que obtenha uma massa homogênea, a massa fica compacta, mas com alguns grumos separados. Polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro em uma bancada e amasse o preparo até que fique com o aspecto de uma massa compactada e firme. Modele a massa em formato de um tubo e cubra com papel filme. Conserve na geladeira até o momento de usar. 
A pasta de amêndoas pode ser conservada por até 8 dias na geladeira 

2 comentários :

  1. Achei de uma delicadeza sua foto.
    Eu de verdade nunca usei pasta de amêndoas, ela pode ser usada em decoração ou estou fazendo confusão? É tipo um marzipan?
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Fla! Obrigada pelo comentário e pela visita!

      Então, para decorações o marzipan funciona melhor. A diferença dele para a pasta de amêndoas é basicamente a quantidade de açúcar utilizado em sua preparação. A pasta de amêndoas funciona bem para preparo de bolos, tortas, cookies, etc...

      Essa semana vou postar mais receitas com ela.

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...