sábado, 11 de julho de 2020

Bolo de Morango com Chantilly de Mascarpone e Suspiro


Das muitas coisas que sinto falta em tempos de pandemia são os meus sábados de manhã durante o verão. É de costume acordar cedo, fazer 30 minutos de yoga, tomar uma xícara de chá, pegar a bicicleta e ir ao Farmers' Market mais perto de casa. Lá é onde eu tomo mais uma xícara de chá, como algum pãozinho fresco e tomo meu café da manhã vendo os cachorrinhos passeando e as crianças brincando na fonte que fica ao lado. De estômago forrado, lá vou eu encontrar os produtores que agora já me conhecem pelo nome e sabem o que eu gosto de comprar toda semana. São pessoas que perguntam da Praliné e do que eu estou planejando cozinhar no fim de semana, que me contam como foi a semana na fazenda e os desafios e conquistas vividas diariamente por quem está plantando aquilo que comemos.  Essa conexão que criamos é uma das melhores partes de visitar a feirinha toda semana...claro que os vegetais e frutas também são excelentes, mas receber esse carinho, atenção  e conversar com eles enchem meu dia de alegria.

E julho é o mês que eu sempre volto da feira com muitos morangos, ou também mês onde eu mesma vou colhe-los nas fazendas ao redor da minha casa. Esse ano infelizmente não pude vivenciar nada disso, mas pelo menos continuo recebendo meus vegetais e frutas em casa desses mesmos produtores que eu encontrava todo sábado. Não conversamos na feira, mas ao deixar minha cesta na frente de casa, eu sempre recebo um sorriso de quem veio fazer a entrega. Isso já me deixa satisfeita!



Bom, mas voltando aos morangos. Essa foi a terceira semana que eu recebi morangos na minha cesta. Dos que sobram (claro, pois o aroma e sabor são irresistíveis e a gente acaba comendo puros), eu sempre estou inventando um ou outro jeito de incluí-los nas sobremesas que faço aos fins de semana. Esse bolo foi um perfeito exemplo disso. Eu tinha uma compota de morangos que foi usada para a sobremesa de sexta-feira, mais alguns morangos na geladeira e um pedido de uma amiga querida para fazer o bolo de mêsversário do seu filhinho. Quer melhor motivo do que fazer um bolo com morangos? Não tem, né?! Pois bem, e para mim morango e creme chantilly é uma combinação dos deuses e em 99.9% dos casos, agrada quem come. Também tinha suspiro que sobrou da mesma sobremesa do dia anterior. E foi assim que saiu esse bolinho.
A receita é super simples de fazer, a massa do bolo é uma receita da Joyce Galvão retirada do maravilhoso A Química dos Bolos. A compota é a mesma receita que usei nessa torta aqui, e o chantilly foi feito meio de olho. É um bolo que agradou quem comeu e deixou com gostinho de quero mais. Com certeza vai aparecer outras vezes por aqui...

Então é isso queridos, por aqui tudo vai bem! Espero que vocês também estejam bem!

Beijos,
Stef



Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de forno do bolo: 25-30 Minutos (eu preparo a massa um dia antes da montagem
Tempo de forno dos suspiros: 2 horas
Rendimento: 1 bolo de 3 camadas (20cm) - Eu fiz meia receita e fiz apenas 2 camadas.

Ingredientes para o suspiro (Você não vai usar tudo nessa receita, mas pode guardar o que sobrou e usar em outra preparação)

80g de claras de ovo
80g de açúcar refinado
80g de açúcar de confeiteiro, peneirado

Ingredientes para a massa do bolo

180g de farinha de trigo
105g de farinha para bolo*
360g de açúcar refinado
20g de fermento em pó
3g de sal
165g de manteiga sem sal, cortada em cubos pequenos
165g de claras de ovo
120ml de leite
120g de iogurte integral
1 colher (sopa) extrato de baunilha

Ingredientes para a compota de morangos

200g de morangos frescos, picados
11g de suco de limão
30g de açúcar (1)
12g de açúcar (2)
3,8g de pectina NH

Ingredientes para o chantilly de mascarpone

400g de creme de leite fresco, 35% de gordura, bem gelado
220g de mascarpone
80g de açúcar de confeiteiro

Morangos frescos 

Modo de preparo

Massa do bolo
  1.  Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte 3 discos de papel manteiga do mesmo diâmetro da forma que você for usar. Forre o fundo da forma com o papel manteiga e reserve. Não é preciso untar a forma.
  2. Separe 1/4 xícara de leite. Reserve.
  3. Em uma tigela, junte as claras, o iogurte, o extrato de baunilha e o restante do leite. Reserve.
  4. Na tigela da batedeira, junte as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal. Misture. Acrescente a manteiga em cubos e, com o auxílio da raquete, bata em velocidade média até formar uma areia molhada.
  5. Acrescente 1/4 xícara de leite que você reservou, misture bem e então adicione o restante dos líquidos em três adições, mexendo bem a cada adição. O resultado deve ser uma massa cremosa, e não talhada. 
  6. Transfira a massa para as formas preparadas e asse em forno pré-aquecido por mais ou menos 25-30 minutos, ou até inserir um palito na massa e ele sair limpo. Quando a massa estiver pronta, retire do forno e deixe esfriar por mais ou menos 5 minutos e desenforme sobre uma grade. Após esfriar completamente, embale individualmente cada massa com plástico filme e reserve por 24 horas.
Suspiros
  1. Pré aqueça o forno a 100ºC. Forre o fundo de uma assadeira grande de abas baixas com Silpat ou papel manteiga. Na batedeira, bata as claras em neve até começarem a ficar em picos leves, adicione o açúcar refinado em 3 etapas e bata até formar picos firmes. Retire da batedeira e incorpore o açúcar de confeiteiro delicadamente, tomando cuidado para não perder volume. Transfira para um saco de confeitar e pingue no formato desejado. Eu usei um bico tipo estrela para fazer os suspiros, pois queria usar para decoração também. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 2 horas, ou até que fiquem sequinhos. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Compota de Morangos
  1. Leve os morangos ao fogo médio com o suco de limão e o açúcar (1). Deixe cozinhar por mais ou menos uns 4-5 minutos. Misture a pectina com o açúcar (2). Adicione a misture à compota de morangos e retorne ao fogo por mais ou menos 1 minuto, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Se preferir você pode bater a compota com o mixer para deixar ela mais lisa. Eu gosto de sentir os pedacinhos de morango, então eu não fiz essa etapa.
Chantilly de Mascarpone
  1. Bata todos os ingredientes na batedeira até obter um creme em ponto de chantilly firme. 
Montagem
  1. Nivele os bolos com uma faca, coloque a primeira massa em um prato de bolo e regue levemente com a calda de sua preferência (eu fiz uma calda simples de açúcar, água e baunilha). Essa massa é bem úmida, então funciona bem sem ser regada com calda.
  2. Espalhe metade e compota de morangos sobre o bolo. Adicione 1/3 do chantilly de mascarpone e nivele com uma espátula. Distribua os suspiros quebrados e morangos em pedaços. Repita o processo para a próxima camada e cubra com o terceiro disco de massa para finalizar. Espalhe um pouco do chantilly nas laterais e utilize uma espátula para alisar (eu gosto do efeito naked nake). Cubra o topo com o restante do chantilly e leve à geladeira até a hora de servir.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...