sábado, 27 de fevereiro de 2010

Torta Mousse de Limão e retorno a Brasília


Coisa boa é a nossa casinha, né? Depois de uma semana fora (Em Manaus), eu cheguei ontem em Brasília. É nessas épocas que vejo o quanto gosto do meu cantinho... A viagem foi produtiva, tudo resolvido. Só a saudade de cozinhar que estava gigante! Já sabia que adorava minha cozinha, mas dessa vez foi mais difícil. Acho que pelo fato de ter o blog e querer compartilhar com você o que está na minha cabecinha e nas minhas panelinhas, a vontade de cozinhar só aumentou!
Bom, mas a volta também foi trabalhosa. Houve detetização essa semana e quando cheguei foi hora da faxina na cozinha. Tirar tudo do armário e lavar novamente, limpar tudo, enxugar tudo...minhas unhas tadinhas, sofreram...aí se foi todo o meu sábado.
Mas depois de tanto trabalho, eu realmente merecia uma recompensa. Resolvi que ia fazer uma das minhas sobremesas favoritas (Essa está no top 3), uma torta de limão. Para não gastar muito tempo, eu optei por uma versão mais rápida da torta. Não quis fazer massa, então foi a tradicional de biscoitos triturados. Usei a versão do mousse de maracujá para fazer o recheio (só mudei a fruta, né) e a cobertura foi um suspiro italiano (Retirado do livro: Larousse das Sobremesas - Pierre  Hermé). Melhor impossível! Não sei por que fico tanto tempo sem fazer essa receita, é boa demais! E tão simples! Essa tem o selinho: PERFEITA! Leve, suave e com aquele sabor delicado do mousse. Acho que não precisa falar mais nada, né?



Tempo de Preparo: 40 Minutos
Rendimento: 1 Torta de aproximadamente 23cm

Ingredientes para a base

150g de biscoito triturado (Eu usei maisena)
75g de manteiga sem sal derretida
1 colher (sopa) água fria (Opcional)

Ingredientes para o recheio

1 lata de leite condensado
240ml de creme de leite fresco
Suco e raspas de 3 limões médios (Eu usei siciliano)
2 colheres (chá) de água fria
1 colher (chá)  de gelatina em pó sem sabor

Ingredientes para o suspiro italiano

3 claras
1/4 xícara de água
2/3 xícara de açúcar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. No processador ou liquidificador, triture os biscoitos até obter uma farofa fina. Acrescente a manteiga derretida e misture bem. Se necessário, acrescente água fria. Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo falso e leve ao forno por 10 minutos ou até dourar ligeiramente. Deixe esfriar e reserve.

2. Prepare o mousse. Salpique a gelatina em pó na água e leve ao microondas por 15 segundos. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme espesso (Você também pode usar a batedeira). Despeje o mousse sob a base (Que já deve estar fria) e leve ao refrigerador por pelo menos 1 a 2 horas.

3. Prepare o suspiro. Ferva a água com o açúcar, limpando regurlamente as laterais da panela com um pincel molhado com água. Esquetne a mistura até obter o ponto de bala dura - A bola da calda que se forma é mais dura: pequenos flocos nevados se  desprendem da escumadeira. Você também pode testar mergulhando algumas gotas da calda na água, ela deve forma uma bolinha que não se desfaz quando você pega com a ponta dos dedos.
Na batedeira, bata as claras em neve, mas não muito firmes. Bata em velocidade média e despeje a calda de açúcar sobre as claras. Bata até que esfriem levemente.

4. Montagem. Coloque o suspiro em um saco de confeitar (Use o bico de sua preferência) e disponha sob a torta da forma desejada. Decore com fatias de limão ou raspas de um limão. Sirva gelada.

Variação: Se não quiserem usar o suspiro, vocês podem cobrir com chantilly. Fica um pouco mais docinho...e tão gostoso quanto.


3 comentários :

  1. Eu também sinto falta de cozinhar! Como eu faço doutorado em Curitiba (quem tem essa brilhante idéia depois dos 40?!) as vezes passo até 15 dias lá.
    É um verdadeiro martírio!

    Sua torta ficou lindona, perfeita mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Ju! Na verdade eu tenho que te dar os parabéns! Eu estou com 27 e sem muito ânimo para fazer uma pós...imagine com 40. Você é um exemplo, isso sim!
    E Curitiba é tudo de bom, né? A vantagem é que dá para comer bem e sem gastar muito, diferente de Brasília, que tudo está os olhos da cara...
    Pois é, a torta ficou muito boa também...estou até comendo um pedacinho agora...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. agora é minha vez de pedir uma dica. sabe essas tortas de docerias? aqui em recife tem muitas. afinal aqui é a terra do açúcar. mas voltando à dica: como faz pra ficar o merengue durinho mt tempo. sempre vai desminlinguindo, virando água. já me falaram em colocar gelatina, emulsificante. e tal. e vc qual a sua dica?
    antonio euclides - recife

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...