quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O que comer em Manaus?

Estive sumida esses dias, né? Então, o motivo é que estou viajando. Estou em Manaus. Uma viagem de ultima hora do trabalho e que me trouxe ao coração da Amazônia durante essa semana...acho que é a...hummm...já perdi as contas de quantas vezes vim para Manaus (Trabalho em uma empresa que a Fábrica fica em Manaus). Me dei conta de uma coisa. Quando falamos em culinária da Região Norte do nosso país, sempre temos como referência a capital do Estado do Pará, Belém. Não falamos muito de Manaus...embora a culinária seja muito parecida, Belém ainda é a referência para essa região do país.

Pois bem, depois de tantas viagens ao "Paraíso Tropical", eu resolvi fazer um post com o que mais gosto de comer por aqui e contar um pouquinho da história dessa região para vocês.

Bom, a culinária amazonense é a que mais preservou suas origens, é a mais indígena das cozinhas brasileiras.
Foi lá que nasceu a cultura da mandioca que foi transformada em farinha pelos nativos da região e por sua vez a raiz tornou-se a base da alimentação do brasileiro.
A herança indígena é muito presente e forte por aqui, ela pode ser percebida até mesmo nos temperos, pois os pratos são bem temperados com pimenta, isso se deve ao fato que os Índios não conheciam o sal.

                                                                                                                                                                 

O peixe é outra base da alimentação do amazonense, eles o preparam assado, cozido ou nas famosas calderadas. Um dos mais conhecido e o meu preferido é o Tambaqui, principalmente a parte das costelas...é super saboroso, e quando feito na brasa....hummmmmm...melhor ainda!
Outro alimento muito consumido por aqui é a carne de caça, ou "cozinha da selva" como eles costumam chamar, eles gostam de preparar cozida ou assada. Como exemplo temos o jacaré (O rabo é a melhor parte - mas eu não sou muito fã da carne não), pato, marreco e a tartaruga. Simmm, eles comem tartaruga! E eu tenho que confessar...eu provei...mas fiquei com tanto peso na consciência que não recomendo...elas são bonitinhas demais para serem cozidas. Infelizmente não posso voltar no tempo, então vou ficar com essa culpa por alguns anos...ou toda vez que ver uma tartaruga na minha frente...

Das frutas, nas matas impera o guaraná (que dizem ser afrodisíaco) mas existem dezenas de frutas nativas, o açaí e o cupuaçu são muito apreciados também e os meus preferidos e são destaques nas sobremesas da região. Mas também são usadas em sucos e compotas. Eu particularmente gosto do bombom de cupuaçu, o frozen açaí (batido com xarope de guaraná e polpa do açai congelada) e o mousse de cupuaçu também é muito bom! Mas em relação ao açaí, aqui eles costumam tomar quente e sem o xarope (eu continuo preferindo o gelado).

Uma curiosidade sobre o cupuaçu que descobri ontem, ele é da família do Cacau e inclusive é utilizado na produção do cupulate, um produto muito parecido com o chocolate. E por essa característica o cupuaçu já esteve envolvido em uma disputa entre Brasil e Japão, quando ambos países quiseram registrar o nome do produto “cupulate” para uso exclusivo. O Brasil provou que o produto era originário da Amazônia e ganhou a causa. Ponto para nós!


Bom, além de ter um povo super acolhedor e simpático, Manaus é um belo lugar para visitar e conhecer um pouco mais do nosso país. Mas venha preparado para o calor e umidade, não traga roupas pesadas. Ah, um guarda-chuva também será muito utilizado....aqui chove muitoooooo!


4 comentários :

  1. Oi, Stefânia! Amo seus posts! Ainda bem que arrumou um tempinho pra mostrar as coisas daí pra nós.
    Nunca provei açaí, cupuaçu, tambaqui, jacaré, marreco, tartaruga...
    Meu cunhado disse que o pessoal aí toma uns caldos quentes no meio do dia, no maior calorzão. Eu achei uma loucura! rs
    Fiquei com vontade da tigelinha de açaí.
    Volta logo pra nos presentear com mais uma delícia feita na sua cozinha!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita!
    Pois é, esse caldo eles chamam de Tacacá...é feito de mandioca brava com jambu (essa erva deixa a sua boca dormente - uma sensação super diferente). Eu não sou apreciadora não...muito forte para o meu paladar!
    Então, tô morrendo de saudades da minha cozinha...mas hoje eu volto e amanhã já tem novidades. Obrigada pelo carinho!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Oi Stefânia, achei legal esse seu post sobre Manaus, eu não sei se vc sabe mas eu sou de lá, tem algumas coisa no meu blog da culinária de lá, mas bom seria se vc conseguisse provar as frutas selvagens, tipo: mari-mari, ingá, maracujá-do-mato,buriti,,etc, são sabores diferentes, já o tacacá, é forte o sabor mas vc acostuma e fica viciada, meu marido é carioca enão podia nem ver, mas hj já toma e gosta, mas bom mesmo é sem goma, aquela goma que vem junto é prá amenizar o ácido, mas quando vc for experimentar pede sem goma, essa semana vou fazer o pato no tucupi,aqui no Rio tem umas lojasque vendem alguns produtos de lá, ah, não deixa de provar o sorvete de tapioca, o de lá é muito bom, qualquer coisa que eu puder te ajudar é só falar, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  4. Oi Maura!

    Obrigada pelas dicas! Quando eu voltar em Manaus com certeza vou seguí-las!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...